Junho 1, 2021.
A TerraMagna, agfintech que atua na segurança do crédito agrícola e na sua conexão com o mercado de capitais, e a consultoria Markestrat firmaram parceria com a multinacional de insumos FMC para lançar uma opção de financiamento para o produtor rural mais simples, ágil e competitiva do que as operações estruturadas disponíveis no mercado, conforme a startup. Nesse primeiro momento, serão disponibilizados até R$100 milhões para o setor.
Usando satélites, inteligência artificial e diferentes bases de dados, a TerraMagna faz a ponte entre o agronegócio, via direitos creditórios, com investidores e permite que títulos referentes ao financiamento agrícola possam ser antecipados. A tecnologia da agfintech avalia a capacidade produtiva das lavouras e os riscos agronômicos, climáticos e de crédito associados às operações.
“Os distribuidores de insumos têm acesso limitado ao crédito das indústrias no agro. Com uma operação inovadora como essa, poderão fornecer mais insumos aos produtores que, por sua vez, contarão com valores mais atrativos para aquisição desses produtos”, diz Bernardo Fabiani, CEO da TerraMagna, em nota.
O projeto fará parte do programa de relacionamento "Juntos da FMC", que visa estreitar laços com a cadeia produtiva. “Acreditamos que a construção de parcerias desse tipo é fundamental para fazer com que toda a cadeia cresça e se desenvolva junto”, afirma Daniela Tavares, Diretora de Marketing da FMC.
Segundo a FMC, a fintech DuAgro também é parceira na iniciativa e disponibilizará outros R$ 100 milhões dentro do programa "Juntos da FMC". A startup foi fundada no ano passado pela XP e a securitizadora Vert.