27ª Pesquisa Anual Global de CEOs

Destaques do segmento de tecnologia, mídia e telecomunicações no Brasil

Embora os CEOs estejam mais otimistas em relação ao crescimento econômico global do que no ano passado, uma parcela crescente no Brasil e no mundo tem dúvidas de que suas organizações sobreviverão por mais de dez anos se mantiverem o rumo atual. No setor de tecnologia, mídia e telecomunicações nacional, essa é uma preocupação para 44% dos CEOs – um percentual acima dos 32% registrados no ano passado, mas menor do que a média deste ano para todas as indústrias no país (41%).

A expectativa de desaceleração do crescimento econômico global diminuiu, enquanto a parcela dos que preveem uma aceleração cresceu em 2024 (35% dos CEOs no setor de tecnologia, mídia e telecomunicações no Brasil, em comparação com 24% no ano passado – um aumento ainda maior do que o registrado na média brasileira: 36% ante 17%). Além disso, os CEOs de modo geral (no Brasil, no setor de tecnologia, mídia e telecomunicações e na média mundial) confiam mais nas perspectivas de seus próprios países do que nas da economia global.

Há reservas nesse otimismo, no entanto: nos três recortes (tecnologia, mídia e telecomunicações, Brasil e mundo), o percentual dos que apostam na desaceleração econômica global no próximo ano supera a fatia dos que preveem a aceleração. 

Os CEOs do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações no Brasil também estão mais confiantes do que no ano passado nas perspectivas de crescimento de receita de suas próprias empresas no horizonte de 12 meses (67% ante 62% em 2023). Considerando o cenário de três anos, no entanto, a confiança dos líderes do setor diminuiu (de 73%, em 2023, para 65% este ano).

Os CEOs esperam enfrentar mais pressão nos próximos três anos por mudanças no modelo de negócios. Em comparação com os últimos cinco anos, os CEOs do setor no país preveem que alterações associadas à tecnologia e às preferências dos consumidores, entre outras, terão impacto muito maior na forma como criam, entregam e capturam valor. Em um movimento inverso à média nacional de todas as indústrias, os líderes do setor no Brasil acreditam que o impacto causado pela regulação governamental e as mudanças demográficas será menor. 

A adoção da IA generativa no setor de tecnologia, mídia e telecomunicações (51%) e a adaptação da estratégia tecnológica (53%) para lidar com a inovação que ela representa está acima da média geral das empresas brasileiras. O mesmo acontece com as expectativas dos CEOs do setor em relação à IA generativa nos próximos 12 meses e três anos.

Baixe o arquivo e conheça mais resultados da 27ª Global CEO Survey sobre o setor de tecnologia, mídia e telecomunicações.

44% dos CEOs do segmento de tecnologia, mídia e telecomunicações no Brasil têm dúvidas de que suas organizações sobreviverão por mais de dez anos se mantiverem o rumo atual

Contatos

Ricardo  Queiroz

Ricardo Queiroz

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais