Junho 28, 2023
O produto rural pode acessar a tecnologia em 3 modalidades, SMS, WhatsApp e aplicativo (Foto: Canva)
Por Marina Salles e Fernanda Cavalcante
A startup Ignitia, detentora de um sistema avançado de previsão climática com modelagem específica para atender regiões produtoras de grãos e fibras na zona tropical, abriu mais um caminho para o acesso a seus serviços. Agora no e-commerce, produtores rurais e empresas podem contratar a solução da startup de forma 100% digital, a qualquer hora do dia ou da noite.
O lançamento vem para tracionar a operação da Ignitia, que quer atender nada menos do que 200 milhões de usuários até 2030. Hoje, somente na África, onde a agtech nasceu, já são mais de 3 milhões de beneficiados em 14 países. Aline Moreira, Diretora de Negócios da Ignitia, conta que a chegada à América Latina se deu há 1 ano e 3 meses, com apoio do AgTech Garage, parte do network PwC, do qual a startup é membership.
Desde então, a Ignitia já fechou contrato com uma grande multinacional de insumos agrícolas, um banco e uma instituição de pesquisa. Neste último caso, a Fundação MT, com a qual realiza um projeto de cooperação técnica.
O time Latam da Ignitia é formado atualmente por 3 pessoas, que recebem suporte de outras 50 distribuídas sobretudo na África, América do Norte e Europa. Os fundadores da empresa (Liisa Smits e Andreas Vallgren) são suecos e decidiram fundar a startup em 2015. O objetivo sempre foi prover dados climáticos de alta acurácia para a região tropical, dependente de modelos de clima americanos e europeus. Modelos esses com limitações, na visão dos fundadores, para capturar a realidade da zona tropical e que, muitas vezes, são usados para prever as condições climáticas somente de zonas urbanas.
“O diferencial da Ignitia é que desenvolvemos um modelo climático voltado às regiões tropicais e que fornece dados hiper localizados por coordenada geográfica, ideais para acompanhar o clima nas fazendas”, explica Aline. A acurácia das previsões varia de 75% (7 dias) a mais de 90% (2 dias). A Ignitia também provê, previsões mais alongadas de 6 meses, com 40% de acurácia, em média.
Com esses dados, a empresa atende tanto o público B2C (produtores rurais), como B2B (empresas que queiram usar os dados climáticos da Ignitia para desenvolver ou co-desenvolver novos produtos) e B2B2F (empresas com foco na oferta do serviço da startup para seus clientes sob white label).
Pelo e-commerce, o cliente da agtech têm acesso às duas modalidades de serviço da Ignitia, com o envio de dados e alertas via SMS e WhatsApp.
O SMS foi o primeiro modelo desenvolvido pela empresa e é utilizado até hoje. O serviço prevê o envio diário de mensagens de texto para os clientes, com dados de temperatura, pluviosidade, umidade e velocidade do vento. A previsão abrange o período do dia do envio e dos dois dias subsequentes. Dessa forma, a Ignitia consegue alcançar áreas remotas sem acesso à internet, o que estimulou o lançamento no início da operação na África.
Ao ingressar no mercado brasileiro, a startup identificou a necessidade de desenvolver novos modelos de negócio para atender as demandas locais. Expandiu, então, seu portfólio para oferecer esses e outros dados por WhatsApp. Nessa modalidade foram adicionados dados de evapotranspiração e gráficos personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Além disso, a janela de cobertura foi estendida para 7 dias, dando maior previsibilidade para o cliente.
Além dos serviços oferecidos pelo e-commerce, a startup também tem a modalidade de assinatura por aplicativo, que conta com uma inteligência agronômica integrada que alerta os produtores rurais sobre o momento ideal de pulverização. De acordo com Aline, é possível personalizar as funcionalidades conforme a necessidade específica de cada cliente. O foco dos alertas está no atendimento a produtores de soja, milho, algodão, café e também uvas.
O próximo passo do e-commerce da Ignitia é disponibilizar a solução por aplicativo, agregando novas funcionalidades, como a atualização em tempo real dos dados climáticos da propriedade.
Outra novidade prevista, para produtores de milho, soja e algodão, são os alertas para semeadura, aplicação de fertilizantes e manejo de doenças. No caso da aplicação de nutrientes, a Ignitia irá considerar o NDVI e se as condições climáticas são favoráveis para o manejo. Já o alerta de doenças será baseado nas condições climáticas para proliferação de certas ameaças à saúde das lavouras.