Março 17, 2023
As novas soluções da Bayer e Microsoft também visam dar mais transparência aos processos realizados na cadeia do agronegócio (Imagem: Bayer)
Por Marina Salles
Com o horizonte de estabelecer um novo padrão para a agroindústria em inovação digital baseada em dados, a Bayer e a Microsoft anunciaram ao mercado duas soluções que vêm sendo trabalhadas em parceria desde novembro de 2021, quando as duas empresas firmaram uma aliança estratégica.
Na época, a promessa era combinar a expertise de décadas da múlti alemã em ferramentas digitais para o agronegócio com o conhecimento de software e nuvem da gigante americana de tecnologia. Os resultados apresentados agora consistem:
(1) de uma plataforma em nuvem para processamento, organização e armazenamento de dados agrícolas, a Azure Data Manager for Agriculture, que também funciona como um marketplace de extensões, com ferramentas que podem ser licenciadas uma a uma.
(2) e uma ferramenta em si, a Bayer AgPowered Services, que combina algoritmos desenvolvidos a partir de dados públicos, como informações meteorológicas e imagens de satélite, a dados agregados, anônimos e melhorados oriundos da ferramenta digital da Bayer, Climate Field View — que monitora quase 90 milhões de hectares em mais de 20 países.
As soluções já podem ser pré-visualizadas por entusiastas e futuros usuários, mas ainda não há data para o lançamento comercial. O público alvo das duas soluções são grandes empresas e startups de toda a cadeia do agro, que vão poder licenciar os serviços para criar suas próprias soluções digitais internas ou voltadas para seus clientes. A ideia é que a infraestrutura e os recursos prontos (para organização e processamento de bases de dados agrícolas) diminuam a necessidade de essas empresas desenvolverem soluções in house, que demandam altos investimentos.
Assim como a Bayer irá disponibilizar o Bayer AgPowered Services via Azure Data Manager for Agriculture, outras empresas e startups poderão trazer suas próprias soluções para a plataforma da Microsoft e disponibilizá-las para licenciamento. A longo prazo, o Azure Data Manager for Agriculture pode se tornar um ecossistema de soluções digitais para a agricultura, conectando ferramentas de empresas de insumos, distribuição e máquinas agrícolas.
Ao AgFunder News, o porta-voz da Bayer disse que a conexão é uma via de mão dupla”. “A nuvem fornece recursos prontos e infraestrutura robusta para um cliente corporativo (por exemplo, grande varejista) para criar uma ferramenta digital, mas os agricultores ainda precisarão conectar dados de qualquer ferramenta que estejam usando. É por isso que a interoperabilidade com as tecnologias existentes – como Climate FieldView, John Deere Operations Center e muitas outras soluções FMIS (Farm Management and Information Systems) – é absolutamente essencial”.
“Somente a inovação pode garantir a segurança alimentar global (…). Entretanto, esses dados geralmente são desconectados, sem possibilidade de uso em toda a cadeia de valor, e os custos para construir soluções digitais a partir do zero são altos. Nossas novas soluções baseadas em nuvem ajudam a superar esses desafios. Os clientes podem usar a infraestrutura e os recursos para construir suas próprias soluções e produtos digitais com base na mais robusta coleção de dados agrícolas do mundo”, afirma Robert Reiter, Head de P&D da Divisão de Crop Science da Bayer, em nota.
No comunicado oficial sobre o lançamento, as empresas também destacam que essas soluções em nuvem têm potencial de dar mais transparência aos processos ao longo de toda a cadeia de valor de produção de alimentos. E essa transparência, possibilitada pela interoperabilidade de ponta a ponta, facilitaria a aproximação até entre empresas de bens de consumo e os produtos rurais. O que está por trás disso é a possibilidade de rastrear a produção e conhecer o passo a passo da produção na lavoura. Em última análise, a parceria entre Bayer e Microsoft atende o B2B, mas pode beneficiar também produtores, consumidores e o planeta, na visão dos líderes dos projetos.
“Para viabilizar um futuro mais sustentável na agricultura, devemos ampliar a inovação que se inicia com os dados”, afirma Ralph Haupter, presidente da Microsoft para Europa, Oriente Médio e África.