iPonia, de inteligência em irrigação, vai testar 5G com apoio da TIM e do AgTech Garage

O projeto selecionado para rodar com 5G terá acesso ao Centro de Pesquisa da TIM no Rio de Janeiro para Provas de Conceito

Fevereiro 15, 2022

Por Marina Salles

Com 45 projetos inscritos e 8 finalistas, a TIM e o AgTech Garage anunciam o projeto da startup iPonia como grande selecionado para realizar testes de Prova de Conceito (POC) no Centro de Pesquisa da TIM. A startup, de São Paulo capital, está há um ano em operação e se dedica ao controle da irrigação inteligente em culturas protegidas e de alto valor, como flores, morangos e tomates, além de hidropônicas. Os primeiros testes da iPonia com o 5G devem acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano e contarão com especialistas da TIM para suporte e coordenação. 

Além da iPonia, em um segundo momento, outras três startups também terão o Centro de Pesquisas da TIM à disposição para testes ao longo de 2022. Os projetos são conduzidos pela Auros Robotics (de inteligência artificial e robótica para a fruticultura), da Quickium (de gerenciamento de dados e predição de falhas, inclusive com monitoramento de segurança do trabalho) e da Umgrauemeio (de tecnologia de combate e monitoramento de incêndios florestais).

Para o Head de Estratégia e Transformação da TIM Brasil, Renato Ciuchini, o trabalho da operadora para impulsionar soluções de startups é essencial para o desenvolvimento de produtos voltados para o 5G. “Percebemos a crescente importância do 5G para startups e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte. Abrir nossos laboratórios para testes de conceito de soluções pensadas para o 5G é uma iniciativa única no setor de telecomunicações. Temos a inovação em nosso DNA e acreditamos na força das parcerias com startups brasileiras”, diz. 

José Tomé, CEO do AgTech Garage reforça a importância de olhar para o futuro da tecnologia móvel. “Com o 5G, conseguimos dar visibilidade a iniciativas que podem fazer a diferença não só para o agronegócio brasileiro, mas para toda a economia.”

Esta é a segunda chamada realizada pela TIM, em parceria com o AgTech Garage, em busca de projetos inovadores para o mercado brasileiro. A primeira iniciativa aconteceu em setembro de 2020 e selecionou três projetos voltados para o agronegócio, na busca de eficiência para o controle de pragas e doenças. Na ocasião, os projetos foram direcionados para empresas parceiras da TIM participantes da seleção, como Amaggi, Citrosuco e Jalles Machado. 

Átlia Xavier, Diretor de Arquitetura e evolução Tecnologica da TIM Brasil, destaca o trabalho realizado pelo TIM Lab com redes 5G. “Na TIM acreditamos na inovação como uma das principais ferramentas na busca pela eficiência, que passa por pesquisa, desenvolvimento, dedicação e a oportunidade de parcerias com startups, que buscam seu espaço no mercado. Estamos satisfeitos em colaborar com a iPonia e podermos ajudar a evoluir uma solução com grande potencial para o agronegócio brasileiro”, afirma.

Thiago Peres, CEO e fundador da iPonia, destaca a importância da iniciativa liderada pelo AgTech Garage e TIM para democratizar projetos com a tecnologia 5G: “Estamos muito honrados por ter sido escolhidos na primeira chamada de startups em 5G, e isso mostra que estamos no caminho certo. Nossa proposta é tornar soluções com o 5G acessíveis para produtores rurais, reduzindo a distância entre a tecnologia e pessoas, e esse incentivo é essencial nesse momento”. 

*Com informações da assessoria de imprensa

Contatos

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos