Estratégia de M&A e captura do valor da transação

Visão estratégica não basta para aproveitar as oportunidades. É preciso ter também agilidade e eficiência. Trabalhamos com sua empresa para integrar aspectos estratégicos e insights de execução ao longo de uma transação. Avaliamos o potencial impacto das mudanças no seu setor e ajudamos sua empresa a identificar, quantificar e concretizar todo o potencial valor do negócio, com velocidade, confiabilidade e cuidado no gerenciamento de todos os aspectos da mudança. Com nossa combinação de experiência inigualável em diferentes indústrias e nossa especialização em transações, sabemos o que procurar na empresa-alvo e como os problemas podem ser resolvidos. A base da abordagem é a experiência prática com aquilo que que funciona em cada setor.

Como podemos ajudar

Estudos setoriais e estratégias de entrada no mercado

Para cada grande decisão de investimento, sua empresa precisa de uma estratégia de negócios para garantir que os riscos do investimento sejam gerenciáveis e o que o negócio crie valor. Não importa se sua organização está investindo em uma nova empresa, indústria ou mercado, contemplando uma reestruturação estratégica de negócios, avaliando a vantagem comercial e os riscos de uma transação ou avaliando a criação de valor pós-deal, nossos profissionais de Estratégia de fusões e aquisições podem ajudá-lo a analisar e executar decisões de investimento complexas e estratégicas.

Apoiamos muitas empresas multinacionais no desenvolvimento de estratégias de entrada no mercado brasileiro e latino-americano, avaliando oportunidades, a situação da concorrência e as tendências regulatórias locais. Avaliamos competências e recursos internos, validando e priorizando as alternativa de entrada, que geralmente envolvem fusões, aquisições e parcerias, além de opções de desenvolvimento de operação greenfield. Nesse processo, ajudamos a selecionar o local a ser desenvolvido e a analisar as implicações financeiras das opções priorizadas.

O investimento brasileiro em outros países cresceu muito nos últimos anos. A entrada no mercado internacional requer um plano estratégico sólido, que começa com a escolha do país e do segmento de mercado a ser explorado. O alcance e os recursos da rede global da PwC são essenciais para orientar a avaliação de investimentos no exterior e o planejamento estratégico de negócios, com base na nossa experiência e lições aprendidas em outras transações.

Nossos serviços

Estudos de mercado

  • Identificamos os principais segmentos a serem explorados e entendemos a dinâmica do mercado.
  • Estimamos o tamanho e o crescimento do mercado.
  • Avaliamos a atratividade geral e a competitividade do mercado.
  • Entendemos os fatores de sucesso dos principais players.

Estratégias de entrada no mercado

  • Geramos insights para apoiar sua estratégia de entrada no mercado almejado.
  • Identificamos as melhores oportunidades entre as muitas opções de crescimento disponíveis: orgânica, fusões e aquisições, joint ventures ou outras parcerias.
  • Avaliamos os custos de entrada e desenvolvemos o plano de negócios.

View more

Due diligence comercial

Fornecemos suporte a due diligence comercial, ajudando a analisar a atratividade de investimentos em um setor-alvo, a competitividade da empresa-alvo, planos financeiros e de negócios, além de validar oportunidades de criação de valor. Em geral, fazemos o due diligence comercial em conjunto com o due diligence operacional, financeiro, tributário e jurídico, em uma abordagem integrada com outras equipes da PwC. Trabalhamos regularmente com nossas equipes financeiras e operacionais de due diligence para fornecer conclusões baseadas em visões bem fundamentadas e integradas em relação a todos os aspectos da transação.

View more

Integração de M&A

Entregar o valor de uma transação está longe de ser um mistério, mesmo no atual ambiente dinâmico de transações. Os negociadores mais experientes dizem saber o que fazer, mas o sucesso se torna cada vez mais difícil.

Uma abordagem estratégica e voltada para a integração garantirá que a transação gere todo o potencial de valor. Ao definir objetivos e metas claramente, concentrados de forma explícita na geração de valor, maximizamos o valor do negócio, ao mesmo tempo que reduzimos os riscos envolvidos nas atividades de captura de valor pós-transação.

Ajudamos os clientes a desenvolver e um plano robusto de negócios que identifique oportunidades e riscos de criação de valor, e apoiamos nossa análise em um modelo operacional realista para as empresas integradas.

Obtendo mais conhecimento operacional das empresas-alvo durante a due diligence, nossos cientes confirmam e expandem as oportunidades de criação de valor, minimizando os riscos da fase pós-transação. Também atuamos para ajudar os clientes a acelerar a transição e obter integrações rápidas que realizam plenamente as sinergias desejadas e que permitam retomar a normalidade dos negócios o mais rápido possível.

Obtendo o equilíbrio correto

O sucesso da transação continua relacionado à execução. Nossa experiência em trabalhar com transações de todas as formas e tamanhos nos mostra que há três aspectos fundamentais para manter um equilíbrio entre a integração e o core business.

Valor: é preciso maximizá-lo por meio de objetivos e metas claras focados explicitamente na entrega de valor.

Controle: um desafio claro e um processo “fit for purpose” testado e comprado para gerenciar riscos, prioridades e escopo.

Pessoas: é essencial gerenciar as pessoas de forma eficaz em um momento de incerteza.

Embora cada transação tenha seus próprios objetivos, asseguramos que você tenha clareza sobre o que deseja alcançar.

Como podemos ajudar

  • Detalhamos o valor a ser gerado, mantendo um forte controle sobre escopo e custos e apoiando as pessoas durante a mudança.
  • Criamos planos robustos de sinergia de receita e custos para capturar todo o potencial da transação.
  • Projetamos e implementamos modelos operacionais integrados (incluindo estrutura organizacional e leadership team) que geram rapidamente o valor esperado, definem um caminho para a mudança e promovem valor sustentável de longo prazo para pessoas, negócios, localidades, funções e tecnologias.
  • Estabelecemos um plano robusto para gerenciar com eficácia e eficiência o planejamento e a execução da integração.
  • Alinhamos a liderança em torno do valor a ser gerado pela transação.
  • Promovemos mudanças e integrações culturais que motivam, retêm e estimulam os empregados.

View more

Desinvestimentos e cisões (carve-outs)

A falha em avaliar os custos da separação operacional e preparar termos de transição claros pode colocar em risco o valor de um deal e deixar os compradores e vendedores expostos a custos imprevistos elevados. Temos experiência em carve-outs do ponto de vista do comprador e do vendedor – e podemos ajudar a preparar e implementar carve-outs robustos, executáveis e eficientes.

Seja para desinvestir parte de sua empresa ou para vendê-la por completo, um processo de carve-out oferece a oportunidade de questionar e otimizar o modelo operacional da entidade a ser desinvestida. Temos experiência em desinvestimentos que vão de empresas autônomas aos mais complexos carve-outs, em uma variedade de setores, assessorando tanto vendedores quanto compradores. Entendemos as perspectivas de ambos os lados e os impactos que elas exercem para maximizar sua capacidade de obter valor com a transação.

Nossos clientes perguntam:

  • Como desenvolvo um modelo operacional independente com base nas minhas necessidades?
  • Como preparo planos de separação robustos e executáveis para as áreas de operação e TI que protejam os negócios e garantam que a empresa separada esteja totalmente operacional no primeiro dia?
  • Como quantifico o impacto financeiro da separação (tanto para a parte que será separada quanto para a “empresa mãe”)?
  • Como maximizo a eficiência operacional do carve-out e entrego esse valor com a implementação?
  • Como defino acordos de transição flexíveis (Transition Services Agreements) para garantir que a empresa possa operar desde o primeiro dia após o fechamento do deal?

Como podemos ajudar

Suporte ao desinvestimento (ajuda na preparação para a venda)

Apoiamos vendedores na preparação de planos robustos de separação, capazes de resistir aos rigores da due diligence e maximizar os resultados da venda nas seguintes áreas:

  • Identificação de dependências inter-company e riscos de separação.
  • Definição de um modelo operacional independente otimizado para a entidade em carve-out.
  • Otimização das operações principais remanescentes da empresa vendedora.
  • Definição de um ambiente de TI eficiente para apoiar o plano de negócios da entidade em carve-out e a implementação do plano de separação.
  • Auxílio para definir os acordos de serviços de transição (TSAs) ideais e os acordos de longo prazo (LTAs) exigidos entre a entidade em carve-out e o vendedor.
  • Suporte durante todo o processo de venda (incluindo reuniões com potenciais compradores).

Carve-out – due diligence

Apoiando os potenciais compradores, revisamos os planos de separação da administração em diferentes áreas, como:

  • Robustez das premissas e estimativas de custos pontuais (em razão da separação) e recorrentes.
  • Capacidade dos sistemas e infraestrutura de TI para apoiar a entidade em carve-out.
  • Completude e flexibilidade das disposições de transição.
  • Robustez dos planos de separação, incluindo a prontidão do “Dia 1” e a capacitação para migrar do apoio à transição para a completa independência.

Carve-out – planejamento e implementação

Trabalhando em conjunto com a equipe de administração, desenvolvemos planos de separação detalhados que abrangem o período antes e depois do “Dia 1” (ponto de separação). Nossa experiência profunda em carve-out garante o gerenciamento dos riscos e das ações críticas do Dia 1, bem como as principais etapas para estabelecer os recursos independentes após o suporte dos TSAs. Tudo isso reduz as chances de interrupção dos negócios e permite que a alta gerência se concentre no “business as usual”.

Fornecemos uma abordagem de implementação estruturada que se adapta às necessidades do cliente, para permitir uma gestão eficaz da separação, incluindo:

  • Relatório detalhado de status.
  • Gestão de problemas e riscos.
  • Estrutura e disciplina do Escritório de Gerenciamento de Separação.

View more

Due diligence operacional

Ajudamos nossos clientes na compra e venda de empresas, combinando nossa ampla gama de conhecimento especializado das indústrias com a nossa experiência em transações. Nossa equipe trabalha com clientes corporativos e de private equity para avaliar possíveis sinergias de fusão, oportunidades de melhoria de desempenho ou riscos operacionais importantes, tanto no lado de compra quanto no de venda das transações de M&A.

Nossa abordagem é focada nas principais questões do negócio e apoia os clientes em todos os estágios do ciclo de deals.

Com agilidade, nossa equipe pode fornecer à sua empresa informações e perspectivas inestimáveis sobre os riscos e melhorias operacionais que podem ser feitos para reduzir custos e alavancar o valor, tanto nas operações essenciais ao negócio quanto em funções administrativas.

Ao falhar na avaliação do potencial de economia operacional e das melhorias de eficiência, sua empresa pode deixar de explorar um grande potencial de valor. Podemos ajudá-lo a identificar, quantificar e priorizar esse valor e trabalhar com sua empresa para desenvolver e executar planos para alcançá-lo.

Nossos clientes perguntam:

  • Como posso ter uma compreensão clara dos riscos da empresa-alvo em toda sua operação?
  • Como avalio e priorizo o potencial econômico resultante de melhorias operacionais e os traduzo em números concretos para incluir no plano de investimento e nas negociações de preço?
  • Se as iniciativas de redução de custos ou de melhoria de lucro já estiverem implementadas, como posso avaliar os planos de progresso, conclusão e contingência? Como saber se é possível obter ainda mais valor?
  • Como posso desenvolver e implementar um plano para gerar o máximo de valor?
  • Como posso priorizar oportunidades de criação de valor?

Como resolvemos isso

Trabalhamos em estreita colaboração com compradores corporativos e empresas de private equity para fornecer uma estimativa tangível do valor potencial da transação e aconselhar sua empresa sobre as principais dificuldades e oportunidades. Temos conhecimentos e experiência para questionar os planos de negócios da administração e entender o potencial de melhorias operacionais rápidas. No lado dos vendedores, nossa due diligence operacional ajuda os clientes a identificar possíveis surpresas e manter o ritmo, o controle e a iniciativa durante todo o processo de venda.

Sabemos o que procurar na empresa-alvo e como os problemas podem ser resolvidos. Não perderemos seu tempo com avaliações vagas e objetivos impraticáveis. Fornecemos uma visão objetiva e prática da oportunidade de valor em jogo e dos riscos envolvidos, e ajudamos sua empresa a aproveitá-la.

Como podemos ajudar

  • Entendemos as operações de uma empresa-alvo e seus riscos para compradores, além de consolidarmos o entendimento das operações da empresa a ser vendida para que os vendedores possam apresentá-lo aos possíveis interessados.
  • Identificamos as lacunas de performance e o potencial para melhorias rápidas, por exemplo, com base em redução de custos, reestruturação operacional e offshoring.
  • Fornecemos uma visão sobre os principais problemas e oportunidades da transação – mesmo que tenhamos acesso limitado às informações.
  • Avaliamos problemas com carve-out e custos associados.
  • Identificamos e questionamos as sinergias estimadas.

View more

Melhoria do desempenho pós-transação

Uma das fases mais importantes de uma transação é sua conclusão. É nesse momento que os benefícios e o valor da transação precisam ser realizados. Muitos negócios fracassam porque a economia e o alinhamento operacional não são perseguidos de forma suficientemente rápida e decisiva, ou são muito vagos ou irrealistas para serem concretizados. Trazemos uma abordagem prática, bem definida e rápida para desenvolver e executar planos de melhoria operacional para o novo negócio, sustentados por metas claramente quantificáveis.

Nossos clientes perguntam

  • Como posso aproveitar as oportunidades de valor identificadas na primeira fase da transação?
  • Como desenvolvo planos detalhados e executáveis para alcançar melhorias operacionais em áreas-chave, envolvendo otimização de compras e da cadeia de suprimentos, eficiência de despesas operacionais e administrativas e eficácia de vendas e dos canais?
  • Como posso implementar o plano de melhoria operacional?

Como resolvemos isso:

Nossa abordagem se desenvolve em torno da realização de mudanças reais e da realização de valor tangível. Assim que o acordo é assinado, realizamos uma avaliação completa das operações da entidade adquirida, reavaliando as oportunidades identificadas na avaliação pré-deal, e as transformamos em um plano executável detalhado de melhoria operacional. Assim, ajudamos a garantir que os planos sejam executados em prazos curtos para maximizar o valor e gerar impulso para novas melhorias no futuro.

Nossa abordagem está enraizada na experiência prática sobre o que funciona em setores específicos. Trabalhamos em estreita colaboração com as equipes gerenciais e operacionais para ajudar a garantir que as metas sejam realistas, sustentáveis e realizadas e, quando possível, superadas. Assim, a equipe gerencial tem a confiança de que a transação será aproveitada ao máximo e pode se manter focada na administração dos negócios.

Como podemos ajudar

  • Temos equipes com profissionais dedicados trabalhando no local para ajudar a gerenciar as mudanças causadas pela transação.
  • Abordamos as preocupações imediatas nos primeiros 100 dias da aquisição e produzimos planos de ação detalhados para gerar valor a partir do fechamento do acordo.
  • Realizamos avaliações pós-deal no período de 6 a 12 meses para confirmar se os objetivos estão sendo atingidos e, caso contrário, para saber como retomar o rumo pretendido.
  • Nosso conhecimento de Recursos Humanos nos permite dar conselhos práticos sobre gestão de pessoas. Ajudamos nossos clientes a entender a ampla variedade de programas voltados para empregados e a escolher os mais adequados para alcançar todas as possíveis sinergias.

View more

Contatos

Marcelo Gil

Marcelo Gil

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Hercules  Maimone

Hercules Maimone

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos