Setembro 29, 2022
Por Marina Salles
O desafio de encontrar soluções na área de gestão da cadeia de suprimentos e alimentação na suinocultura dentro do Programa For Farmers, conduzido pelo AgTech Garage em parceria com a Cargill, terminou com resultados muito positivos na visão dos participantes. Na Granja São Francisco, em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, o produtor Fernando Martins está colhendo os benefícios de aderir à plataforma de negociação de commodities agrícolas Grão Direto. Entre eles, o acesso a um número maior de fornecedores e grãos, facilidade de pagamento da mercadoria, via mecanismo de antecipação de recebíveis, e entregas escalonadas conforme sua necessidade.
Segundo conta Martins, somente este ano, sua granja deve economizar R$ 468 mil com a formulação de rações para um rebanho de 13.600 suínos, que consomem 650 toneladas de alimento por mês. “A ração representa hoje 70% do meu custo na suinocultura, e eu, que já cheguei a gastar R$ 2,60 por quilo de ração, hoje estou gastando R$ 2,34 o quilo”, afirma. Um dos desafios para aumentar suas opções e ter acesso a melhores preços sempre foi a localização da granja, conta Martins. “Estou numa área montanhosa e não se produz um volume significativo de grãos a menos de uns 600 km daqui”, diz.
Até então, para ampliar seu raio de compra e sua oferta, ele dependia de três corretores e tinha limitações para comprar grãos direto de outras fazendas. “Quando chegou até mim, a Grão Direto abriu um leque enorme de vendedores, que passa de 10 opções, e me permitiu passar a negociar com os produtores de grãos diretamente. Antes, eu não conseguia comprar assim porque tinha que pagar à vista e precisava de mais prazo”, explica. Uma parceria da Grão Direto com o Banco Rendimento foi o que lhe permitiu acessar fornecedores diretos, com o banco antecipando o crédito a quem produz o grão e dando prazo de pagamento de 30 dias à Granja São Francisco.
De julho a setembro, quando Martins começou a operar na Grão Direto, já foram fechados 20 negócios com diferentes fornecedores, totalizando 20 mil sacas de grãos entregues na granja mineira semana após semana. Com essa frequência, Martins ganha porque consegue avaliar a qualidade do carregamento, porque controla melhor seu estoque de ração e pode parcelar os pagamentos.
“A Grão Direto entendeu o nosso negócio muito rápido e resolveu o meu problema e eu estou bastante satisfeito com o Programa For Farmers, realizado pelo AgTech Garage junto com a Cargill. Em 27 anos que eu crio suínos, eu nunca tinha visto um trabalho desse, em que o produtor vai até um hub de inovação, levanta seus problemas, fala com a startup e ela vem com a solução do desafio”, diz Martins. “A equipe do AgTech Garage e a Grão Direto captaram o problema da nossa granja e a Cargill foi fundamental para abrir essas portas, reunindo os produtores e levando a tecnologia para dentro das nossas propriedades”, afirma.
Everton Daniel, Gerente de Espécie Suínos na Cargill Nutrição Animal, afirma que a companhia tem investido em várias frentes que garantem o contato dos clientes com novas tecnologias e que o For Farmers proporciona essa experiência na prática.
“Prezamos pela melhoria da eficiência e melhor rentabilidade dos nossos clientes e para isso, sabemos que é fundamental trazer tecnologias para o setor com esse objetivo. O case da Granja São Francisco e da Grão Direto foi muito interessante de ver acontecer”, afirma. Primeiro, porque a compra de matérias-primas é de extrema relevância para o negócio dos produtores, na visão do executivo. Segundo, porque existe uma necessidade latente deste processo específico ser melhor executado. Terceiro, porque a Grão Direto procurou entender a necessidade e buscou uma solução que de fato endereçasse a solicitação dos clientes da Cargill, segundo Everton Daniel, o que explicita a geração de valor do programa.
Para Danyllo Denner, Líder do Time Comercial do Marketplace Aberto da Grão Direto, Programa For Farmers cria uma grande oportunidade dos empreendedores do agronegócio aperfeiçoarem suas soluções B2C e investirem em novos mercados, principalmente em função do perfil dos participantes engajados na iniciativa. “É natural a gente encontrar alguns receios entre os produtores de operar num ambiente virtual, e no For Farmers o grande diferencial foi a abertura que o Fernando nos deu para resolver problemas que ele tinha, e levantar negócios cada vez melhores semana a semana”, diz.
Na Grão Direto, a busca foi por entender e resolver os desafios da Granja São Francisco (Foto: Grão Direto)
Pelo contato permanente, foram ficando claros os desafios do produtor e como a Grão Direto poderia resolvê-los. Da questão do custo-benefício de trazer o grão mais de longe e, ainda assim, compensar pela qualidade; da necessidade de enviar as cargas lote a lote para teste de presença de micotoxinas; do suporte com o crédito junto a um banco parceiro e da facilidade de contratação de frete, tudo foi aprendizado mútuo, segundo Denner — podendo gerar mais valor para novos clientes no futuro.
“Eu tenho 1 mil matrizes na minha granja e na região como um todo são 100 mil. É gigante o potencial para a Grão Direto atender produtores como eu, que muitas vezes têm poucos fornecedores e só conseguem encontrar soja nas redondezas. Agora, o negócio é ir subindo degrau a degrau, fazer uma apresentação na cooperativa e ir crescendo o mercado”, diz Martins.
Para Lucas Wadt, Líder do Programa For Farmers do AgTech Garage, o caso de sucesso da Grão Direto com a Granja São Francisco é um exemplo a ser seguido. “Do ponto de vista da startup, houve muita agilidade para conseguir entender o contexto do Fernando Martins. Enquanto o Fernando deu muita abertura para compartilhar informações e a realidade dele. Desde o início, ele envolveu ainda a Simone, responsável por compras, o que funcionou muito bem para ajudar a startup a entender as necessidades do dia a dia da granja e conduzir uma boa implementação. Resumindo, os dois lados estavam prontos para fazer diferente e evoluir, o que gerou uma boa experiência, além de resultados”, afirma Wadt.