Instituições de Pagamento: Inovação & Inclusão Financeira

Instituições de Pagamento: Inovação & Inclusão Financeira
  • Junho 20, 2024

O setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil está em franca expansão, promovendo a inclusão financeira de varejistas e consumidores e impulsionando o consumo e a produção econômica.

Em 2023, o setor de cartões movimentou mais de R$ 3,5 trilhões, o que corresponde a mais da metade das despesas anuais de consumo das famílias brasileiras. Além dos cartões, o Pix, lançado em 2020 pelo Banco Central, atingiu a marca de R$ 17 trilhões em volume total de pagamentos em 2023, com uma média de mais de 3 bilhões de transações mensais.

Para analisar o desempenho das instituições que contribuem para esses números, a PwC e a Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (ABIPAG) conduziram uma pesquisa sobre as atividades das associadas da ABIPAG nos últimos três anos (2021-2023). São instituições que atendem a mais de 4,5 milhões de empreendedores e representam cerca de 10% das empresas ativas e trabalhadores autônomos do Brasil.

O estudo fornece uma visão do panorama atual e das perspectivas do setor de pagamentos, com dados e análises para entender as dinâmicas e oportunidades desse mercado.

Crescimento do mercado de cartões e Pix

No mercado de cartões, o Volume Total de Pagamentos (TPV, na sigla em inglês) processado pelas associadas da ABIPAG cresceu mais de 40%, alcançando R$ 560 bilhões em 2023. No Pix, o crescimento do TPV das associadas foi mais que o triplo do crescimento do próprio arranjo, com uma predominância do Pix em terminais POS (maquininhas), o que ressalta sua importância para o varejo brasileiro.

Expansão da carteira de crédito

As associadas da ABIPAG também mostraram um crescimento significativo no mercado de crédito, com uma expansão de cerca de 70% na carteira de crédito, focada principalmente na oferta de capital de giro com garantia em recebíveis de cartão. Isso demonstra a relevância desses ativos para os varejistas e o sucesso das regulamentações do Banco Central.

Inovação e tecnologia

As associadas investiram significativamente em novas tecnologias para complementar suas ofertas de pagamento e crédito. Isso inclui gateways de pagamento (55%), serviços de rede em arranjos de pagamento (30%) e softwares de diferenciação de preços (10%). Também houve um crescimento de 15 pontos percentuais na prestação de serviços associados a ativos virtuais e tokens nos últimos três anos.

Perfis dos clientes

Pessoa jurídica

As associadas da ABIPAG atendem a cerca de 1,9 milhão de clientes pessoa jurídica, o que representa 9% das empresas ativas no Brasil. Entre esses clientes, 63% são micro e pequenas empresas, que são essenciais para o segmento de varejo e respondem por aproximadamente 30% do PIB nacional. A maioria dos clientes está concentrada nas regiões Sudeste (43%) e Nordeste (28%).

Pessoa física

As soluções das associadas da ABIPAG também beneficiam mais de 16,6 milhões de clientes pessoa física, o que corresponde a cerca de 10% da população brasileira com 15 anos ou mais. Entre esses clientes, 17% são trabalhadores autônomos, um segmento que cresceu significativamente após a pandemia de covid-19. A distribuição regional segue padrão similar ao dos clientes pessoa jurídica, com uma concentração nas regiões Sudeste (40%) e Nordeste (34%).

Desafios

O desafio para as instituições financeiras de pagamento será continuar crescendo de forma sustentável, mantendo a segurança, a inovação constante e promovendo a inclusão financeira. Com uma regulação eficaz, o setor está preparado para acompanhar as novas tendências e definir novos padrões de excelência.

Instituições de Pagamento: Inovação & Inclusão Financeira

Baixe o relatório completo

Contatos

Willer Marcondes

Willer Marcondes

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais