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Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2025–2029 da PwC

Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2025–2029 da PwC
  • Dezembro 12, 2025

Com a indústria de Entretenimento e Mídia (E&M) alcançando US$ 3,5 trilhões em receitas até 2029, novas tecnologias e modelos de geração de valor estão redesenhando o futuro.

Há mais de 25 anos, acompanhamos de perto o crescimento e a evolução desse setor altamente dinâmico. De acordo com o Panorama Global de Entretenimento e Mídia 2025-2029 da PwC, a receita do setor cresceu 6,7% no Brasil em 2024, passando de US$ 48,4 bilhões em receitas no ano anterior para US$ 51,7 bilhões.

Esse resultado superou a média de crescimento global de 5,5%, representando um incremento de US$ 152 bilhões em apenas um ano. Nos próximos cinco anos, a previsão é que a receita total do setor cresça a uma taxa média anual de 4,4% no Brasil, chegando a US$ 64 bilhões em 2029, e de 3,7% no mundo, alcançando US$ 3,5 trilhões.

O ritmo de crescimento médio anual nos próximos cinco anos é inferior àquele observado em 2024, mas o setor continuará a se expandir de forma constante em meio a mudanças tecnológicas profundas e ao engajamento mais intenso dos usuários. Com isso, o crescimento do setor deve superar o da economia como um todo, e US$ 12 bilhões em novas receitas serão adicionados até 2029 no mercado brasileiro (US$ 577 bilhões globalmente).

Expansão constante em meio a um crescimento moderado

As receitas totais de E&M devem crescer a uma taxa composta anual de 4,4% no Brasil até 2029, em comparação com uma taxa média global de 3,7%

Fonte: Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2025–2029 da PwC, Omdia.

As principais tendências que estão transformando a economia global movimentam um valor imenso em todos os setores e áreas da atividade humana. A indústria de E&M há muito tempo está na vanguarda dessas tendências e no ponto de convergência entre diferentes indústrias. Alguns temas-chave se destacam nas previsões e na nossa análise deste ano:

  • Mudanças regulatórias e tarifas representam um grande obstáculo ao crescimento.
  • Convencer os consumidores a destinar uma parcela maior de sua renda disponível para produtos e serviços de E&M continua sendo um desafio importante.
  • A publicidade está se consolidando como principal fonte direta de receita e motor de crescimento global da indústria mais rapidamente no mundo do que no Brasil.
  • As formas muito distintas como diferentes gerações consomem produtos e serviços de E&M estão criando cadeias de valor e novos líderes de mercado, especialmente no setor de games.
  • A inteligência artificial (IA) deve exercer uma influência crescente em diversos segmentos ao longo do período projetado, especialmente na publicidade, atuando como um amplificador da criatividade e inovação.

A taxa anual de expansão da receita deverá diminuir ao longo de todo o período de previsão, principalmente devido a restrições nos gastos dos consumidores, influenciadas pela incerteza econômica e desaceleração do crescimento. Essa limitação está relacionada a fatores macroeconômicos e pressões inflacionárias, mas também ao redirecionamento de uma parcela maior do orçamento das famílias para garantir o acesso a produtos e serviços digitais.

Nesse contexto, a conectividade – entendida como a receita de serviços de internet fixa e móvel – mantém-se como o maior dos três principais setores da indústria. Impulsionadas principalmente pelo segmento de serviços móveis, as receitas de conectividade ultrapassarão US$ 33 bilhões no Brasil em 2029, em comparação com US$ 1,3 trilhão no mundo.

Essa transformação no comportamento do consumidor também impacta a dinâmica entre os demais segmentos. Globalmente, a receita de publicidade superou a proveniente dos gastos dos consumidores em 2024. No Brasil, essa virada ocorreu três anos antes.

Espera-se que a diferença entre as duas categorias continue a aumentar, com os gastos em publicidade crescendo cerca de três vezes mais rápido no mundo e duas vezes mais rápido no Brasil até 2029. A publicidade digital, em especial, mantém um ritmo de crescimento impressionante.

Ainda assim, a conectividade deve permanecer muito à frente no Brasil: suas receitas continuarão cerca de 80% superiores às da publicidade, enquanto no cenário global a diferença projetada é de apenas 6%.

Gastos com publicidade superam os gastos dos consumidores

Entre os três subsetores de E&M, os gastos dos consumidores devem permanecer relativamente estáveis

Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2025–2029

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Ricardo  Queiroz

Ricardo Queiroz

Sócio e líder do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações, PwC Brasil

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