GDM cria spin off de tecnologia para o agro após aquisição da startup argentina Dymaxion Labs

Aquisição da agtech especializada em análise de dados geoespaciais e inteligência artificial faz parte da estratégia da GDM de criar negócios de tecnologia

Dezembro 5, 2022

Por Marina Salles

A GDM, empresa líder no Brasil em melhoramento genético de plantas, adquiriu a Dymaxion Labs que, no agronegócio, conta com modelos de aprendizado de máquina para monitorar a resposta de diferentes culturas aos efeitos climáticos. A aquisição marca a estreia da GDM na frente de negócios digitais. 

Destaque global em melhoramento genético de plantas, a GDM é responsável pela genética de 40% de toda produção mundial de soja e investe alto em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de variedades. Somente em 2022, foram destinados cerca de R$ 400 milhões para pesquisa apenas no Brasil. Dos mais de 1 mil colaboradores da companhia no mundo, mais de 50% dedicam-se exclusivamente aos programas de P&D. No Brasil, esse número chega a 64%.

Leonardo Boz, Gerente Global de Negócios Digitais da GDM, agora responsável pela Dymaxion Labs, afirma que o novo negócio nasce como uma spin-off para preservar o caráter independente. “Nosso objetivo, ao adquirir a Dymaxion Labs, além de ampliar nossa capacidade de análise geoespacial massiva, foi reforçar uma crença que para nós é fundamental: a de que side-businesses [negócios paralelos] precisam respirar ares independentes”, diz. 

Segundo ele, há inúmeros casos no mercado de spin-offs de tecnologia que foram engolidas pelo dia a dia de grandes corporações, o que a GDM quer evitar. “Já tínhamos essa mentalidade com os negócios gerados dentro da própria empresa, e agora com a Dymaxion nós damos mais um passo rumo a esse caminho”, afirma Boz.

Sobre o foco geográfico de atuação da nova empresa, o executivo garante que o mercado brasileiro é o que deve dominar a estratégia no curto e médio prazos. “Se juntarmos o acesso ao mercado que podemos ter através da GDM com o potencial humano e tecnológico dessa nova estrutura, temos muita coisa para fazer por aqui”.

Leonardo Boz, da Dymaxion Labs: “A aplicação de inteligência artificial sobre imagens, que é a especialidade da Dymaxion, pode gerar muitos ganhos ao agro”

Casamento de tecnologias

A “nova” Dymaxion Labs nasce bem mais robusta do que a empresa que foi adquirida. Além de herdar um portfólio de produtos digitais da GDM, como por exemplo GoodSeed (uma ferramenta de captura de dados e gestão de testes de produtos) e Optimus (um conjunto de soluções em agricultura de precisão e posicionamento de variedades) também conta agora com toda a equipe GDM que se dedicava a desenvolvê-los. 

“Hoje, além de termos um grande desafio de product-market-fit — para tropicalizar soluções que já vendemos nos Estados Unidos, e levar para lá o que já vendemos para clientes aqui na América Latina — temos um desafio humano, de juntar pessoas de duas empresas com culturas diferentes, pegar o que há de bom em cada uma e fazer algo novo, sem precedentes”, diz Tobias Ruiz, antes responsável pelo projeto Optimus, agora Head da Área de Produto da Dymaxion Labs.

Os fundadores da Dymaxion Labs, Federico Bayle e Damian Silvani, seguem no negócio como COO e CTO, respectivamente. “Iremos ampliar o uso da tecnologia de monitoramento geoespacial, e colocar mais força no desenvolvimento de produtos digitais que já vinham sendo desenvolvidos internamente pela GDM”, diz Bayle. 

Na visão de Bayle, não faltam oportunidades de aplicação da inteligência artificial no agro, indo desde a classificação de cultivos, passando pela identificação precoce de pragas e doenças ou até mesmo a realização de análises de geomarketing cruzando imagens com fontes de informação aberta.

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

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