Upskilling: caminho para a prosperidade comum

Um relatório da PwC e do Fórum Econômico Mundial aponta a urgência de investir ousadamente no aprimoramento de competências para criar economias e sociedades inclusivas

Playback of this video is not currently available

2:10

Uma mensagem de Bob Moritz, chairman global da PwC, e Saadia Zahidi, diretora do Fórum Econômico Mundial

Nos últimos anos, o surgimento da automação e de novas tecnologias transformou o mundo do trabalho. A pandemia de Covid-19 acelerou essas tendências e ampliou as desigualdades, levando à necessidade urgente de qualificação e requalificação em grande escala para garantir que as pessoas em todo o mundo desenvolvam as competências necessárias para os empregos de hoje e do futuro.

Em nosso novo relatório, desenvolvido em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, defendemos o upskilling e destacamos alguns desafios, como a desconexão entre os programas de educação atuais e as competências de que os empregadores carecem hoje e precisarão no futuro. Também recomendamos medidas que as empresas e os formuladores de políticas podem tomar para promover economias mais inclusivas e sustentáveis.

A pesquisa se apoia nos resultados da modelagem econômica elaborada pela PwC e em exemplos de colaborações bem-sucedidas que podem ser replicadas e adotadas em escala.

Ao dar a todas as pessoas oportunidades de desenvolver as competências de que precisam para participar plenamente do mercado de trabalho futuro, podemos começar a promover economias mais inclusivas e sustentáveis, nas quais ninguém fique para trás.

Bob Moritz, chairman global, PwC
  • US$ 6,5 trilhões

    potencial de aumento do PIB global até 2030

  • 5,3 milhões

    novos empregos líquidos que o upskilling pode criar até 2030

  • 38%

    é o ganho no PIB global devido ao aprimoramento de competências nos setores de negócios e da in

O impacto econômico do upskilling

O modelo da PwC apresenta o impacto econômico líquido gerado pela eliminação da lacuna de competências em setores de atividade, países e regiões. Veja abaixo o potencial aumento do PIB em 2030, por região, devido ao aprimoramento de competências da força de trabalho até 2028.

Momento de agir

Number 1

Governos, empresas e provedores de educação devem trabalhar juntos para construir um ecossistema forte e interconectado, comprometido com uma agenda de upskilling abrangente.

Number 2

Os governos devem adotar uma abordagem ágil para impulsionar as iniciativas nacionais de upskilling, trabalhando com empresas, organizações sem fins lucrativos e o setor educacional.

 

Number 3

As empresas devem adotar o upskilling e o investimento na força de trabalho como princípios fundamentais de negócio e estabelecer prazos para cumprir suas promessas de ação.

Number 4

Os provedores de educação devem repensar as iniciativas de qualificação e requalificação e adotar o conceito de aprendizagem ao longo da vida para garantir que todos tenham oportunidade de participar no futuro do trabalho.

Contatos

Marcos Panassol

Sócio e líder de Digital Upskilling , São Paulo, PwC Brasil

+55 (11) 3674 2000

Email

Siga-nos