Os resultados da 28ª Global CEO Survey da PwC revelam que muitos CEOs estão avançando rapidamente para transformar as forças que redefinem o cenário de negócios atual em alavancas de crescimento e criação de valor.
Eles investem em inteligência artificial generativa, atuam para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças trazidas pelas mudanças climáticas e reinventam suas operações e modelos de negócios para gerar valor, inovação e sustentabilidade. Além disso, os CEOs que adotam estratégias com impacto climático positivo estão obtendo um melhor retorno sobre seus investimentos. No entanto, muitos ainda avançam lentamente, influenciados por abordagens de liderança e processos que dificultam a agilidade.
Para esse grupo, há apenas duas opções: acelerar a reinvenção ou apostar que as mudanças trazidas pela IA e pela economia de baixo carbono não afetarão a lucratividades e o crescimento dos seus negócios.
No segmento de produção industrial no Brasil, nossa pesquisa mostra que a adoção de práticas inovadoras e colaborativas, aliada à reinvenção contínua, será crucial para garantir a viabilidade econômica e a competitividade diante das mudanças nas cadeias globais. Os CEOs devem assumir um papel proativo e de visão estratégica para liderar essas transformações de maneira eficaz e sustentável.