Transformando a saúde com assistência médica virtual

Durante a primeira onda da pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde de um governo do Oriente Médio ficou preocupado com o fato de que as pessoas necessitadas de cuidados médicos estavam evitando hospitais e clínicas. Partiu então para encontrar uma maneira de usar ferramentas digitais para continuar a oferecer cuidados remotamente, tanto para diagnósticos iniciais como para tratamento em curso. 


A PwC trabalhou intensamente com o ministério durante algumas semanas em abril e maio de 2020 para verificar qual infraestrutura digital estava disponível e como a prestação de cuidados poderia ser realizada de forma virtual. A pedido do cliente, o projeto foi ampliado para incluir a criação de um business case quantificável e robusto de um sistema de atendimento virtual permanente. O objetivo era aproveitar as melhorias substanciais que já vinham sendo feitas na infraestrutura de saúde do país e expandir ainda mais o alcance dos serviços virtuais, por meio de um canal de prestação de serviços de saúde que pudesse ser usado de forma rotineira.

 


Nosso papel

A PwC foi encarregada de entregar um programa de trabalho que incluiu a definição de uma estratégia de saúde virtual para todo o país, com foco em iniciativas como clínicas virtuais, ferramentas de autocuidado, monitoramento remoto de pacientes e teleUTI, entre outras. Na primeira etapa, fizemos um benchmarking para entender as principais tendências globais, melhores práticas e lições aprendidas em outras jurisdições. Em um segundo momento, buscamos compreender o grau de preparação do sistema de saúde do país para fornecer acesso digital a médicos e pacientes. Para esse fim, realizamos uma avaliação detalhada da maturidade digital dos principais fornecedores em relação a um projeto digital predefinido, desenvolvido como parte do programa.

O cliente também queria desenvolver uma estratégia para impulsionar a inovação tecnológica na prestação de cuidados de saúde. Para isso, nossa equipe conduziu um estudo detalhado de como a inteligência artificial poderia ser usada para melhorar a assistência e acelerar o diagnóstico das principais doenças. O trabalho identificou mais de 90 casos de uso baseados em evidências, com benefícios quantificáveis claros que poderiam ser implementados em todo o sistema de saúde.

No entanto, por melhor que seja a inovação tecnológica, nada acontece se os profissionais de saúde não adotarem os canais de distribuição digital transformacionais. Era então importante entender a prontidão digital da força de trabalho. Com essa finalidade, foram elaborados programas de qualificação digital totalmente adaptados às necessidades de cada grupo de funcionários, para que eles pudessem trabalhar bem com as soluções digitais de saúde recentemente introduzidas.

Concluímos nosso trabalho buscando entender como engajar a população do país e incentivar as pessoas a usar as novas soluções digitais. O programa projetou campanhas de engajamento da população e ferramentas para conscientizar as pessoas de que elas podem cuidar da própria saúde usando as ferramentas digitais de maneira proativa.

 

Histórico do projeto

O impacto da pandemia de Covid-19 no sistema de saúde geral do país criou a necessidade de traçar uma estratégia de saúde digital. O cliente e a PwC Oriente Médio já atuavam juntos há vários anos na transformação de outros aspectos da saúde do país. O trabalho envolveu melhorias operacionais e de desempenho, assim como repensar a prestação dos serviços, uma vez que o país buscava modernizar hospitais e clínicas que operavam com tecnologia limitada, principalmente nas áreas rurais.

Nossa assessoria

A PwC trabalhou com funcionários do Ministério da Saúde em um cronograma muito apertado para provar a viabilidade da implementação de soluções de atendimento virtual, submetendo business cases totalmente quantificáveis e baseados em evidências ao governo, a fim de garantir apoio financeiro para a implantação em todo o país. O tempo era fundamental devido à preocupação de que as pessoas não pudessem ter acesso à ajuda médica de que necessitavam durante o lockdown. A PwC conseguiu concluir o primeiro lote de business cases oito semanas após o início do programa.

A equipe da PwC trabalhou remotamente com funcionários do Ministério da Saúde para reunir todos os componentes dos business cases e garantir as aprovações necessárias de todos os órgãos governamentais. Isso incluiu entidades responsáveis por áreas como regulamentação, inteligência artificial, cibersegurança, privacidade de dados, dados demográficos e telecomunicações.

Para desenvolver os business cases no campo ainda emergente da medicina virtual na velocidade necessária, aproveitamos a ampla gama de talentos da firma, desde especialistas em arquitetura digital a economistas especializados na área da saúde. Também trabalhamos com nossa rede global para acessar estudos de caso desenvolvidos por equipes da PwC em Cingapura, Austrália e Estados Unidos. Além disso, colaboramos com parceiros do setor privado no país para lançar programas-piloto, como uma clínica virtual que funcionou no auge da pandemia.

Depois que o ministério obteve a aprovação do governo, trabalhamos com suas equipes para montar a solicitação de proposta para adquirir as plataformas necessárias com especialistas em tecnologia e outros parceiros do setor privado.

Impacto e potencial

A plataforma de prestação de assistência médica virtual será implementada em todo o país ao longo de dez anos, mas com o objetivo de lançar iniciativas-chave no curto e médio prazo. Isso beneficiará enormemente tanto os pacientes quanto os médicos. Cientes de que o sucesso do programa depende da ampla adesão do público ao atendimento virtual, a PwC e o cliente trabalharam com pacientes e grupos representantes dos pacientes durante todo o projeto. 

Um dos primeiros impactos do trabalho é o lançamento iminente dos serviços de teleUTI no país. Esses serviços estão integrados a um sistema centralizado de gerenciamento de unidades de terapia intensiva (UTI), que permite a consultores e especialistas remotos de UTI acessar as leituras das máquinas usadas para salvar vidas em diferentes locais. Com isso, o país poderá aumentar sua capacidade de leitos de UTI sem ter que recrutar outros consultores especializados em cada hospital.

Para o nosso cliente, o essencial é conseguir fornecer assistência aos pacientes em qualquer lugar, a qualquer hora.

 

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