Transformação e crescimento do agronegócio brasileiro por meio da inovação aberta

Como a John Deere está acompanhando a revolução do setor com soluções sustentáveis e competitivas

Outubro 24, 2024

Por Débora Rodrigues*

Um desafio comum para diversas empresas é como manter a sua relevância em seus respectivos mercados. A resposta é simples: é necessário inovar! Não pense que a inovação só ocorre quando alguém cria algo totalmente fora da caixa. Basta ter uma nova perspectiva para mudar aquilo que sempre foi feito da mesma forma. Para ajudá-las nesse processo de transformação, que demanda explorar novas ideias e tecnologias, muitas empresas têm contado com parceiros externos de diferentes especialidades – e isso é o que chamamos de inovação aberta.

Essa abordagem permite que a empresa amplie horizontes e acesse diferentes perspectivas, conhecimentos e recursos, acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras para mantê-las na vanguarda da indústria. Hoje, temos visto a aplicação do conceito de inovação aberta em diversos segmentos. Mas um setor, em particular, tem chamado a atenção: o agronegócio, um dos principais pilares da economia brasileira.

Inovações de outras áreas têm agregado valor ao agronegócio, trazendo novas tecnologias, práticas e abordagens que podem ser aplicadas de forma criativa e adaptada às necessidades do setor. Da mesma forma, o agronegócio tem contribuído com insights valiosos e desafios específicos que podem inspirar inovações em outras atividades.

Exemplo de sucesso na John Deere

Na John Deere, por exemplo, a colaboração com startups, universidades e outros players do ecossistema de inovação tem proporcionado um ambiente propício para a cocriação e a descoberta de oportunidades disruptivas, permitindo que a empresa se mantenha competitiva e atenda às necessidades dos clientes, trazendo soluções inteligentes de maneira cada vez mais ágil.

Um caso de sucesso é a parceria da companhia com a startup Blue River, que deu origem ao See & Spray, uma solução que combina visão computadorizada, machine learning e um enorme banco de dados para calcular a quantidade exata de defensivos agrícolas que cada planta necessita individualmente, em tempo real. Isso ajuda a reduzir a aplicação de herbicidas, gerando ganhos ambientais e econômicos. A solução também atende à tendência crescente de sustentabilidade nas estratégias de negócios atuais.

Tendências de mercado

Podemos esperar avanços significativos na integração de sistemas de inteligência artificial (IA) com outras tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), blockchain e robótica, criando soluções mais eficientes. A personalização das soluções baseadas em IA devem ser aprimoradas, permitindo uma agricultura mais sustentável, produtiva e resiliente às mudanças climáticas. O uso de algoritmos de aprendizado de máquina e redes neurais também promete revolucionar a maneira como lidamos com grandes conjuntos de dados agrícolas, proporcionando insights valiosos e impulsionando a inovação no setor.

No entanto, para que essas novas soluções se tornem realidade, é fundamental que haja investimento em pesquisa e desenvolvimento, possibilitando a aplicação de descobertas e avanços científicos de outros setores no contexto do agronegócio e vice-versa. Uma questão que precisa ficar clara para as empresas agrícolas é que, no mundo atual, apenas iniciativas internas das empresas não se fazem mais suficientes.

As ações devem estar alinhadas às novidades do mercado e com as necessidades dos clientes, que cada vez mais buscam soluções personalizadas e em sintonia com seus objetivos. A inovação deve ser vista como uma oportunidade de compartilhar a geração de valor com o mercado e todo o ecossistema do agronegócio, levando ainda mais tecnologia e para todos os produtores.

*Débora Rodrigues é gerente de Geração de Valor e líder de Inovação Aberta da John Deere para a América Latina

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos