Há mais de 25 anos, acompanhamos de perto o crescimento e a evolução desse setor altamente dinâmico. De acordo com o Panorama Global de Entretenimento e Mídia 2025-2029 da PwC, a receita do setor cresceu 6,7% no Brasil em 2024, passando de US$ 48,4 bilhões em receitas no ano anterior para US$ 51,7 bilhões.
Esse resultado superou a média de crescimento global de 5,5%, representando um incremento de US$ 152 bilhões em apenas um ano. Nos próximos cinco anos, a previsão é que a receita total do setor cresça a uma taxa média anual de 4,4% no Brasil, chegando a US$ 64 bilhões em 2029, e de 3,7% no mundo, alcançando US$ 3,5 trilhões.
O ritmo de crescimento médio anual nos próximos cinco anos é inferior àquele observado em 2024, mas o setor continuará a se expandir de forma constante em meio a mudanças tecnológicas profundas e ao engajamento mais intenso dos usuários. Com isso, o crescimento do setor deve superar o da economia como um todo, e US$ 12 bilhões em novas receitas serão adicionados até 2029 no mercado brasileiro (US$ 577 bilhões globalmente).
As receitas totais de E&M devem crescer a uma taxa composta anual de 4,4% no Brasil até 2029, em comparação com uma taxa média global de 3,7%
Fonte: Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2025–2029 da PwC, Omdia.
As principais tendências que estão transformando a economia global movimentam um valor imenso em todos os setores e áreas da atividade humana. A indústria de E&M há muito tempo está na vanguarda dessas tendências e no ponto de convergência entre diferentes indústrias. Alguns temas-chave se destacam nas previsões e na nossa análise deste ano:
A taxa anual de expansão da receita deverá diminuir ao longo de todo o período de previsão, principalmente devido a restrições nos gastos dos consumidores, influenciadas pela incerteza econômica e desaceleração do crescimento. Essa limitação está relacionada a fatores macroeconômicos e pressões inflacionárias, mas também ao redirecionamento de uma parcela maior do orçamento das famílias para garantir o acesso a produtos e serviços digitais.
Nesse contexto, a conectividade – entendida como a receita de serviços de internet fixa e móvel – mantém-se como o maior dos três principais setores da indústria. Impulsionadas principalmente pelo segmento de serviços móveis, as receitas de conectividade ultrapassarão US$ 33 bilhões no Brasil em 2029, em comparação com US$ 1,3 trilhão no mundo.
Essa transformação no comportamento do consumidor também impacta a dinâmica entre os demais segmentos. Globalmente, a receita de publicidade superou a proveniente dos gastos dos consumidores em 2024. No Brasil, essa virada ocorreu três anos antes.
Espera-se que a diferença entre as duas categorias continue a aumentar, com os gastos em publicidade crescendo cerca de três vezes mais rápido no mundo e duas vezes mais rápido no Brasil até 2029. A publicidade digital, em especial, mantém um ritmo de crescimento impressionante.
Ainda assim, a conectividade deve permanecer muito à frente no Brasil: suas receitas continuarão cerca de 80% superiores às da publicidade, enquanto no cenário global a diferença projetada é de apenas 6%.
Entre os três subsetores de E&M, os gastos dos consumidores devem permanecer relativamente estáveis