Serviços para transações

Se você planeja fazer uma aquisição, alienação ou aliança estratégica, podemos ajudá-lo a obter o máximo retorno de sua transação.

Nossa equipe especializada oferece uma combinação inigualável de insights para todos os tipos de transações em diversas áreas, como a financeira, comercial e operacional. Compartilhamos conhecimento com você ao longo de todo o processo de negociação.

Como a PwC pode ajudar

Due diligence do comprador

Qualquer organização que esteja avaliando fazer uma transação precisa verificar todas as premissas usadas. A due diligence financeira oferece tranquilidade aos compradores financeiros e estratégicos, uma vez que analisa e valida as principais premissas financeiras, comerciais, operacionais e estratégicas que adotadas. A experiência acumulada também é usada para fundamentar a visão de futuro e assegurar que não haja “pontos cegos”.

Os componentes do serviço incluem due diligence comercial, de mercado e sobre reconhecimento de receita, validação de ganhos com sinergia, receitas e resultados recorrentes, fluxos de caixa futuros, questões operacionais e estruturação da transação.

Desafios que você pode estar enfrentando

  • Fortalecer o core business da sua empresa, adquirindo produtos de concorrentes parecidos com os seus, inclusive em desempenho.
  • Desenvolver as atuais atividades da empresa, adquirindo produtos complementares.
  • Comprar uma empresa para ter acesso a produtos que ela fornece em novos mercados ou para aumentar sua base atual de clientes.
  • Adquirir novos produtos e serviços para expandir o portfólio atual da sua empresa – possivelmente para estabelecer uma proteção contra os movimentos nos mercados em que a empresa opera.
  • Diversificar seu risco de mercado adquirindo uma empresa que forneça produtos ou serviços similares em outro país.

Como podemos ajudar

  • Melhorar a compreensão do comprador sobre o negócio-alvo, o que aumenta a probabilidade de a transação atingir seus objetivos.
  • Ajudar a identificar e entender os fatores críticos de sucesso para melhorar a compreensão de todas as questões relevantes e fundamentar corretamente as decisões.
  • Destacar os pontos fortes e fracos do negócio-alvo.

View more

Due diligence do vendedor

Se sua empresa estiver à venda, mesmo que parcialmente, você precisará mostrar informações detalhadas sobre a situação financeira dela aos possíveis compradores. Ajudamos os vendedores com nossa visão independente do negócio, que abrange uma análise de seu desempenho e suas perspectivas.

Nossos especialistas em assessoria a vendedores trabalham em conjunto com a administração da empresa e seus principais consultores durante todo o processo, para garantir que as oportunidades e os problemas sejam adequadamente compreendidos para que ações de correção possam ser implementadas.

Desafios que você pode estar enfrentando

  • A estratégia da empresa envolve a alienação de parte do negócio, seja por meio de um carve-out de unidades de negócios ou da venda de entidades.
  • A empresa está em processo de reestruturação de suas atividades.
  • Você deseja direcionar foco para o core business ou remunerar os acionistas.
  • Você começou a sentir a pressão de bancos por causa da deterioração dos índices financeiros.

Como podemos ajudar

  • Oferecemos aos vendedores mais controle sobre o processo de venda, o que pode garantir um preço mais alto para a transação.
  • Os vendedores, por sua vez, podem dar aos compradores mais confiança na natureza das operações e nas características do fluxo de caixa. Isso ajuda a tomar decisões sobre preços ao longo do processo.
  • Reduzimos interrupções e transtornos no dia a dia da empresa, pois o processo de venda é mais controlado.
  • Ajudamos a conferir mais credibilidade aos números e informações fornecidas aos compradores. Com isso, o comprador não precisa ter acesso amplo a informações da empresa e pode fazer uma due diligence menos detalhada.
  • Ajudamos o vendedor a manter o ritmo e a iniciativa durante o processo de venda.
  • Identificamos com antecedência questões críticas que afetam o valor da transação, para que a empresa possa fazer as ações corretivas no momento que julgar mais adequado.
  • Apoiamos o plano de comunicação da transação, o que reduz interrupções no dia a dia da empresa e acelera a transferência do negócio para os acionistas.
  • Reduzimos o risco de incerteza para os financiadores dos compradores, o que pode justificar ofertas maiores por parte deles.

View more

Execução de transação

Ao realizar uma transação, é preciso levar em conta os fatores de valor e os riscos em todos os aspectos do negócio. Nossos especialistas em transações ajudam os clientes a lidar com uma ampla gama de fatores críticos de negócios.

E se você adotasse uma perspectiva diferente para sua transação? Explore as conclusões do nosso recente relatório: Como criar valor a partir da transação.

View more

Aquisições que aumentam o valor da empresa

Fusões e aquisições são um dos caminhos mais rápidos para o crescimento. Mas não são necessariamente o caminho mais adequado e, com frequência, as partes envolvidas não obtêm o valor planejado antes da execução do negócio. As transações são, por natureza, complexas e carregadas de riscos internos e externos. As avaliações podem ser complicadas, dependendo da clareza dos fluxos de caixa, da complexidade das práticas contábeis e da legislação tributária. E o processo de integração é normalmente difícil de executar. Como então ter certeza de que a sua transação vai gerar valor para os stakeholders?

Os negociadores devem considerar os fatores que geram valor e os riscos para todos os aspectos de seus negócios ao definir uma estratégia de fusões e aquisições e ao realizar a due diligence. Leve em conta a dinâmica do mercado e faça a due diligence em toda a empresa sobre apropriação de custos, reconhecimento de receita, sistemas, talentos e compliance para se posicionar melhor e agregar valor à transação. Entenda bem quais riscos são inerentes, quais são evitáveis e onde você pode negociar o valor. Você poderá tomar decisões melhores sobre as opções ideais de entrada no mercado, terá mais poder nas suas negociações, além de antecipar ou evitar riscos que podem acontecer após o fechamento da transação.

O resultado disso pode valer a pena: uma execução perfeita da transação, sinergias capturadas durante a integração e valor entregue aos stakeholders, além de objetivos estratégicos alcançados.

View more

Contatos

Leonardo  Dell'Oso

Leonardo Dell'Oso

Sócio e líder de Deals, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Humberto  Tognelli

Humberto Tognelli

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos