Junho 30, 2022
No Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Pará, a área agrícola chega a somar 13 milhões de hectares de terra (Foto: CNA/Flickr)
Por Marina Salles
A americana Bunge, de alimentos e ingredientes, e a indiana UPL, de soluções agrícolas, anunciaram um acordo para criar a Orígeo. A nova empresa irá fornecer soluções de ponta a ponta para agricultores da macrorregião do Mapitobapa (Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Pará).
A ideia foi combinar a experiência da Bunge em financiamento, comercialização e logística e o portfólio abrangente de insumos, soluções e serviços agrícolas sustentáveis da UPL. O negócio ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O atendimento ao cliente se dará desde antes do início da safra até a colheita, com foco no aumento da produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da produção.
A oferta da Orígeo incluirá insumos como sementes, defensivos, bio-soluções e fertilizantes; assistência para o planejamento da safra; assessoria agronômica; consultoria em sustentabilidade e certificações em agricultura regenerativa e de baixo carbono; soluções para financiamento agrícola; e serviços de comercialização e logística da colheita. A empresa também oferecerá aos agricultores serviços de agricultura digital, incluindo informações em tempo real, recomendações e alertas usando dados de campo coletados por satélite.
“A Bunge se orgulha das relações duradouras e de confiança que construiu com os produtores rurais ao longo do último século, o que nos permitiu identificar a oportunidade para este modelo de serviço inovador. A Orígeo trabalhará em estreita colaboração com o agricultor, mapeando as necessidades, trazendo soluções e abordando os desafios do negócio”, conta Rossano de Angelis Junior, vice-presidente de Agronegócios da Bunge na América do Sul.
Do lado da UPL, a união com a Bunge agrega na oferta de serviços e experiência logística. “A Orígeo irá expandir nossa oferta aos agricultores desta região para abranger toda a cadeia de alimentos e isso é um exemplo do nosso compromisso OpenAg para promover uma agricultura colaborativa. Estamos ansiosos para trabalhar com a Bunge e os agricultores em nossa missão de reimaginar a sustentabilidade”, afirma Rogério Castro, CEO da UPL Brasil.
A área agrícola em que a Orígeo irá focar compreende a fronteira agrícola que cruza cinco Estados do Norte e Nordeste e tem 13 milhões de hectares produtivos. A joint-venture já nasce com uma carteira de 400 clientes e com uma área de 4 milhões de hectares, conforme informação obtida pelo Valor Econômico.