Culte lançará criptomoeda para atender ao mercado da agricultura familiar

A cultecoin vai permitir aos pequenos produtores vender seus produtos sem intermediários, obter empréstimos e ter acesso a uma conta digital

Setembro 9, 2021.

A Culte, startup brasileira que oferece soluções para potencializar as vendas de agricultores familiares, está prestes a lançar a cultecoin.

A criptomoeda da startup permite a pequenos produtores vender seus produtos sem intermediários, obter recursos para alavancar seus negócios e ter acesso a uma conta digital, que facilita a geração de links de pagamento e emissão de boletos. 

De início, serão disponibilizados no mercado 21 milhões de tokens, ao custo de US$ 0,05 cada, o que corresponde a 10% da oferta total que a startup pretende disponibilizar nos próximos 50 meses.

O token segue o padrão da rede Binance Smart Chain, e 20% deles, ou 42 milhões, serão reservados para negociação em bolsa a partir de 2022. O valor total dos tokens hoje é de US$ 10,5 milhões.

As criptomoedas cultecoin poderão ser utilizadas em operações dentro do marketplace da startup. Entre seus serviços, a Culte oferece uma loja online para os produtores, conta digital, emissão de boleto, pagamento em cartão de crédito por link e empréstimos. 

Apenas os detentores dos tokens cultecoin terão acesso às áreas exclusivas do marketplace da empresa, onde agricultores, agroindústrias e fornecedores de insumos disponibilizarão seus produtos para comercialização em condições diferenciadas.

Cláudio Rugeri, CEO e co-fundador da Culte, explica que a tokenização possibilitará que milhares de agricultores familiares tenham acesso direto a um pool de compras, junto a consultores técnicos e fornecedores de insumos, implementos, equipamentos e novas tecnologias agrícolas capazes de melhorar a produtividade e o padrão na produção. 

“Com o valor dos tokens, vamos comprar suprimentos para um grupo de agricultores. Assim, esperamos conseguir preços melhores, enquanto os agricultores também podem vender diretamente seus produtos e comprar o que precisarem sem intermediários”, diz Rugeri, em nota. 

Como vantagens para o comprador, pessoa física ou jurídica, a plataforma oferece a verificação da procedência dos itens comercializados e a possibilidade de compra com entrega futura programada. 

Cláudio Rugeri, CEO da Culte

Impacto social

Segundo Rugeri, nos últimos seis meses, a Culte recebeu mais de R$ 15 milhões em solicitações de empréstimos. Neste universo, 70% dos agricultores disseram nunca ter tido acesso a crédito antes. 

Para se ter ideia, no financiamento da safra de 2020/2021  foram disponibilizados R$ 251,2 bilhões pelo Governo Federal, sendo que apenas R$ 39,3 bilhões foram para a agricultura familiar — responsável por mais de 10 milhões de trabalhadores e 70% dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros.

Hoje, a startup está presente em 20 Estados brasileiros, reunindo mais de 2 mil pequenos agricultores, 30% deles, mulheres.

“Precisamos impulsionar o agronegócio familiar brasileiro. O sistema bancário tradicional não é capaz de suprir com recursos financeiros subsidiados e tecnológicos essa cadeia de maneira abrangente e no período adequado”, afirma Rugeri. 

*Com informações de assessoria de imprensa.

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

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