Agosto 29, 2023
Da esq. para a dir. Henrique Del Papa, Diretor de Novos Negócios e Guilherme Castro, CEO da Cromai
Por Marina Salles e Fernanda Cavalcante
No desenvolvimento de novos produtos e serviços nada melhor do que ter o cliente por perto, o que Guilherme Castro, CEO da Cromai, levou tão a sério ao ponto de trazer o produtor rural Henrique Del Papa para dentro da operação. Ele, que chegou como Diretor de Novos Negócios e investidor minoritário, em menos de 1 ano aumentou a participação no captable da Cromai passando a ocupar uma posição relevante no quadro societário ao lado de Castro, que há seis anos fundou a agtech no Estado de São Paulo.
Desde a entrada do novo reforço, a Cromai acelerou o crescimento. Em 2023, triplicou de tamanho em relação a 2022 e anuncia agora a decisão de estender sua rodada de investimentos realizada em novembro do ano passado, uma Séria A que trouxe Del Papa e levantou R$ 15 milhões. “Foi uma surpresa boa encontrar uma demanda maior que a esperada pela nossa solução de controle de daninhas na soja e, por isso, vamos estender a rodada, pensando em comportar esse crescimento”, afirma o empreendedor.
De acordo com Castro, Del Papa tem uma boa parcela de envolvimento no resultado que vem sendo colhido, graças à sua experiência como usuário e à confiança que traz quando fala das soluções. “A experiência do Henrique como produtor é valiosa, quando falamos de insights de produto e execução da expansão. Ele tem muitos relacionamentos e sabe exatamente o que o produtor quer, seja na hora de contratar uma tecnologia ou implementar uma solução”, diz o CEO.
Com a expertise de um dentro e fora da porteira e a resiliência, visão estratégica e capacidade de gestão do outro, a Cromai se prepara para novos saltos de crescimento. “É incrível pensar que quando entrei éramos em pouco mais de 50 pessoas e hoje superamos 150”, relembra Del Papa.
Para o curtíssimo prazo, além de um contrato fechado com a Bom Futuro, a Cromai deve anunciar, em breve, mais um grande cliente no mercado de soja. Na cana-de-açúcar – em que a Cromai já detém mais de 60 usinas clientes e atende nove dentre os dez maiores grupos produtores do setor sucroenergético – a meta é de continuidade da ampliação do portfólio, indo além das daninhas e olhando para soluções de falha no plantio e detecção de impurezas nas usinas.
No prazo de 1 ano, a expectativa é ainda de lançar uma plataforma em que os clientes poderão ter acesso a informações em tempo real, cruzar dados e gerar gráficos associados à solução Cromai Daninhas. “Essa plataforma sintetiza toda a evolução do produto da Cromai, colocando todas as entregas em camadas que podem ser visualizadas num único lugar”, diz Del Papa.
No mais longo prazo, de até 5 anos, os sócios também vislumbram alçar voos mais altos, para fora do país. “Não tenho dúvidas de que as soluções da Cromai têm potencial global. Olhando para o mercado americano, mesmo com o vazio sanitário do gelo, eliminar as daninhas é uma necessidade fundamental”, completa Del Papa.
Na lista de planos, está também aumentar o awareness da marca. “Pensou em plantas daninhas, pensou Cromai”, afirma o produtor, que participou ativamente do processo de contratação daquele que será responsável por levar a startup a um novo patamar. Nas próximas semanas, Gustavo Colombini passa a ocupar a cadeira de Líder de Marketing e Vendas da Cromai. No seu escopo, está a missão de estruturar o time interno e informar o produtor sobre as soluções de forma cada vez mais clara e objetiva.
“A tecnologia não veio para substituir a mão de obra humana, mas para as pessoas expressarem o máximo do seu conhecimento e criarem estratégias para manter a sustentabilidade dos negócios”, afirma Colombini, que tem na bagagem uma história de quase 20 anos trabalhando na Stoller e que da posição que ocupava anteriormente, de gestor de inovação, teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento e crescimento da Cromai de perto.
Agora, Colombini se junta à equipe, confiante na dupla de empreendedores que o trouxe para dentro. “Ver profissionais do calibre do Del Papa entrando na operação, me deixou muito confortável para fazer essa transição de carreira. O Guilherme e o Henrique estão mergulhados no dia a dia da startup e, para mim, isso traz uma grande motivação”.