Fevereiro 15, 2022
Por Marina Salles
Com 45 projetos inscritos e 8 finalistas, a TIM e o AgTech Garage anunciam o projeto da startup iPonia como grande selecionado para realizar testes de Prova de Conceito (POC) no Centro de Pesquisa da TIM. A startup, de São Paulo capital, está há um ano em operação e se dedica ao controle da irrigação inteligente em culturas protegidas e de alto valor, como flores, morangos e tomates, além de hidropônicas. Os primeiros testes da iPonia com o 5G devem acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano e contarão com especialistas da TIM para suporte e coordenação.
Além da iPonia, em um segundo momento, outras três startups também terão o Centro de Pesquisas da TIM à disposição para testes ao longo de 2022. Os projetos são conduzidos pela Auros Robotics (de inteligência artificial e robótica para a fruticultura), da Quickium (de gerenciamento de dados e predição de falhas, inclusive com monitoramento de segurança do trabalho) e da Umgrauemeio (de tecnologia de combate e monitoramento de incêndios florestais).
Para o Head de Estratégia e Transformação da TIM Brasil, Renato Ciuchini, o trabalho da operadora para impulsionar soluções de startups é essencial para o desenvolvimento de produtos voltados para o 5G. “Percebemos a crescente importância do 5G para startups e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte. Abrir nossos laboratórios para testes de conceito de soluções pensadas para o 5G é uma iniciativa única no setor de telecomunicações. Temos a inovação em nosso DNA e acreditamos na força das parcerias com startups brasileiras”, diz.
José Tomé, CEO do AgTech Garage reforça a importância de olhar para o futuro da tecnologia móvel. “Com o 5G, conseguimos dar visibilidade a iniciativas que podem fazer a diferença não só para o agronegócio brasileiro, mas para toda a economia.”
Esta é a segunda chamada realizada pela TIM, em parceria com o AgTech Garage, em busca de projetos inovadores para o mercado brasileiro. A primeira iniciativa aconteceu em setembro de 2020 e selecionou três projetos voltados para o agronegócio, na busca de eficiência para o controle de pragas e doenças. Na ocasião, os projetos foram direcionados para empresas parceiras da TIM participantes da seleção, como Amaggi, Citrosuco e Jalles Machado.
Átlia Xavier, Diretor de Arquitetura e evolução Tecnologica da TIM Brasil, destaca o trabalho realizado pelo TIM Lab com redes 5G. “Na TIM acreditamos na inovação como uma das principais ferramentas na busca pela eficiência, que passa por pesquisa, desenvolvimento, dedicação e a oportunidade de parcerias com startups, que buscam seu espaço no mercado. Estamos satisfeitos em colaborar com a iPonia e podermos ajudar a evoluir uma solução com grande potencial para o agronegócio brasileiro”, afirma.
Thiago Peres, CEO e fundador da iPonia, destaca a importância da iniciativa liderada pelo AgTech Garage e TIM para democratizar projetos com a tecnologia 5G: “Estamos muito honrados por ter sido escolhidos na primeira chamada de startups em 5G, e isso mostra que estamos no caminho certo. Nossa proposta é tornar soluções com o 5G acessíveis para produtores rurais, reduzindo a distância entre a tecnologia e pessoas, e esse incentivo é essencial nesse momento”.
*Com informações da assessoria de imprensa