Abril 18, 2022
Por Marina Salles
A startup francesa MyEasyFarm, de gestão da agricultura digital, que escolheu o AgTech Garage como sua base no Brasil, anuncia a primeira parceria com um distribuidor nacional. O contrato foi firmado com a empresa OMD do Brasil, sediada em Sertãozinho.
A OMD do Brasil atua no mercado da cana-de-açúcar desde 2015, com a automação de máquinas e produção própria de equipamentos de agricultura de precisão. Em 2021, fundou uma spin-off, a OMD Vision, que desenvolve máquinas sob medida para clientes em busca de soluções personalizadas e que acaba de anunciar também a entrada para a comunidade do AgTech Garage.
Martin Lucidarme, Coordenador da Operação da MyEasyFarm no Brasil, destaca que o AgTech Garage — hub de inovação mais relevante no setor de ag&food tech na América Latina — foi fundamental para acelerar os negócios da startup no Brasil e que, por isso mesmo, incentivou a OMD Vision a integrar a rede.
“Graças ao Agtech Garage, startups na fronteira da inovação ganham visibilidade e atraem oportunidades muito mais rápido do que numa jornada solo. Foi assim com a gente, na MyEasyFarm, e agora acredito que a OMD Vision, que desenvolve soluções personalizadas para companhias inovadoras, também poderá atrair valor para si e agregar valor para muitas empresas parceiras do hub”, diz.
No Brasil, a MyEasy Farm busca facilitar o dia a dia do produtor rural e extrair valor dos dados coletados a campo pelas suas máquinas e funcionários. Com essas informações organizadas e conectadas a um sistema agnóstico, o objetivo é aumentar a agilidade e assertividade na tomada de decisões. No país, a empresa opera com arquivos em formato padrão Shape e também com a tecnologia de comunicação entre tratores e implementos agrícolas ISOBUS.
A parceria, não apenas comercial, mas tecnológica, permite que os equipamentos da OMD (monitores, GPS, tablets etc) recebam e enviem dados para a plataforma da MyEasyFarm de maneira totalmente conectada. O resultado é a melhoria da traçabilidade e a avaliação das operações, permitindo gerar mapas de recomendação agronômica em taxa variável, monitorar a biomassa por satélite, criar um calendário de operações, acompanhar o desempenho dos funcionários e o status das máquinas em tempo real.
O foco principal das duas empresas é resolver os desafios do produtor na lavoura, para que ele evite erros e desperdícios, além de reduzir deslocamentos e custos desnecessários. Para tanto, as tarefas são padronizadas na MyEasyFarm, enviadas em tempo real para os tablets e monitores OMD e ficam disponíveis para o operador também na nuvem. O sensoriamento remoto da MyEasyFarm e a conectividade 4G/WiFi/BT da OMD garantem a transmissão das informações.
A médio e longo prazo, segundo Lucidarme, o produtor também é capaz de desenhar estratégias de aumento da produtividade usando a tecnologia. Tanto a partir da comparação e análise dos talhões, para melhor direcionar seus investimentos, como do histórico de operações, a fim de repetir as práticas mais bem-sucedidas e maximizar os resultados. Ao longo da jornada do produtor, as empresas também fornecem assistência remota para os equipamentos da OMD, direto da tela do operador.
Com a assinatura do contrato de distribuição da tecnologia da MyEasyFarm, a OMD poderá oferecer a seus clientes uma plataforma única de gestão de dados, que centraliza as informações num mesmo lugar e facilita o planejamento e a organização de fazendas e usinas. A expectativa é que no futuro a OMD Vision também amplie seu mercado, atendendo produtores de grãos, citros e fibras.