27ª Pesquisa Anual Global de CEOs

Destaques da Indústria de Consumo no Brasil

Embora os CEOs estejam mais otimistas em relação ao crescimento econômico global do que no ano passado, uma parcela crescente no Brasil e no mundo tem dúvidas de que suas organizações sobreviverão por mais de dez anos se mantiverem o rumo atual. No setor de consumo nacional, essa é uma preocupação para 30% dos CEOs – um percentual pouco acima dos 29% registrados no ano passado, mas menor do que a média deste ano para todas as indústrias no país (41%).

A expectativa de desaceleração do crescimento econômico global diminuiu, enquanto a previsão de aceleração aumentou em 2024 (33% no segmento de consumo no Brasil, em comparação com 13% no ano passado – um resultado semelhante à média brasileira: 36% ante 17%). Além disso, os CEOs de modo geral confiam mais nas perspectivas de seus próprios países do que nas da economia global.

Há, porém, reservas nesse otimismo: tanto no segmento de consumo quanto no Brasil, o percentual dos que apostam na desaceleração econômica global no próximo ano supera a fatia dos que preveem a aceleração.

Considerando o horizonte de 12 meses, a confiança dos líderes executivos no crescimento das receitas de suas empresas no setor de consumo caiu acentuadamente desde o ano anterior: de 58% para 40%. No cenário de três anos, as expectativas também diminuíram muito em relação ao ano passado (de 74% para 47%).

Os CEOs esperam enfrentar mais pressão nos próximos três anos por mudanças no modelo de negócios: 63% dos líderes executivos do setor de consumo no Brasil preveem que alterações associadas à tecnologia terão maior impacto na forma como criam, entregam e capturam valor.

A adoção da IA generativa no setor no Brasil (23%) está abaixo da média nacional de todos os setores (32%). A adaptação da estratégia tecnológica para lidar com a inovação que ela representa é ainda menor (17%).

Baixe o arquivo e conheça mais resultados da 27ª Global CEO Survey sobre o setor de Consumo.

30% dos CEOs do setor de Consumo no Brasil têm dúvidas de que suas organizações sobreviverão por mais de dez anos se mantiverem o rumo atual.

Contatos

Luciana Medeiros

Luciana Medeiros

Sócia e líder de Varejo e Consumo, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Helena Rocha

Helena Rocha

Sócia, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Giancarlos Chiapinotto

Giancarlos Chiapinotto

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais