Maio 8, 2025
A campanha “Mulheres que Inovam o Agro”, do PwC Agtech Innovation, foi lançada com uma abordagem ainda mais abrangente em 2025. Com o objetivo de mapear a equidade de gênero no agronegócio brasileiro, o hub de inovação convida todas as pessoas da cadeia produtiva do agronegócio no Brasil a responderem a pesquisa “Cenário do Agro: Inovação e Diversidade”. A pesquisa poderá ser respondida por homens e mulheres até o dia 5 de julho.
Além de realizar um diagnóstico sobre a participação feminina no agronegócio brasileiro, a pesquisa propõe nortear ações futuras para empresas que desejam impulsionar a presença e o protagonismo feminino no setor. O lançamento oficial da pesquisa foi realizado em uma live no YouTube com a presença da professora e especialista em equidade de gênero Maria José Tonelli, do sócio responsável pelo PwC Agtech Innovation, Dirceu Ferreira, e do diretor de Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade Corporativa da PwC Brasil, Renato Souza.
Diferentemente de edições anteriores, neste ano, a pesquisa ouvirá também homens. Dalana de Matos, estrategista de Inovação do PwC Agtech Innovation, explica que a intenção é identificar e reconhecer os impactos positivos gerados pelas mulheres que fazem parte da cadeia do Agro, os fatores que impulsionaram suas trajetórias e incluir a percepção dos homens sobre o papel da diversidade e equidade de gênero no setor.
Além dos dados quantitativos, a pesquisa vai promover encontros e entrevistas que resultarão em relatos a serem incluídos no relatório completo. “Em edições anteriores, a nossa pesquisa identificou o perfil das mulheres inovadoras do agronegócio e buscou entender seus desafios e sentimentos. Agora o objetivo se expande”, avalia Dalana de Matos
Para Dirceu Júnior, sócio responsável pelo PwC Agtech Innovation, a expectativa é de que os dados inspirem ações efetivas e estratégias de inclusão, que reforcem a importância da diversidade como vetor de reinvenção, inovação e produtividade para o setor.
Metodologia
A pesquisa, estruturada em quatro blocos temáticos, analisará o cenário atual das carreiras no agronegócio, os desafios enfrentados pelas mulheres, o papel masculino na construção de um ambiente mais igualitário e o perfil dos respondentes. O levantamento abordará diferentes regiões, recortes sociais e espaços de atuação - de empresas e startups ao campo, passando por universidades e outras instituições.
“No contexto do agronegócio, reconhecer e ampliar a presença feminina em posições de liderança não é apenas uma questão de justiça social, mas de competitividade estratégica. Acreditamos que o caminho para a equidade de gênero no setor não pode ser trilhado de forma isolada. É necessário construir um ecossistema coletivo e sustentável para todos, onde mulheres e homens colaborem ativamente para a evolução da cadeia produtiva, a partir de um ambiente com oportunidades igualitárias”, completa Dalana de Matos.