Cultura organizacional: é hora de agir

Entrevistamos 3.200 lideranças e profissionais em todo o mundo para nossa Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021

As lideranças veem a cultura organizacional como uma poderosa aliada

De acordo com a nossa pesquisa global feita com 3.200 profissionais em mais de 50 países, culturas fortes geram melhores resultados de negócios. Na verdade, a maioria (69%) das lideranças atribui grande parte de seu sucesso durante a pandemia à cultura. Em um ano que exigiu grandes mudanças para as empresas em todo o mundo, mais de dois terços dos entrevistados disseram que a cultura de sua organização ajuda a impulsionar iniciativas de mudança. Da mesma forma, quase 70% dos que afirmam que suas organizações foram capazes de se adaptar no último ano relatam que a cultura tem sido fonte de vantagem competitiva. 

A maioria (67%) dos entrevistados diz que a cultura é mais importante do que a estratégia ou as operações. Eles também concordam que as prioridades no campo da cultura devem incluir recrutamento e retenção, digitalização, saúde e segurança e colaboração. Mas nem todos estão de acordo com a cultura vigente. Nossos dados mostram uma lacuna cada vez maior entre o que as lideranças dizem sobre cultura (especialmente diversidade, equidade e inclusão – DEI) e o que as pessoas da organização vivenciam.

É possível acabar com essa lacuna. Como o ano passado mostrou, uma transformação rápida pode ser alcançada se o foco estiver direcionado para alguns comportamentos fundamentais. No futuro, à medida que as lideranças se comprometerem com uma longa lista de imperativos de negócios, a cultura organizacional poderá se tornar a diferença entre prosperar e sobreviver. 

"Organizações que veem a cultura como um fator de diferenciação e fonte de vantagem competitiva mantêm um senso de comunidade melhor, respondem melhor às necessidades dos clientes, inovam com maior grau de sucesso e entregam melhores resultados de negócios."

Bhushan SethiLíder Global Adjunto de Pessoas e Organização na PwC

Principais conclusões

Há uma lacuna de autenticidade em relação a DEI 

Nossos dados mostram que muitos profissionais sentem que seus locais de trabalho não são tão inclusivos quanto as lideranças pensam. No cerne dessa incompatibilidade está a questão da autenticidade. As lideranças empresariais acreditam que são uma personificação da cultura, dos valores e do propósito da organização, mas seus funcionários e suas funcionárias discordam. A menos que se aborde a questão e que os valores DEI sejam genuinamente incorporados à cultura, uma organização terá que se esforçar para atrair e reter o talento de que precisa.

  • 77% da gerência sênior sente uma conexão pessoal com o propósito da empresa, em contraste com apenas 54% do restante da força de trabalho.

  • 61% da gerência sênior acredita que sua organização incentiva a discussão sobre tópicos delicados e desconfortáveis; entre a gerência média e profissionais da linha de frente, o percentual é de 42%.

  • Mais da metade dos entrevistados que mencionam haver uma cultura diferenciada acredita que sua organização adota a flexibilidade e acolhe pessoas com necessidades diferentes.

  • Apenas 21% de todos os entrevistados dizem que a diversidade, a equidade e a inclusão precisam ser melhoradas em sua organização.

Created with Highcharts 9.2.2Descompasso na diversidade, equidade e inclusãoPergunta: Por favor, indique até que ponto você concorda com as seguintes afirmações:56 %56 %51 %51 %56 %56 %54 %54 %66 %66 %67 %67 %64 %64 %67 %67 %71 %71 %74 %74 %Abaixo do nível de gerênciaDiretoria executiva e conselhoNossa organização demora paraouvir opiniões divergentesNossa organização incentivalivres debates sobre questõesdelicadasMeus colegas demoram paraconhecer minha experiênciaNossa organização adota aflexibilidade e acolhe pessoascom diferentes necessidadesPosso ser autêntica/o notrabalho0255075100

Base: diretoria executiva /conselho: 382;  abaixo do nível de gerência: 926
Observação: as porcentagens representam as respostas “concordo” e “concordo totalmente” combinadas
Fonte: Pesquisa Global de Cultura Organizacional da PwC 2021

Nove principais facilitadores da cultura

Os dados de nossa pesquisa indicam que a cultura se tornou uma fonte de vantagem competitiva muito maior e a ter um papel de mais destaque na capacidade de adaptação da organização durante a pandemia quando mais de quatro dos facilitadores de mudança cultural que identificamos foram ativados.

Se você deseja usar a cultura como vantagem competitiva, comece avaliando como ela ajuda ou prejudica sua capacidade de gerar resultados de negócios. Depois, identifique quais características e comportamentos precisam evoluir mais para apoiar melhor seus objetivos estratégicos de negócios. Em seguida, comece a gerenciar a cultura de forma proativa, o que provavelmente envolverá a criação de novos recursos para garantir que você utilize todos os facilitadores de cultura relevantes – formais e informais – para a sua organização.

 

Sobre o Katzenbach Center

Nos últimos 25 anos, o Katzenbach Center, o instituto para cultura, liderança e formação de equipes da Strategy&, braço de consultoria estratégica global da PwC, tem estudado a influência da cultura no sucesso dos negócios. Definimos cultura como “o padrão de comportamento autossustentável que determina como as coisas são feitas”. Este ano, pedimos a 3.200 participantes da pesquisa que refletissem sobre suas experiências no contexto da crise da Covid-19. Os resultados mostram que, para alguns, a cultura organizacional foi a protagonista de sua história pandêmica. Ao refletir sobre as lições aprendidas durante a pandemia, as lideranças empresariais podem colher insights para continuar avançando.

Saiba mais

 

outside stairwell

Contatos

Luciana Medeiros

Luciana Medeiros

Sócia, PwC Brasil

We unite expertise and tech so you can outthink, outpace and outperform
See how
Siga a PwC Brasil nas redes sociais