Como responder à ameaça crescente de ataques de ransomware

Ataques de ransomware são hoje uma ameaça cibernética de alta prioridade que as organizações enfrentam. Nesse tipo de ataque, os criminosos invadem a rede corporativa e implantam ransomware para criptografar dados. Em seguida, tentam extorquir a vítima, exigindo resgates em valores substanciais. Os invasores também roubam e ameaçam vazar dados confidenciais para obter uma vantagem adicional na extorsão. Além do impacto nas operações da empresa do dia a dia, esses ataques resultam em questões regulatórias e significativos danos à reputação.

Esses ataques representam uma ameaça mais desafiadora do que variantes de ransomware conhecidas, como NotPetya e WannaCry. Nelas, uma funcionalidade semelhante a um worm é usada para disseminar o ransomware de maneira automática e rápida pela internet e pelas redes das organizações. Já o ransomware é controlado por criminosos qualificados, adaptáveis e motivados por ganhos financeiros. Eles podem passar meses identificando e vencendo defesas para maximizar o impacto de seus ataques.

As organizações que ainda não tomaram medidas para entender e reduzir sua vulnerabilidade a esses ataques devem agir agora.

Como podemos ajudar

Nossa equipe multidisciplinar tem experiência na prevenção e detecção de ataques de ransomware e na resposta a eles.

Ajudamos organizações em diversos setores a compreender sua vulnerabilidade a essa ameaça, implementar melhorias táticas para reduzir imediatamente o risco e mobilizar programas estratégicos para resolver problemas que estão na raiz dessa questão, desenvolvendo recursos sustentáveis de segurança cibernética.

Contatos

Eduardo  Batista

Eduardo Batista

Sócio e líder de Cibersegurança e Privacidade, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais