Supercampo mira aceleração do crescimento com parceria junto ao AgTech Garage

Voltado à venda de produtos em geral e oferta de crédito e consórcio, o marketplace quer ampliar leque de possibilidades no médio prazo

Outubro 26, 2021.

Por Marina Salles

O marketplace Supercampo acaba de anunciar a entrada para a comunidade do nosso AgTech Garage. “O objetivo da parceria é potencializar o desenvolvimento de novas soluções e serviços para os cooperados que têm acesso à plataforma, além de contribuir para a digitalização do agronegócio”, afirma Ronald Eikelenboom, diretor de Operação da Supercampo. 

A iniciativa, que nasceu formalmente em janeiro de 2021, é fruto da sociedade de 12 cooperativas: as paranaenses Agrária, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Frísia, Integrada e Lar; as catarinenses Cooperalfa e Copercampos; a gaúcha Cotrijal; e a paulista Coplacana.

Juntas, elas faturam na casa de R$ 50 bilhões por ano e têm 80 mil cooperados e 40 mil funcionários. 

Ronald Eikelenboom, da Supercampo

Pilares da oferta da Supercampo

Segundo Eikelenboom, no momento, o marketplace já tem mais de 36 mil produtos cadastrados e 15 mil em vias de entrar para a plataforma, devendo girar um Volume Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla em inglês) da ordem de R$ 10 milhões no seu primeiro ano de operação. A maioria desses produtos são máquinas, peças, pneus, implementos e itens de uso doméstico, que serão acompanhados de novas categorias mais adiante.

Por enquanto, além dessa gama de itens, o foco está na ampliação do pipeline de produtos financeiros do marketplace. Como é o caso da oferta de R$ 20 bilhões em crédito do banco digital WTK Agro, disponível desde agosto para os cooperados cadastrados na plataforma. Os recursos, segundo Eikelenboom, podem ser usados para financiar máquinas (colheitadeiras, tratores, implementos agrícolas) e consórcios de veículos (de caminhonetes a caminhões). 

Visando o crescimento escalonado do negócio, a terceira frente de ataque da Supercampo será a venda de insumos agropecuários (que já gira mais de R$ 5 bilhões nas cooperativas sócias) e, num horizonte de médio prazo, também a oferta de serviços tecnológicos.

Até janeiro de 2022, a expectativa é ter 12 mil dos 80 mil cooperados potenciais das suas sócias cadastrados na plataforma. Hoje, esse número é de 3 mil. “O perfil do nosso cliente é bem amplo, de gente bem jovem, filho de produtor, até mais sênior, e que busca entender como funcionam os marketplaces do agro”, conta Eikelenboom.

O shopping virtual do produtor

Entendendo o valor que o cooperado deposita no relacionamento com a sua cooperativa, o marketplace Supercampo opera com canais exclusivos para cada uma de suas sócias e busca as melhores oportunidades conforme o perfil dos cooperados. 

“O cadastro do produtor está vinculado à sua matrícula na cooperativa e cada uma delas têm sua própria plataforma, que nós alimentamos com os lojistas, como em um shopping virtual”, explica Eikelenboom.

Enquanto a Supercampo fica responsável por credenciar os fornecedores e incluí-los no marketplace, é dos lojistas a responsabilidade pelo estoque, logística de entrega e atualização dos preços dos produtos no site. Como em qualquer shopping, a vantagem de entrar para o marketplace é acessar uma base de clientes considerável em um único lugar. Hoje, o tíquete médio na Supercampo varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil. 

“Nós estamos em um momento de tração da plataforma e sabemos que, como tudo no agro, é preciso plantar, cuidar e depois colher”, afirma Eikelenboom. Com a parceria junto ao AgTech Garage, a expectativa é que essa colheita seja farta mais adiante. “Nosso espírito é cooperativista e, no futuro, depois de reinvestir na plataforma, esperamos poder dividir as ‘sobras’ de mais esse novo negócio com o produtor rural”, conclui Eikelenboom.

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

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