Compromisso com a redução das emissões líquidas a zero até 2030

A mudança climática é um dos problemas mais urgentes que nosso mundo enfrenta atualmente. Ela afeta a todos – de famílias preocupadas com o futuro dos seus filhos a fundos de pensão que precisam decidir onde investir. É do interesse de todos, portanto, ver uma mudança sistêmica que evite a catástrofe climática e libere o potencial do crescimento verde.

Na PwC, acreditamos que a comunidade de negócios tem um papel-chave a desempenhar para que isso aconteça. E estamos determinados a fazer a nossa parte. Por isso assumimos um compromisso baseado na ciência para zerar a emissão líquida de gases de efeito estufa até 2030.

Veja a seguir como vamos conseguir zerar as emissões líquidas até 2030.

 

loading-player

Playback of this video is not currently available

3:30

Operações

Uma ambição maior em um prazo mais curto

Em nosso network, estamos comprometidos em reduzir nossas emissões totais de gases de efeito estufa em 50% até 2030 em termos absolutos. Isso inclui a adoção de eletricidade 100% renovável em todos os territórios, além de melhorias na eficiência energética dos nossos escritórios e redução pela metade das emissões associadas a viagens e hospedagens de negócios em uma década. No ano fiscal 2019, as emissões associadas a voos representavam, sozinhas, cerca de 85% da pegada de carbono total da PwC. A pandemia de Covid-19 acelerou a transição para o trabalho remoto e demonstrou a viabilidade de novos modelos de atendimento ao cliente como parte de uma transformação de longo prazo dos nossos serviços.

Além de adotarmos essas medidas, vamos investir em projetos de remoção de carbono, incluindo soluções climáticas naturais. Para cada tonelada (CO2 equivalente) restante que emitirmos, removeremos uma tonelada de CO2 da atmosfera, para atingirmos impacto climático líquido zero até 2030. Nossos projetos serão selecionados com base em critérios de qualidade e confirmação do impacto da redução de carbono. Além disso, apoiaremos benefícios conexos mais amplos em termos de desenvolvimento socioeconômico local.

Essa nova missão está fundamentada no compromisso ambiental global que firmamos em 2018 de ganharmos eficiência, sermos 100% renováveis e compensarmos 100% das nossas emissões de viagens aéreas a partir do ano fiscal 2019 e o uso de energia residual até o ano fiscal 2022.

 

Clientes

Trabalhando com nossos clientes para acelerar a transformação para zero emissões

Com um alcance global de 157 países, ampla cobertura setorial e 284 mil pessoas que apoiam nossos clientes – em atividades como redesenho da estratégia e da transformação, fusões e aquisições, relatórios, auditoria e tributos – temos uma enorme oportunidade de, juntos, acelerarmos a transição para um futuro de zero emissões líquidas.

Apoiamos as organizações no desenvolvimento e na implementação de planos concretos sobre como zerar suas emissões líquidas. Isso inclui realinhar a estratégia corporativa, a governança e a prestação de contas, modelos de operação, inovação e pesquisa e desenvolvimento (P&D), estratégia e relatórios fiscais, além da transformação empresarial e da cadeia de suprimentos. Outras áreas são pessoas e talentos, parcerias e alianças, assuntos corporativos e engajamento regulatório.

Com base em nosso trabalho realizado para clientes nas áreas de sustentabilidade e transformação para emissões zero, vamos alimentar nossas áreas de serviço com análises climáticas baseadas na ciência. Por exemplo, nossa prática de consultoria de negócios integrará riscos climáticos em projetos aplicáveis, oferecendo aos clientes insights sobre riscos e oportunidades climáticas, além de ajudá-los a transformar seus processos de negócio.

Outra importante área de foco será a incorporação de indicadores relacionados ao clima e a outros fatores ESG em divulgações corporativa convencionais e na governança. Para isso, a prática de auditoria e asseguração da PwC apoiará o desenvolvimento de padrões de divulgação e medição alinhados e de alta qualidade, além de ajudar os clientes a incorporá-los em seu sistema de relatórios e governança. Em toda a nossa prática de assessoria tributária, ajudaremos os clientes a compreender como a transformação para emissões zero impactará a estratégia tributária, a transparência, as obrigações de compliance, as oportunidades relacionadas a incentivos e subsídios e a receita, tanto para organizações públicas quanto para as privadas.

 

Política e sensibilização

Ajudando a definir e acelerar a agenda política e climática global

A PwC apoia reformas que colocam as necessidades dos stakeholders no centro da economia de mercado e conecta metas, ações e resultados aos efeitos sociais e econômicos desejados para impulsionar a sustentabilidade de longo prazo. Apoiar a transição para zero emissões líquidas é uma parte crucial desse processo.

Conforme aumentam as expectativas dos stakeholders, as organizações precisam cada vez mais divulgar seus impactos ambientais e sociais e demonstrar progresso. A consequência é uma necessidade crescente de padrões ESG coerentes e comparáveis, para que os investidores e outros stakeholders possam ver claramente como os negócios estão criando valor de longo prazo para as organizações e a sociedade. Apoiamos fortemente os esforços globais para desenvolver modelos e padrões de relatórios ESG transparentes e robustos, inclusive em trabalhos conjuntos com o Conselho Internacional de Negócios do Fórum Econômico Mundial, o Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) do Financial Stability Board, a Global Reporting Initiative (GRI), o Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e o International Integrated Reporting Council (IIRC), entre outros.

 

{{filterContent.facetedTitle}}

{{contentList.dataService.numberHits}} {{contentList.dataService.numberHits == 1 ? 'result' : 'results'}}
{{contentList.loadingText}}

Contatos

Fabio Cajazeira

Fabio Cajazeira

Sócio e líder de Auditoria, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 3674 2000

Siga-nos