Julho 12, 2021
Por Marina Salles
Inovar de forma colaborativa — envolvendo diversos atores como empresas, startups, academia e os produtores rurais — não é tarefa simples e, para reconhecer esse esforço, o nosso hub de inovação AgTech Garage, com atuação em toda a América Latina e sediado em Piracicaba (SP), lança o AgTech Garage Awards.
Nesta, que é sua primeira edição, o prêmio irá para a empresa parceira do hub com o case de inovação aberta de maior impacto para o ecossistema do agronegócio. As inscrições terminam nesta segunda-feira e os três cases finalistas serão conhecidos em grande evento no dia 4 de agosto, o Warm Up sobre Biomimética e negócios de valor compartilhado.
(O Warm Up esquenta os motores para o AgTech Meeting, o maior encontro de inovação aberta no agro na América Latina, marcado para os dias 25, 26 e 27 de agosto).
A biomimética, explica José Tomé, CEO do AgTech Garage, é a ciência que estuda como emular os modelos da natureza, suas estruturas e funções, para criar novas aplicações em negócios. Foi inspirado nessa prática que o prêmio AgTech Garage Awards foi criado. Daí a premiação ter um coral como símbolo.
“Estudos mostram que os bancos de corais representam 1% da superfície marítima, mas acumulam 50% da vida nos oceanos. Isso só acontece porque os corais representam um ecossistema rico em diversidade e trocas de alimentos, conhecimento e energia. Com um equilíbrio fino entre cooperação e competição. Olhando para esse contexto, entendemos que tem tudo a ver com o ecossistema de inovação, onde se reúnem diferentes atores, para trocar e criar o novo”, diz Tomé.
O insight para fazer a ponte entre os corais e a inovação aberta partiu de uma pesquisa do designer Fred Gelli, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que já havia traçado um paralelo entre os ambientes marinhos e as metrópoles, que concentram 50% da população terrestre, embora correspondam por uma pequena parcela da superfície do planeta.
A cada edição, o troféu será um coral diferente, que trará à tona um design esculpido pela natureza, nossa artista plástica, com uma mãozinha da tecnologia de impressão 3D, para materializar o prêmio. “Imprimindo um coral diferente todo ano, vamos representar pouco a pouco um banco de corais, que representa um ecossistema perfeito e, sem dúvida, inspirador para a inovação aberta”, diz Tomé.
O comitê de pré-seleção dos cases é formado por membros independentes do hub e que representam os diferentes atores de um ecossistema de inovação, os empreendedores, investidores, academia, executivos de grandes empresas e do governo.
Nesta edição, o comitê é formado por nove integrantes: Mariana Caetano (KPTL), Kieran Gartlan (The Yield Lab), Frederico Logemann (SLC Agrícola), Luiz Tangari (ex-Strider), Vonnie Estes (PMA), Saulo Guerra (Agência de Inovação da Unesp), Fábio Mota (Raízen), Leonardo Sologuren (Comitê Estratégico Soja Brasil) e José Angelo (Mapa).
Já os critérios de escolha dos três finalistas serão baseados na forma como o projeto foi concebido, no nível de articulação que gerou no ecossistema, no desenho do modelo de negócios, no grau de novidade da inovação, na mudança cultural promovida dentro da organização candidata ao prêmio e, finalmente, nos impactos e resultados quantitativos e qualitativos gerados para o setor.
Para chegar no nome do grande vencedor, os finalistas farão um pitch ao vivo durante o AgTech Meeting, no dia 27 de agosto, e o melhor case será escolhido pelo voto popular.
Quer saber mais sobre a biomimética e a geração de valor compartilhado? E como esses temas estão relacionados com o processo de inovação? Garanta já sua vaga no Warm Up do Agtech Meeting. Nossos convidados especiais são Lourenço Bustani e Fred Gelli, ambos sócios fundadores da 1.2.3.5.8 Marketing de Valor compartilhado.
Lourenço Bustani também é co-fundador da consultoria global de inovação Mandalah, nomeada pela revista americana Fast Company como uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina em 2021, e foi reconhecido, também pela Fast Company, como uma das 100 pessoas mais criativas no mundo dos negócios.
Fred Gelli é co-fundador e CEO da Tátil Design, agência de consultoria estratégica que se utiliza do design e branding para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. Responsável pela criação das Marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, conquistou mais de 100 prêmios nacionais e internacionais ao longo da sua carreira. Gelli também é professor da PUC-RJ nas áreas de Ecoinovação e Biomimética.