Fevereiro 17, 2022
Por Marina Salles
A Orbia, maior marketplace do agronegócio do Brasil, tem mais uma sócia-investidora, a gigante norueguesa de fertilizantes Yara. A partir da nova estrutura, a alemã Bayer e a Bravium reduzem sua participação de forma proporcional, passando a deter 68,8% e 17,2% das ações, respectivamente. A Yara detém 14% das ações do negócio. As três companhias participarão do conselho de administração da Orbia, que opera de forma independente.
“Temos crescido ano a ano com resultados além do esperado. E, com a chegada de Yara, consolidamos ainda mais o nosso propósito de oferecer soluções completas a toda a jornada de trabalho do produtor rural, desde o plantio até a comercialização de sua produção”, afirma Moreno, CEO da Orbia, em nota.
Além de acionista, a Yara entra como parceira no programa de pontos do marketplace. Pela plataforma, os clientes da companhia acumulam pontos para trocar por novos produtos.
A categoria de fertilizante é bastante relevante na cesta de compra do produtor e a Yara encontrou na Orbia um modelo de negócio que apresenta forte sinergia com sua estratégia de digitalização anunciada recentemente, segundo Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas.
Até 2025, a Yara planeja concentrar 25% do total das suas vendas de produtos no Brasil em plataformas digitais, como e-commerces e marketplaces. “Disponibilizar nosso portfólio em múltiplos canais é garantir que ele chegue ao campo da forma mais adequada para cada perfil de cliente. A sustentabilidade e a digitalização caminham juntas, e integrar uma plataforma como a Orbia é com certeza uma oportunidade clara de contribuirmos ainda mais para a transformação do agronegócio e de toda a cadeia de valor do alimento”, afirma Vargas. Em dezembro de 2021, a Yara Growth Ventures liderou uma rodada de investimentos de US$ 30 milhões (R$ 171,3 milhões) no marketplace Agrofy.
Segundo Luis Offa, diretor de Marketing Latam da divisão agrícola da Bayer e presidente do Conselho de Administração da Orbia, a plataforma naceu para incluir o produtor rural na jornada digital. “Para que isso aconteça, precisamos ampliar parcerias e oferecer um leque de produtos e serviços que torne sua interação agradável e ágil, promovendo a melhor experiência de compra para o agricultor”, diz Offa.
Para Offa, a Yara oferecerá um portfólio de peso, que complementará as soluções que os clientes da plataforma buscam. “Para a Bayer, a Orbia é hoje uma das ferramentas digitais mais importantes. Entendemos que para ser protagonista de uma transformação digital no agronegócio precisamos estar junto com diversos players, é o que chamamos de cocriação para inovação”, afirma o executivo.
“Nossa percepção é que, com a entrada da Yara, a transformação digital da jornada do produtor se consolida cada vez mais na ideia de plataforma one stop shop, fazendo com que o marketplace e o programa de fidelidade de coalizão da Orbia sejam soluções absolutamente fundamentais dentro da estratégia dos produtores rurais”, conclui Ricardo Garcias, co-fundador da Bravium. A nova composição societária passa a valer com a conclusão do processo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
*Com informações da assessoria de imprensa.