Março 9, 2023
Clientes da Stara agora podem ter acesso à análise remota por satélite da lavoura via integração com a MyEasyFarm (Imagem: Divulgação)
Por Marina Salles
A startup francesa MyEasyFarm, de gestão da agricultura digital, que escolheu o AgTech Garage, em Piracicaba (SP), como sua base no Brasil, anuncia a conexão da sua solução com a plataforma digital da Stara, sediada em Não-Me-Toque (RS).
As máquinas da empresa gaúcha, de alta tecnologia, combinam dados por meio de uma série de sensores na plataforma batizada “Telemetria Stara” para melhorar o desempenho das operações no campo. Agora, essa plataforma passa a estar integrada com a solução da MyEasyFarm.
A tecnologia da MyEasyFarm extrai maior valor dos dados coletados a campo por máquinas e funcionários na medida em que cruza esses inputs e gera informação para a tomada de decisão. A MyEasyFarm opera no Brasil desde 2021 e em diferentes países ao redor do mundo já atendeu cerca de 1 mil produtores dispostos a experimentar as vantagens da agricultura digital e conectada.
No Brasil, a agtech opera com arquivos em formato padrão Shape e também com a tecnologia de comunicação entre tratores e implementos agrícolas ISOBUS.
A ideia é que produtor ou consultor agronômico acesse dados de solo, aplicação de insumos e colheita em um só lugar. “Ganhando tempo nas análises e no manejo, o produtor consegue melhorar a rentabilidade da sua produção”, diz Martin Lucidarme, Coordenador da Operação da MyEasyFarm no Brasil.
Além disso, é possível sincronizar o planejamento operacional, acesso a imagens de satélite, geração de mapas por recomendação e rastreamento em tempo real usando a plataforma da startup, que também permite ao usuário visualizar onde estão suas máquinas Stara e máquinas de outras marcas.
O foco principal de ambas as empresas é otimizar o tempo do produtor e da produtora rural e gerar economia na ponta. Criando mapas para aplicação em taxa variável, o objetivo é, por exemplo, reduzir o uso de insumos.
A médio e longo prazo, o sistema também auxilia na comparação dos talhões da propriedade para que o produtor invista nas áreas com maior potencial de produção. Outra vantagem da geração do histórico é a possibilidade de repetir práticas bem-sucedidas e evitar ações que se mostraram pouco eficientes. Segundo Lucidarme, o manejo inteligente proporcionado pela combinação da tecnologia da Stara e da MyEasyFarm gera uma “evolução constante” da agricultura.