Brasilseg, do grupo BB Seguros, firma parceria com o AgTech Garage para potencializar ações de inovação aberta

Nova parceria é mais um passo para a Brasilseg promover a conexão entre startups e outros atores do ecossistema de inovação no agronegócio

Setembro 22, 2021

Por Marina Salles

Dando continuidade à expansão do seu portfólio de soluções para o agronegócio, a Brasilseg, uma empresa BB Seguros, acaba de anunciar sua parceria com o nosso AgTech Garage — cuja rede tem mais 50 empresas e mais de 850 startups conectadas.

Sobre a parceria, Raquel Gaudêncio, Superintendente Executiva de Estratégia, Governança (ESG) e Inteligência de Mercado da companhia, compartilha suas expectativas. "Nós escolhemos, com cuidado, o AgTech Garage para ser o nosso parceiro, porque confiamos na competência que o hub pode trazer para nos ajudar a encontrar soluções inovadoras que vão entregar a melhor experiência para o nosso cliente", diz.

Junto ao hub, o intuito da Brasilseg é resolver desafios estratégicos de forma ágil e inovadora, com startups que tenham o produtor rural no centro do negócio e ofertem soluções complementares aos seguros rurais da companhia. 

Em junho, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o market share da Brasilseg no segmento de seguros para o agronegócio era de 55,8%. No acumulado de 2021, já foram mais de R$ 2,29 bilhões em prêmios emitidos no setor.

Atenta às tendências do mercado, atualmente, a Brasilseg desenvolve o Impulso Open, programa de inovação aberta voltado a startups, e também a iniciativa Broto, que consiste em uma plataforma digital de negócios fundada em parceria com o Banco do Brasil. 

Criado em 2021, o Impulso Open promove chamadas de startups no mercado em busca de soluções que atendam às necessidades da Brasilseg. Enquanto a plataforma Broto consiste de três vertentes: um marketplace com oferta de produtos e serviços, um braço de educação (com um blog e podcasts) e uma frente de gestão, que oferece soluções para toda a cadeia do agronegócio centradas no uso de dados que otimizam a tomada de decisões nas lavouras. Tanto no Impulso Open quanto no Broto, o AgTech Garage trabalhará como hub de inovação parceiro da Brasilseg, para potencializar ações de inovação aberta.

Raquel Gaudêncio, da Brasilseg

Plataforma Broto

Segundo Francisco Martinez, gerente-executivo do Broto, em uma primeira etapa do relacionamento com o AgTech Garage, o foco será na identificação de soluções que contribuam para a experiência do usuário na plataforma, tecnologias de Data Analytics e gamificação, além de soluções inovadoras em ESG. 

"Todos queremos disponibilidade, automação e tecnologia na nossa jornada digital hoje em dia, e demandamos ser atendidos de forma ágil, o que faz as gerações não serem mais segregadas por idade. Nós somos todos consumidores da geração CX, que é oa geração do customer experience", reforça Raquel. 

Em relação ao seu marketplace, a plataforma Broto oferece diversas frentes de negócios para ajudar os agricultores a avançarem na adoção de tecnologia nas fazendas. São mais de 10 categorias e mais de 1.500 produtos e serviços anunciados, como máquinas usadas e novas, implementos, soluções de armazenagem e irrigação, serviços de telecomunicações e conectividade.

“O Broto oferece uma gama de possibilidades aos produtores rurais no ambiente digital, como uma vitrine de produtos e serviços feita em parceria com grandes players do agronegócio do país e revendas ligadas a grandes marcas”, explica Martinez. 

Fracisco Martinez, da plataforma Broto

Conforme Mariana Santana Oliveira, da Superintendência Executiva Governança, Estratégia e Inteligência de Mercado da Brasilseg — que será o ponto de contato da empresa com a comunidade do AgTech Garage — a relação com as startups se dará, basicamente, de duas maneiras.

No Impulso Open, o foco é contratar as startups para que sejam fornecedoras ou co-desenvolvam soluções em conjunto da companhia, dependendo do grau de complexidade do desafio. Enquanto no caso da plataforma Broto, a relação será mais focada em parcerias.

"Ficamos bem impressionados com a iniciativa do Broto, tanto em conceito quanto com o potencial de desenvolvimento das práticas de inovação aberta para alavancar a iniciativa. Isso nos deixa muito animados e, sem dúvida, a Brasilseg é um parceiro de peso para reforçar nossa rede", afirma José Tomé, CEO e co-fundador do AgTech Garage.

Mariana Santana Oliveira, ponto focal da Brasilseg no AgTech Garage

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos