O caminho para chegar a CFO pode ser diferente para cada pessoa. A progressão na carreira pode acontecer como parte de um plano de sucessão de longo prazo, uma mudança de carreira entre empresas ou por você conseguir agregar valor de uma forma que outros não conseguiram. Aqueles que miram essa função da alta administração devem compreender o que é importante para os CFOs de hoje, para que possam alcançar seus objetivos de liderança. Equilibrar a gestão em sua área funcional atual com a apresentação de ideias estratégicas e insights que demonstrem uma perspectiva de negócios mais ampla pode fazer a diferença. Isso significa, por exemplo, ajudar sua organização a gerenciar a inflação e o aumento dos custos e aproveitar oportunidades de crescimento para sair do período de incerteza econômica em uma posição financeira mais forte e saudável.
Pode ser que você já tenha se destacado dentro ou fora da área financeira. Agora é importante também se tornar conhecido por uma função adicional: assessor estratégico. O conselho e os executivos devem reconhecer sua visão ampla de negócios e não considerar você apenas por seu papel tático ou funcional atual. Coloque entre suas prioridades ajudar o CFO atual a desenvolver a função financeira ou a sua área de negócios específica. Ao mesmo tempo, busque formas de agregar mais valor estratégico a sua equipe de liderança e à empresa. Continue a automatizar e adicione outras eficiências ao seu dia a dia. Assim sobrará tempo para você agregar valor de forma mais ampla.
Torne-se a fonte de referência para insights baseados em dados, tendências e decisões de negócios fundamentadas. Isso inclui insights que apoiem decisões de investimento de curto e longo prazo capazes de levar à redução estratégica de custos, melhorar a sustentabilidade ou atender a outros objetivos estratégicos de toda a empresa. Da mesma forma, demonstre habilidades de liderança se estiver envolvido em uma transformação de negócios, como a mudança do sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) ou aplicativos para a nuvem. Pense em necessidades e implicações para toda a empresa, além de olhar para a sua área funcional.
Se você passou a maior parte de sua carreira em um único setor do negócio, pode ser importante ganhar experiência em outras áreas – e com outras pessoas – para obter uma perspectiva mais ampla. Relações com investidores, finanças, planejamento e análise, tesouraria e funções de CFO no nível da unidade de negócios podem ser áreas a considerar. Experiências em fusões e aquisições, mercados bancários e de capitais, gestão de lucros e perdas, transformações tecnológicas e até mesmo na área de clientes e vendas podem ajudar você a se tornar um assessor estratégico melhor para seu CFO e a alta administração.
A volatilidade do mercado, a pressão inflacionária e o custo do capital podem criar um ambiente de negócios que exige decisões rápidas e fundamentadas. Para o aspirante a CFO, ajudar sua empresa a navegar por essas incertezas provavelmente significa trabalhar com equipes capazes de atualizar os processos digitais e assim reagir, adaptar e comunicar insights diariamente, semanalmente ou mensalmente – e não apenas trimestralmente. Você deve aproveitar dados e tecnologias emergentes para ajudar a tomar decisões fundamentadas sobre gastos e investimentos, encontrar oportunidades de crescimento, modelar os efeitos potenciais de eventos de mercado e ajudar o CFO e a equipe de liderança executiva a planejar com agilidade movimentos estratégicos.
Dados e análises, automação, IA e IA generativa (GenAI), assim como outras tecnologias emergentes, podem ser diferenciais importantes para aqueles que buscam insights mais valiosos e decisões de negócios mais inteligentes e ágeis. A IA convencional e a GenAI já estão ajudando algumas empresas a prever as condições do mercado, gerar insights a partir de grandes volumes de dados, automatizar tarefas de volume elevado e revolucionar a forma como o trabalho é realizado. Esse potencial provavelmente continuará a crescer. Avalie assumir um papel de liderança ajudando seu CFO e sua equipe de liderança a identificar novos aplicativos de negócios para IA, GenAI e outras tecnologias, ao mesmo tempo em que implanta esses recursos de maneira responsável, segura e escalável em toda a organização.
Analistas e investidores podem ser a porta de acesso para o capital e a realização dos objetivos estratégicos das empresas de capital aberto. Compreender como se comunicar com os investidores — em outras palavras, “falar com a rua” — pode ser uma competência importante a desenvolver. Isso inclui ser capaz de transformar números financeiros e não financeiros em narrativas fortes, gerir expectativas e comunicar a estratégia da empresa de forma precisa. Ser um apresentador autoconsciente e preciso, capaz de se comunicar de forma clara, concisa e confiante, pode ser importante para lidar com o mercado financeiro, assim como para interagir com o conselho de administração e o comitê de auditoria. Por mais breves ou profundas que sejam, essas interações podem ter um grande impacto na sua credibilidade profissional e na progressão da carreira.
Procure se expor mais a investidores e à comunidade bancária. Aproveite as oportunidades para praticar suas habilidades sociais de liderança, incluindo estilo de apresentação e presença executiva, e peça feedback quando tiver essas oportunidades. Se você já se sente à vontade para falar sobre demonstrações financeiras e registros, mostre sua capacidade de apontar os principais desafios e oportunidades de negócios, enquanto estabelece as conexões entre projetos, questões e riscos. Também pode ser importante se sentir à vontade para comunicar e trabalhar em colaboração em questões difíceis e ter conversas francas com o conselho de administração e outros stakeholders nos bons e maus momentos.
Você pode ajudar sua organização na transição para relatórios não financeiros de qualidade para investidores em preparação para atender aos requisitos ambientais, sociais e de governança (ESG), incluindo as divulgações climáticas propostas pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) e a Diretiva relativa à Comunicação de Informações sobre a Sustentabilidade das Empresas da União Europeia (CSRD, na sigla em inglês). Os futuros CFOs também devem compreender como as decisões empresariais sustentáveis e as métricas ESG podem apoiar uma estratégia empresarial mais ampla e moldar o valor de longo prazo, desde o desempenho e crescimento à gestão de riscos e reputação da marca. A estratégia de sustentabilidade da sua empresa pode ser um desafio constante, que requer habilidade para equilibrar as expectativas e exigências de diferentes grupos, como conselho, gestão, investidores, reguladores, clientes, funcionários e outros stakeholders.
Observe o trabalho que você realiza hoje para ver como pode fazer mais para ajudar a liderança da sua empresa a pensar estrategicamente a sustentabilidade, com decisões baseadas em tecnologia e orientadas por ESG que criem mais valor e confiança. Isso pode incluir liderar esforços para utilizar a automação e outras tecnologias com o objetivo de coletar, analisar e comunicar dados ESG ou identificar oportunidades para alavancar incentivos – incluindo o Inflation Reduct Act, legislação norte-americana que prevê investimentos de US$ 370 bilhões em energias renováveis –, para promover compromissos de sustentabilidade e de redução de carbono. Ajude a agregar valor auxiliando seu CFO a encontrar o equilíbrio certo entre as necessidades atuais e as oportunidades de longo prazo.
Para ter sucesso no seu trabalho diário e se desenvolver como assessor estratégico, você deve se cercar de pessoas qualificadas para projetar, construir, melhorar continuamente e aproveitar tecnologias que apoiam as decisões e dão agilidade à organização. No entanto, como você já deve ter observado em sua própria empresa, é difícil recrutar e manter profissionais com habilidades técnicas, estratégicas e de relacionamento valiosas. Não surpreende que os CFOs citem constantemente a atração e a retenção de talentos como sérios riscos empresariais. Devido ao impacto que a crise de talentos pode ter no sucesso da sua empresa e na progressão da sua carreira, essa não é apenas uma questão de RH.
Assuma um papel ativo no cultivo de talentos, capacitando sua equipe e encontrando pessoas com habilidades técnicas, analíticas e estratégicas que possam beneficiar sua equipe e a organização em geral. Não negligencie a importância da cultura no desenvolvimento de talentos, na satisfação e no desempenho dos funcionários. Demonstre suas habilidades sociais de liderança ajudando a construir uma cultura de equipe forte e inclusiva, em que as pessoas se sintam valorizadas e engajadas. As novas tecnologias podem ajudar você a encontrar e cultivar talentos. A IA, por exemplo, pode fornecer informações valiosas sobre estratégias de retenção ou satisfação no trabalho, assim como agilizar o processo de contratação. A IA generativa, a realidade virtual e o metaverso podem criar oportunidades para educar, treinar e aprimorar as habilidades das equipes de forma eficaz.