Oferecemos serviços de elaboração ou revisão de arquivos. Nossos procedimentos seguem as metodologias estabelecidas pela Portaria CAT 26/10 e incluem:
Metodologia simplificada (Portaria CAT 207/09): cálculo do ICMS acumulado pelo Índice de Valor Agregado (IVA) do segmento do cliente, com a entrega do arquivo no formato .txt (mensalmente ou em períodos completos). Inclui preenchimento do arquivo DGCA para entrega à Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz).
Metodologia de custeio (Portaria CAT 83/09): cálculo do ICMS acumulado conforme a composição do custo do produto, com a entrega dos arquivos em formato .txt (mensalmente ou períodos completos) para entrega à Sefaz.
Com nossas ferramentas de análise de dados, é possível acompanhar o saldo credor da empresa e as operações que geram crédito acumulado.
Nossa abordagem envolve um compliance minucioso do arquivo. Por meio de cruzamentos e validações prévias, alinhados a verificações do fisco, identificamos e corrigimos discrepâncias antes do upload do arquivo na ferramenta. Essa estratégia agiliza o processo de envio e recuperação de créditos, garantindo eficiência e conformidade.
A validação da documentação entregue previamente para a elaboração dos arquivos a serem enviados à Sefaz permite identificar lacunas decorrentes de escrituração incorreta de informações.
O procedimento também identifica as inconsistências de sistema que podem acarretar discrepância de informações de estoque e processo produtivo.
Com isso, nossos clientes podem efetuar melhorias em seus sistemas para mitigar os riscos de eventuais fiscalizações.
Ajudamos a transformar seu crédito acumulado homologado em ativos financeiros tangíveis. Seja por meio da recuperação de saldos credores, transferência para fornecedores (conforme legislação em vigor) ou intermediação de negociações com empresas que têm débitos de ICMS, oferecemos opções eficientes para monetizar seus créditos.
Garantimos precisão nas informações enviadas às autoridades fiscais. Além disso, simplificamos o processo de elaboração dos arquivos mensais exigidos, tornando a operação menos complexa e mais eficiente.
Com uma análise minuciosa de arquivos e o monitoramento contínuo das operações que geram crédito acumulado, apresentamos sugestões para reduzir esse acúmulo. Também identificamos possíveis regimes especiais aplicáveis para otimizar sua gestão fiscal.