Abril 28, 2022
Por Marina Salles
Pode ir comprando a pipoca e avisando a família que tem novidade vindo por aí com a estreia do primeiro reality show do agronegócio, idealizado pela John Deere e realizado em parceria com o AgTech Garage. É o “Safra de Inovações - O desafio das startups do agro”, que abriu as portas para nove empresas inovadoras apresentarem suas soluções a um júri formado por especialistas no setor, além de produtores rurais clientes da John Deere.
Os especialistas são: Francisco Jardim, da SP Ventures; Teka Vendramini, da Sociedade Rural Brasileira; e Mariana Caetano, da KPTL. Já o grupo de produtores é formado por: Pedro Gabarra, Jader Pereira e Guilherme Almeida. A apresentação do programa é do humorista e influenciador digital Marcus Cirillo. O anúncio da iniciativa se deu durante a Agrishow. O programa, com quatro episódios, estreia em 2 de julho na CNN Brasil e será transmitido aos sábados às 8h30. Acompanhe o teaser.
Três grandes desafios dos produtores nortearam a escolha das startups: Sustentabilidade/ Logística/ Digitalização do campo e capacitação. A partir daí, a base para a busca das startups foi a rede do AgTech Garage, que tem na sua comunidade de residentes e membership cerca de 100 ag&food techs. Para a fase de pitch, foram escolhidas 15 empresas da comunidade e somente nove passaram para a fase seguinte, que garantiu a participação no programa.
Na área de Sustentabilidade, ModClima, Gênica e VOA foram as escolhidas. No caso do desafio de Logística, Trucker do Agro, Agrare e Fretefy. Em relação à digitalização e capacitação, Já Entendi Agro, TBDC e Lucro Rural.
Para Francisco Jardim, da SP Ventures, estar no AgTech Garage é um diferencial para as startups. “O AgTech Garage traz uma vitrine, acesso a mercado e também uma oportunidade única de as startups conseguirem colaborar entre si e com as companhias parceiras, por meio da inovação aberta”.
Entre as nove startups selecionadas para participar do Safra de Inovações, apenas uma sairá vencedora de cada um dos desafios, e terá a oportunidade de receber mentoria de executivos da John Deere sediados nos EUA. No episódio final, as três vencedoras disputam o prêmio do programa: uma imersão no Centro de Tecnologia e Inovação da John Deere em Urbandale, no Estado americano de Iowa.
De acordo com Leandro Carrion, Gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere, a iniciativa demonstra o compromisso da John Deere com a inovação, um dos seus pilares há 185 anos. “Esse é um programa à altura do agronegócio brasileiro. Estamos falando de algo grande, do maior reality agrícola não apenas no Brasil, mas no mundo. A John Deere não é apenas sobre produto, tecnologia, serviços e soluções, é também sobre experiências, conexões. Nós buscamos entender os desafios dos nossos clientes a fundo e fazer uma ponte com esse mundo incrível que é a inovação”, diz.
Para José Tomé, CEO do AgTech Garage, o programa ajuda a aproximar o público em geral do agronegócio e do ecossistema empreendedor. “Se a gente observar os principais ecossistemas e ambientes de inovação do mundo, alguns elementos explicam porque eles são o quê são. Um deles, é a cultura empreendedora. Na minha visão, o Safra de Inovações vem contribuir para essa cultura da tecnologia e da inovação chegar ao grande público do agro. Com essa iniciativa, ganham os produtores, grandes empresas, startups, o AgTech Garage e o Brasil”, afirma.
Alexandre Braga, da produtora Adventures, destaca o caráter inovador da proposta em si e seu potencial de inspirar a comunicação de marcas, dentro e fora do agronegócio. “Esse é um projeto inovador para a John Deere, para o agro e para a comunicação. É um projeto muito corajoso porque a ideia é entreter as pessoas, fazer com que tenham vontade de assistir. E, enquanto assistem, permitir que aprendam e conheçam muita gente boa no que faz, dos empreendedores aos jurados e produtores”, diz.