Aumento de receita e redução de custos

Os comportamentos e expectativas dos consumidores estão mudando drasticamente, desafiando a cadeia de suprimentos tradicional e as operações das principais empresas industriais. Não bastasse isso, elas enfrentam disrupções importantes, como os impactos da pandemia de Covid-19, e as tecnologias digitais afetam todos os aspectos da gestão dos negócios. Para ter sucesso nesse mercado, as empresas precisam transformar cadeias de suprimentos lineares em ecossistemas de cadeia de suprimentos autônomos e conectado.
Nesta pesquisa, analisamos como as empresas líderes alcançaram a excelência da cadeia de suprimentos com ecossistemas autônomos e centrados no cliente usando tecnologias e soluções inteligentes.
No Brasil, a maioria das empresas demonstra nível médio a alto de maturidade de integração da cadeia de suprimentos, com 36% apresentando um ecossistema de cadeia de suprimentos orquestrado de ponta a ponta. Alcançar mais visibilidade e rastreabilidade é um desafio tão importante quanto gerenciar bem a lucratividade para as empresas brasileiras.
Confira no estudo como as empresas podem fazer as mudanças organizacionais necessárias para enfrentar os vários desafios de gerenciar suas cadeias de suprimentos.
"O desenvolvimento de recursos avançados da cadeia de suprimentos tem forte sentido econômico e oferece às empresas a agilidade necessária para responder a disrupções"
Em nossa pesquisa recente, ouvimos mais de 1.600 executivos responsáveis pela cadeia de suprimentos em suas empresas para identificar as organizações que estão à frente da curva na excelência desse tema. Nós as chamamos de “Campeãs digitais da cadeia de suprimentos”. Elas comprovam que vale a pena investir em:
Following a similar methodology to that used in our Global Digital Operations Study 2018, we developed an index that ranks companies by supply chain maturity. Based on their scores, we grouped the companies into one of four categories: Digital Champions, Digital Innovators, Digital Followers and Digital Novices. These terms refer specifically to the interviewed companies' level of supply chain maturity.
To measure where particular companies fit in these groupings, we allocated a total of 100 points to different levels of digital capabilities and advances - a maximum of 25 points for the implementation of advanced supply chain capabilities, 10 points for the use of AI to accelerate these supply chain capabilities, 25 points for the implementation of software-based supply chain technologies, 15 points for overall performance impacts, and 25 points for demonstrated revenue (10) and cost (15) impacts. The index is cumulative, so the more integrated a business and the more broadly it implements advanced supply chain capabilities, the higher the index value.
Campeãs Digitais 2025
Duração: 00:02:33
As cadeias de suprimentos do futuro serão ecossistemas conectados e auto-orquestrados: mais de 80% das Campeãs Digitais descrevem que seu foco na cadeia de suprimentos está na integração externa ou na orquestração de ponta a ponta.
Os investimentos na excelência da cadeia de suprimentos compensam: as Campeãs Digitais alcançaram uma economia de 6,8% ao ano nos custos da cadeia de suprimentos, além de um aumento de 7,7% nas receitas.
A transparência da cadeia de suprimentos cria as condições e impulsiona a sustentabilidade: mais de 50% das Campeãs Digitais dizem que a transparência da cadeia de suprimentos tem alta prioridade.
O planejamento de nível superior é sincronizado em tempo real com a execução, integra parceiros da cadeia de suprimentos e permite a otimização contínua: 72% das Campeãs Digitais implementaram o planejamento completo da cadeia de suprimentos; elas também estão dando o próximo passo em direção ao planejamento de ciclo fechado.
A logística inteligente é o principal fator de economia e uma alavanca de crescimento no ecossistema da cadeia de suprimentos conectada: as Campeãs Digitais classificam a logística inteligente como sua mais alta prioridade na cadeia de suprimentos. A logística inteligente é responsável por mais de 50% da economia geral na cadeia de suprimentos.
Aprimora a centralização do cliente e equilibra continuamente os níveis, custos e margens de serviço: 73% das Campeãs Digitais já implementaram a segmentação e relatam um forte impacto positivo em seus negócios.
A inteligência artificial acelera as melhorias na cadeia de suprimentos e se tornará o novo padrão: as Campeãs Digitais identificaram claramente as áreas em que a IA agrega valor e a usam duas a três vezes mais do que as Novatas Digitais.
Superação dos desafios da cadeia de suprimentos do futuro com base na organização e nos recursos da próxima geração da cadeia de suprimentos: para se destacarem em um ambiente em constante mudança, as empresas precisam desenvolver uma organização flexível com uma força de trabalho capacitada e qualificada para o mundo digital.
Muitas empresas enxergam o mercado como um ambiente cada vez mais desafiador. Para lidar com mudanças constantes, elas precisarão garantir sua evolução e melhoria contínua. Elas precisarão de uma cultura de inovação contínua e colaboração multifuncional para chegar lá – sempre com foco na cadeia de valor de ponta a ponta. Geralmente, isso significa começar com as necessidades do cliente final, mas também levar em conta tudo, desde fábricas, armazéns até tecnologias de back-end. Acreditamos que alguns princípios-chave podem ajudar as empresas nessa jornada.