Programas de intraempreendedorismo: potencializadores da inovação corporativa

Entenda como essa ferramenta contribui para aculturar e capacitar os colaboradores em inovação nas empresas

Dezembro 19, 2023

Por Fernanda Cavalcante*

No cenário atual, de transformação acelerada dos negócios, o intraempreendedorismo se destaca como uma ferramenta de alto potencial para promover inovação em grandes empresas. O objetivo desse veículo de inovação é introduzir a perspectiva empreendedora no dia a dia dos colaboradores, capacitando-os a identificar possíveis melhorias nos processos e reconhecer novas oportunidades de mercado e negócios para a organização. Para isso, é preciso buscar e desenvolver talentos que tenham o tal “espírito empreendededor”.

Um ponto interessante que diferencia essa ferramenta de outras iniciativas de inovação é a sua versatilidade. Ela pode ser aplicada de duas maneiras distintas: internamente, para o desenvolvimento de soluções in house, ou conectada ao ecossistema de inovação, com a colaboração de startups, Academia e outros atores. Neste último caso, a ideia é cooperar com players que já dispõem de soluções estabelecidas para os desafios enfrentados pela organização.

O AgTech Garage – parte do network da PwC apóia as empresas na construção de programas de intraempreendedorismo nas duas frentes, aportando conhecimento para elaboração dos projetos, condução das dinâmicas e coleta dos resultados.

No podcast “Intraempreendedorismo, vetor de transformação nas empresas e na Academia”, da Série Jornada de Inovação, Dalana de Matos (AgTech Garage – PwC), Bianca Linhares (John Deere) e Rafael Zampar (Grupo Integrado) compartilham cases reais de quem viveu a experiência e o potencial do intraempreendedorismo para potencializar a inovação (assistir na íntegra).

Intraempreendedorismo na prática: Case John Deere

Isabella Cirello (AgTech Garage – PwC), conduzindo o último encontro do CX & Innovation Awards 2023 (Foto: John Deere)

Na John Deere, empresa cliente do AgTech Garage com mais de 186 anos de história e perfil inovador, o programa de intraempreendedorismo CX & Innovation Awards tem sido destaque no fomento à inovação junto à sua rede de concessionários. Assim como montadoras da indústria automobilística, a John Deere opera um modelo de negócio em que seus concessionários e distribuidores desempenham papel crucial na venda e relacionamento com os clientes. Diretamente envolvidos com a experiência na ponta, os concessionários ocupam posição privilegiada para identificar oportunidades de inovação e desenvolvimento de novos negócios.

Bianca Linhares, especialista em Experiência do Consumidor da John Deere, conta que, diante da oportunidade de criar o CX & Innovation Awards, ficou clara a necessidade de colocar os concessionários em contato direto com temas relacionados à inovação aberta e metodologias de negócios. Ao mesmo tempo, era preciso desenhar uma jornada com etapas que integrassem conteúdo e prática. “Para essa construção, contamos com a colaboração do time AgTech Garage, que nos trouxe a expertise em relação ao aculturamento em inovação, além de atuar com mentorias em cada passo do programa”.  

Construção do programa

O programa construído pela John Deere em parceria com o AgTech Garage (PwC) tem duração de seis meses e abre as portas para que todas as concessionárias da companhia na América Latina possam participar de encontros de capacitação que culminam no desenvolvimento de projetos de inovação com o foco em maximizar a experiência do cliente. Na edição de 2023, 65 concessionárias da John Deere, de 11 países, participaram do programa. Destas, 36 eram do Brasil. Para atender a todos os públicos, portanto, o programa foi desenvolvido em duas línguas: português e espanhol.

Lucas Lima, Analista de Experiência do Cliente da Concessionária Veneza Equipamentos, de Recife (PE), deu o seguinte depoimento sobre a participação no programa de intraempreendedorismo promovido pela empresa: “Minha expectativa em relação ao CX & Innovation Awards era de que seria um programa pautado em normas e entregas de projetos. No entanto, me surpreendi com a estrutura do programa, com a grandeza de conteúdos a que fui exposto em cada encontro e com a consultoria que o hub nos forneceu ao longo do projeto. Eu saí outro profissional do CX & Innovation Awards”

Avaliação dos projetos

Ao final dos encontros, as concessionárias participantes apresentaram pitches explicando a solução desenvolvida por elas ao longo do programa. Os projetos foram  avaliados por um corpo técnico composto por gerentes divisionais da John Deere e coordenadores de inovação do AgTech Garage (PwC), seguindo os critérios de avaliação:

  • Impacto positivo gerado para o cliente;
  • Potencial disruptivo;
  • Validação do desafio;
  • Fit da solução com o desafio do cliente;
  • Viabilidade da solução;
  • Escalabilidade da solução;
  • Pitch dos concessionários.

A partir dessas avaliações, foram selecionadas 10 equipes finalistas, que apresentaram seus projetos em um Pitch Day. Foram elas: Iguaçu Máquinas, Cocamar Máquinas, Agro Baggio, Veneza Equipamentos, Lavronorte Máquinas, Automaq, Kurosu, Sala, Companhia Mercantil e Conci. 

Pitch Day com as concessionárias finalistas do CX & Innovation Awards 2023 (Foto: John Deere)

Projetos de destaque

Ao final do processo, foram concedidas premiações em dois pilares: inovação e experiência do cliente, para duas concessionárias cada. A concessionária Lavronorte Máquinas foi reconhecida por desenvolver uma plataforma que utiliza análise de dados e inteligência artificial para identificar e comunicar problemas antes de que eles aconteçam. Já a Companhia Mercantil foi destaque com uma solução de otimização do serviço de pós-vendas, por propor uma estrutura digital que automatiza desde o contato imediato com o cliente até a consulta a serviços financeiros da concessionária.

No pilar de “experiência” do cliente em si, o destaque foi para a Cocamar Máquinas, que criou um software de digitalização completa de todos os processos em todos os departamentos internos da concessionária. Também ganhou um reconhecimento a Sala, que desenvolveu uma solução para facilitar a adoção de tecnologia pelos clientes, a fim de oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades específicas de cada etapa do ciclo produtivo.

Além do reconhecimento, as concessionárias premiadas vão poder usufruir de experiências única. Os destaques em inovação terão a oportunidade de participar de uma imersão no ecossistema de inovação nos Estados Unidos, realizada pela StartSE. Enquanto os destaques em experiência do cliente receberão um curso de especialização sobre o tema realizado presencialmente na Disney.

*Com edição de Marina Salles

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos