Junho 10, 2021.
Com preocupações na cabeça que vão do clima à hora certa de plantar, fazer o manejo da lavoura e colher, o produtor rural muitas vezes não tem condições de dedicar o tempo necessário a um dos seus maiores ativos: o caixa da fazenda.
Vendo esse gargalo, o engenheiro agrônomo Ângelo Ozelame, 32 anos, fundou a Lucro Rural. CEO da startup, Ozelame tem passagem como gestor técnico pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e já atuou também como consultor e técnico agrícola.
“Uma coisa que sempre me intrigou foi porque produtores vizinhos de cerca avançavam de forma às vezes tão diferente na atividade, e aí despertei para o fato de que o produtor sabe sim fazer dinheiro com a produção, mas ainda peca na hora de fazer dinheiro com o seu próprio dinheiro”, diz Ozelame.
Com a mesma inquietação, o sócio Adolfo Petri, 46 anos, se juntou ao time na área de estratégia comercial, acrescentando a expertise de quem já trabalhou em grandes multinacionais e entidades de classe e hoje é produtor rural no interior Mato Grosso.
Conforme Ozelame, o objetivo da Lucro Rural é facilitar a vida do produtor por meio de uma ferramenta digital que dá uma visão panorâmica do fluxo de caixa do negócio agrícola ou pecuário, trazendo gatilhos para auxiliar na tomada de decisão sobre a hora certa de executar movimentações financeiras.
Atuante em Mato Grosso e no Rio Grande de Sul, a startup espera fechar 2021 com uma área de influência de 100 mil hectares nas principais culturas de valor comercial no Brasil, como soja, milho e algodão, além da pecuária de corte.
Ângelo Ozelame, CEO da Lucro Rural
Ozelame lembra a fazenda com maior resultado em produtividade não necessariamente é a mais lucrativa, e que a chave do sucesso muitas vezes está no controle de custos.
Pela Lucro Rural, o produtor tem acesso aos indicadores do mercado, como preços dos grãos, dólar, relação de troca de insumos e frete, que podem orientar suas decisões de compra e venda. Visualiza também seu fluxo financeiro, com contas a pagar e receber, situação dos financiamentos da propriedade e custos de dívida. E, em outra frente, pode gerir seus impostos e simular o impacto de determinada ação no seu Imposto de Renda.
Na área contábil, a ferramenta também está disponível para uso específico de contadores, que podem atender mais de uma fazenda.
“O sucesso do produtor rural passa também por organizar sua gestão financeira e fiscal, por vender e comprar bem, gerir o fluxo de caixa e estar em dia com a legislação, e com isso que a Lucro Rural se preocupa”, afirma Ozelame.
Com a lucratividade no foco, a startup oferece ainda calculadoras de rentabilidade de safras, negócios e projetos e a possibilidade de simular o custo efetivo, por exemplo, de um financiamento ou de uma compra de insumos baseada em relações de troca.