Julho 26, 2022
Por Marina Salles
A Arable, startup americana que provê inteligência de dados para a agricultura, anunciou uma rodada série C no valor de US$ 40 milhões, liderada pela plataforma de investimentos Galvanize Climate Solutions LLC – recém lançada por Tom Steyer e Katie Hall, que conta com apoio de outros investidores, entusiastas da inovação e líderes da sociedade civil para financiar a descarbonização de diferentes atividades. A Qualcomm Ventures acompanhou a série C também como nova entrante no pool de investidores, se somando à Prelude Ventures, S2G Ventures, Ajax Strategies, Grupo Jacto, Middleland Capital, M2O e iSelect, que vieram com um follow-on e já faziam parte da sociedade.
A startup informou que usará os recursos para ajudar a promover a resiliência climática na agricultura, acelerar o desenvolvimento de produtos, oferecer novos serviços e expandir sua presença global. Segundo Jim Ethington, CEO da Arable, há fortes indícios de que o mundo está em um ponto de inflexão no que tange a produção agrícola.
“A Arable está focada na construção de ferramentas para a próxima geração da agricultura, que podem desbloquear a produtividade por meio de dados e soluções digitais, ajudando a garantir o sustento dos agricultores e uma oferta de alimentos estável. Estamos entusiasmados por ter as equipes da Galvanize e da Qualcomm Ventures se juntando a nós nesta jornada”, disse Ethington, em nota.
Jim Ethington, da Arable
O objetivo da Arable é apoiar agricultores e empresas na melhoria dos seus resultados financeiros, produtivos e ambientais. Fundada em 2014 no Estado da Califórnia, nos EUA, a Arable conta com escritórios também em São Paulo, no Brasil, e Bangalore, na Índia. Por meio de sensores e tecnologia de aprendizado de máquina, a startup concentra numa plataforma digital dados de clima, solo, sanidade das plantas e outras condições ambientais críticas.
O Mark 2 é o equipamento da Arable instalado nas propriedades que coleta as informações. Entre elas, mais de 40 métricas de clima e plantas, dados de NDVI, umidade das folhas, estresse térmico, temperatura do solo, radiação solar etc. A tecnologia se conecta também a sensores de terceiros.
Conhecer essas informações, que proporcionam uma tomada de decisão mais consciente, é o primeiro passo para enfrentar um cenário de mudanças climáticas, acesso reduzido a água, aumento da variabilidade pluviométrica, novos padrões de desenvolvimento de culturas e pressão de pragas, segundo o CEO da empresa.
Em detalhe, o equipamento Mark 2
“O ponto de dor número um que ouço em todo o setor é que os clientes querem que alguém conecte todas as informações de que precisam em um só lugar e as tornem fáceis e intuitivas - e é isso que estamos construindo”, destacou Ethington.
Para otimizar o uso da água, por exemplo, a Arable conta com sensores nas propriedades e analisa dados de clima e umidade do solo que embasam recomendações de irrigação. Nos clientes, os resultados chegam a até 50% de redução no uso de água para irrigar as lavouras, com manutenção da produtividade e qualidade dos cultivos.
A solução da Arable também ajuda os agricultores a serem mais precisos no combate a pragas e doenças. Na AgroInnova, consultoria agronômica líder na América Central, a tecnologia da startup reduziu em 15% o uso de defensivos agrícolas. “Se você pode usar a Arable para monitorar os dados das plantas, pode tomar melhores decisões sobre quando aplicar e quando não aplicar”, disse Adolfo Meneses, CEO da AgroInnova, em nota.
Além de ser usada na fazenda para tomada de decisões operacionais, a tecnolgia da Arable também ajuda grandes empresas a verificarem processos dentro da sua cadeia de suprimentos, avaliarem práticas de sustentabilidade dos fornecedores e estimarem suas emissões e sequestro de carbono.
Para garantir um alto nível de precisão dos dados, a Arable criou uma rede de calibração e validação da qual fazem parte 30 instituições globais de pesquisa em mais de 50 localidades e 15 zonas climáticas diferentes, todas elas parceiras na modelagem de sistemas que melhoram continuamente com o tempo por meio do aprendizado de máquina.
Hoje, a Arable atende clientes em mais de 40 países e trabalha com grandes companhias, como a Bayer, Netafim, Absolute Foods, The Nature Conservancy (TNC), Treasury Wine Estates, University of Nebraska, Embrapa e The World Food Programme.