Argentina ZoomAgri recebe aporte de US$ 3 milhões e planeja entrada no Brasil

Agtech busca fortalecer atuação na América do Sul e lançar solução que determina a qualidade física de grãos e oleaginosas em tempo real

Setembro 13, 2021

Por Marina Salles

A ZoomAgri, que determina a qualidade de grãos usando inteligência artificial, anunciou um aporte de US$ 3,3 milhões em rodada Pré-Série A, cujo valor total será de US$ 4,75 milhões. Entre os investidores participantes estão Venture Capitals da América Latina e Austrália, como SP Ventures, Artesian, GrainInnovate e Glocal.

Fundada em 2017 na Argentina, a startup tem um escritório na Europa (Espanha), outro na Oceania (Austrália) e planeja abrir uma operação no Brasil. Ao todo, seus clientes estão em 18 países e seu banco de dados tem mais de 100 milhões de imagens exclusivas de grãos e oleaginosas.

“Já provamos, como empresa, que podemos desenvolver uma tecnologia que realmente agrega valor aos nossos clientes. Agora, vamos acelerar nosso crescimento, lançando soluções e expandindo geograficamente”, afirma Fernando Martinez de Hoz, co-fundador da ZoomAgri, em nota.

Tecnologia da startup

Por meio de uma plataforma digital e de um hardware, a ZoomAgri determina a qualidade física e pureza varietal de diferentes commodities agrícolas, como a soja, tanto na fase de pré-semeadura como no pós-colheita. 

O primeiro produto da startup, lançado comercialmente em 2018, já determinava em tempo real a pureza de variedades de cevada e continua disponível no mercado para a indústria cervejeira. Hoje, o ZoomBarley atende clientes como a AB InBev, InVivo e Estrella Damm e faz parte de um portfólio que tem também o ZoomAgriSpex, destinado ao mercado de grãos e oleaginosas, como o trigo e a soja.

"Validamos uma forte necessidade da indústria de fornecer uma determinação de qualidade mais precisa, transparente e rastreável em toda a cadeia de suprimentos. Começamos o ZoomAgriSpex com cevada para malte, o que fazia sentido devido à nossa base de clientes instalada, mas a ferramenta também opera para grãos de soja e outras commodities, como trigo e milho", explica o CTO e co-fundador da ZoomAgri, Matias Micheloud.

O objetivo da solução é medir a qualidade dessas matérias-primas de forma correta e permitir aos participantes da cadeia produtiva serem mais eficientes em seus processos.

Outro papel da empresa é promover a sustentabilidade e o comércio mais justo, uma vez que suas soluções trazem transparência na relação entre grandes players e pequenos agricultores. 

Modelo de negócios

Em relação ao seu modelo de negócios, a empresa migrou da venda de dispositivos para um formato Vision-as-a-Service (VaaS). Neste caso, os clientes recebem o hardware com custo inicial zero e pagam apenas pela análise que realizam. A contratação pode ir desde uma avaliação individual até um plano ilimitado, com o pagamento de uma taxa mensal.

A equipe da ZoomAgri tem atualmente 55 funcionários e atende desde companhias de sementes, agricultores, exportadores, manipuladores e processadores de grãos até empresas de agrimensura e laboratórios.

Olhar dos investidores

Bem posicionada globalmente, a ZoomAgri tem, na visão dos seus investidores, um campo fértil e amplo para se desenvolver. 

Para Ariadne Caballero, sócia da SP Ventures, um dos grandes mercados da startup é o de empresas de sementes, que dependem da identificação das variedades para proteger sua propriedade intelectual.

Robert Williams, Diretor de Agrifood da Artesian, vê grande potencial, ainda, também para atender os produtores rurais. “A ZoomAgri está bem posicionada para agregar valor aos produtores australianos por meio de sua plataforma TIC, de determinação da qualidade e pureza de grãos”, diz, reforçando que o propósito da Artesian e da Grains Research and Development Corporation (GRDC) é ajudar a impulsionar a lucratividade e a sustentabilidade dos produtores de grãos da Austrália. Juntos, os dois investidores criaram o GrainInnovate, fundo de capital de risco de US$ 50 milhões, que investiu na ZoomAgri. 

Fundador e sócio-gerente da Glocal, Bernardo Milesy, aposta na equipe da agtech como força motriz da expansão para novos mercados. "Conheço o time da ZoomAgri desde o início de 2018. Investimos na rodada de pré-seed porque tínhamos a certeza de que eles eram capazes de executar suas ideias e planos. Hoje podemos dizer que superaram nossas expectativas e, novamente, apostamos na empresa devido à sua equipe de classe mundial e capacidade de execução", diz, em nota.

*Com informações de assessoria de imprensa.

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Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

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