Julho 27, 2022
Matheus Ganem, CEO da Seedz: “A Perfarm agora passa a potencializar nosso ecossistema e o de nossos clientes”
Por Marina Salles
A Seedz, plataforma de relacionamento e programa de fidelidade voltado ao produtor e às empresas do agronegócio, deu mais um passo no sentido de construir um portfólio de soluções para a jornada de compras do homem e da mulher do campo.
Depois da aquisição da Atomic Agro, anunciada em dezembro de 2021, agora, a startup traz para seu chapéu a Perfarm, fundada por Luiz Roberto Sodré e Daniella Vianello Sodré. A Perfarm é um software de gestão de fazendas para agricultores, pecuaristas e agroindústrias, que conta com uma versão gratuita e outra paga de suas análises produtivas e financeiras.
“A Perfarm agora passa a potencializar nosso ecossistema e o de nossos clientes, com um negócio que contribui diariamente com um dos grandes desafios do agro: a tomada de decisão adequada na gestão da fazenda”, afirma Matheus Ganem, CEO da Seedz.
A partir do contrato de aquisição da Perfarm, realizado por meio de uma troca de ações, o Zell Founders Fund entra também para o quadro acionário da Seedz. O fundo de investimentos formado por ex-alunos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, investe em negócios early-stage, como era o caso da Perfarm à época do aporte. Hoje, a agtech já conta com mais de 40 mil usuários dos seus sistemas.
“Tenho certeza que juntos inovaremos em grandes frentes, solucionando problemas em uma escala ainda maior, impactando positivamente o dia a dia de um setor tão importante para nossa sociedade”, diz Ganem. Para os Sodré, a nova etapa reforça o compromisso e confiança da Perfarm na construção conjunta de um futuro promissor para a cadeia de alimentos. A marca da empresa continuará a existir, mas agora sob o chapéu da nova dona.
Hoje, também são sócios da Seedz: o The Yield Lab, a Volpe Capital, o 10b (integrante da holding Sk Tarpon) e o Tridon Participações (fundo independente da família Nishimura, fundadores do Grupo Jacto), que foram fundamentais na guinada dos planos de M&A da startup. Além deles, os investidores da Bee Cap — Bernardo Carneiro, Luciano Camargo Neves e Cláudio Brandão Silveira — também passaram a fazer parte do quadro de sócios com a compra da Atomic Agro.
A somatória de forças no mercado, com outras agtechs já estabelecidas, tem sido a estratégia adotada pela Seedz para ampliar sua atuação na jornada de compras do produtor rural. A Seedz, que nasceu como uma plataforma de fidelização do cliente para grandes empresas, fez a aquisição da Atomic Agro, do empreendedor Bruno Matozo, que continua na operação, a fim de prover um serviço de planejamento de safra.
Via app da Atomic Agro, mais de 8 mil produtores fazem sua gestão de processos pré-plantio, trocam informações sobre preços de produtos, produtividade de sementes e têm acesso a notícias do setor. Via Perfarm, 40 mil já faziam e outros farão, a gestão dos seus resultados financeiros e produtivos.
A ideia é que a plataforma da Seedz acompanhe o cliente de ponta a ponta, partindo do planejamento de safra, passando pela pesquisa de produtos, decisão de compra, cashback com a moeda seedz dentro de um programa de fidelidade até o resgate de produtos e serviços com empresas parceiras.
O modelo de negócios da startup é baseado numa assinatura mensal, paga pelas empresas que usam a plataforma. Ao todo, a Seedz tem mais de 1 mil clientes, como John Deere, AgroGalaxy, UPL e Yara, que juntas mantêm relacionamento com cerca de 80 mil agricultores. A Seedz também tem como fonte de receita a venda de suas moedas digitais para troca por produtos e serviços dos parceiros.
No curto prazo, o plano da Seedz é atacar a área de crédito, disponibilizando R$ 100 milhões para compras dos produtores rurais, como uma vertente de apoio do seu negócio principal, que continua sendo o programa de fidelidade.