Dezembro 10, 2021.
Por Marina Salles
A meta do AgTech Garage é crescer sete vezes nos próximos três anos e, pensando nisso, o hub lança hoje uma nova etapa do seu modelo de expansão. O Flagship AgTech Garage chega para levar a bandeira do maior hub de inovação em ag&food tech da América Latina para todos os cantos do mundo. O primeiro hub parceiro a estrear na iniciativa é o LifeHub da Bayer, multinacional alemã de saúde e nutrição, que integra a rede do AgTech Garage como Innovation Partner ao lado de outras gigantes do agronegócio: Bunge, Sicredi, Suzano, OCP e Ceva.
“O AgTech Garage vai muito além de um espaço onde as pessoas se encontram e onde são geradas conexões. O hub é um novo tipo de organização, com elementos de consultoria, agência, fundo de investimentos e escola. Nosso objetivo com o Flagship é criar uma grande rede descentralizada, mas genuinamente conectada, para emular a experiência tão rica do AgTech Garage nos hubs dos nossos parceiros”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage.
Henrique Provenzzano, do AgTech Garage
Para Henrique Provenzzano, Coordenador de Programas de Inovação Aberta do AgTech Garage, o modelo Flagship é uma forma de levar todo o conhecimento e expertise do AgTech Garage em gerir uma comunidade de inovação — fomentando o crescimento e amadurecimento do ecossistema local, criando densidade, novas experiências de aprendizados e integrando todo o valor compartilhado de forma genuína e colaborativa — para os hubs dos parceiros.
“Em um cenário de escala global, este modelo alimenta a diversidade dos conteúdos de qualidade, cria novas oportunidades para startups e empresas se relacionarem e facilita a disseminação de boas práticas de inovação aberta além das fronteiras de cada país”, diz.
Segundo Fernanda Vieira, Especialista em Inovação da Bayer, a proposta do Flagship vem contribuir com a aceleração do propósito do LifeHub São Paulo, de conectar o ecossistema de inovação à potência que é a Bayer, para atingir a visão da companhia de “Saúde para todos, fome para ninguém”.
“O LifeHub é um espaço de troca, aprendizado e fomento da cultura de intraempreendedorismo. Uma plataforma que visa promover conexões, desenvolvendo habilidades digitais, tecnologias e modelos de negócio. Acreditamos que o Flagship terá papel fundamental para nos apoiar no aprendizado contínuo e experiencial, fortalecendo a cultura que queremos trabalhar cada vez mais: inovadora, colaborativa, em que talentos diversos protagonizam seu desenvolvimento e solucionam problemas reais”, diz Fernanda.
O modelo de expansão Flagship AgTech Garage entrega para os parceiros a experiência completa de integração com um hub de inovação de excelência, em que os diversos atores do ecossistema são estimulados a vivenciar a colaboratividade, trocar experiências com empreendedores inovadores, desenvolver projetos e negócios e participar de eventos virtuais, presenciais e dinâmicas para o aprendizado contínuo.
Para isso, o AgTech Garage irá capacitar e acompanhar o gestor de comunidade da empresa parceira alocado no hub FLAG, fornecendo todo o ferramental necessário para orquestrar as experiências locais e impulsionar a criação de um ambiente com diversidade criativa. O objetivo é promover uma rede conectada de hubs com o AgTech Garage e, assim, permitir ao hub parceiro fazer conexões com empreendedores do Brasil e do mundo.
Do lado das empresas, o Flagship abre a oportunidade para que seus colaboradores recebam novos estímulos, desenvolvam negócios com os empreendedores que estão criando soluções na fronteira da inovação no agronegócio e ponham em prática o intraempreendedorismo.
Como já acontece no AgTech Garage, o hub FLAG será palco também da realização e transmissão de uma agenda semanal de conteúdos pautada nos eixos Campo, Tecnologia e Gestão. Essa agenda, gerida pela área de Learning Experience do AgTech Garage, preconiza o conceito de LifeLong Learning (aprendizado contínuo ao longo da vida) e coloca os “learners”, ou seja, quem tem algo para aprender ou ensinar, como protagonistas da escola do futuro aqui e agora.
Conforme o educador americano Edgar Dale, que criou o Cone da Aprendizagem, o ser humano retém melhor informações quando diz e faz algo (90%) em vez de apenas ler (retenção de 10%), ouvir (20%) ou ver (30%). Quando ouve e vê, esse percentual chega a 50%. Quando fala, sobe para 70%. Mas nada é tão eficaz quanto se colocar no lugar de quem ensina ativamente (diz e faz), organizando o conhecimento para passar adiante.
Dalana de Matos, Head de L&E
“O FLAG vem para potencializar o hub dos parceiros, proporcionando experiências de aprendizados únicas, com mentes brilhantes do empreendedorismo, do cenário de investimentos, dos novos modelos de gestão e do campo. Usando ferramentas próprias, geramos a densidade, diversidade e a vibe fundamentais para a inovação acontecer”, afirma Dalana de Matos, Head de L&E do AgTech Garage.
Além de promover a cultura da inovação e do aprendizado contínuo dentro dos hubs dos parceiros para seus colaboradores, o FLAG tem potencial ainda de catalisar ações de Inovação Aberta e imersões diferenciadas para os clientes dos parceiros, entre outros stakeholders.
No caso da Bayer, inicialmente o FLAG será direcionado aos seus colaboradores e às startups residentes do LifeHub, mas a visão de futuro é que a iniciativa se estenda para clientes, parceiros e outras instituições do ecossistema de inovação ligadas à companhia.
Todos os seis Innovation Partners do AgTech (Bayer, Bunge, Sicredi, Suzano, OCP e Ceva), que lideram a prática da inovação aberta no agronegócio, apoiam o novo modelo de expansão do hub e veem potencial de escala para fortalecer o ecossistema de inovação em ag&food tech a nível global, em que o AgTech Garage já é referência. Além deles, os Ecosystem Partners do hub, que hoje somam mais de 50, também poderão aderir à iniciativa.
Álvaro Gómez Rodríguez, Gerente de Inovação Aberta da Suzano, destaca que a prática da inovação aberta no setor do agronegócio no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos, incluindo os hubs de inovação, startups, além de programas com foco no apoio e aceleração de soluções de tecnologia. “Nesse cenário, o Flagship Agtech Garage vem ao encontro da expansão do ecossistema e, para nós, da Suzano, traz uma oportunidade de ampliar rapidamente a interconexão com diferentes hubs e regiões do mundo, de modo a expor desafios locais para o ecossistema internacional ao mesmo tempo em que nos aproximamos dos polos de inovação e tecnologia globais”, diz.
Na visão de Luis Henrique Veit, Superintendente de Agronegócios do Sicredi, o movimento favorece ainda mais o ambiente para novos negócios e conexões num contexto cada vez mais denso e diverso. “É super importante que os hubs criem laços entre as comunidades e alavanquem as oportunidades de colaborar entre si, fortalecendo a execução da inovação aberta no setor do agronegócio. O Sicredi, como uma instituição financeira cooperativa, que tem como propósito construir juntos uma sociedade mais próspera, vê na iniciativa do FLAG uma oportunidade de ampliar interna e externamente o impacto da sua parceria estratégica com o AgTech Garage, fortalecendo ainda mais o ecossistema de inovação”, afirma.
O olhar dos parceiros dialoga muito entre si, o que se confirma na fala de Braian Souto, Gerente de Projetos Estratégicos da Bunge. “Vemos com muito entusiasmo a proposta do FLAG, pois a iniciativa se soma a outras ações de integração e fortalecimento do ecossistema, que ampliam as possibilidades de interação entre os parceiros do Agtech Garage”, completa.
Na Bayer, onde o primeiro Flagship está prestes a começar, o sentimento de empolgação também se faz presente. “Aprender, testar e escalar são nossos princípios, e acreditamos que o aprendizado ao longo da vida é o grande motor para uma grande transformação cultural”, diz Fernanda Vieira, Especialista em Inovação da Bayer.
Para José Tomé, CEO do AgTech Garage, os ativos e o know-how do AgTech Garage totalmente aplicados ao hub FLAG podem gerar resultados impensáveis para transformar a cultura dos colaboradores do setor de agronegócios, promover transformações locais relevantes na cadeia e projetar os parceiros do hub para o futuro.