Ecossistemas de Cadeias de Suprimentos conectadas e autônomas 2025

A jornada das campeãs digitais rumo à excelência da cadeia de suprimentos

Os comportamentos e expectativas dos consumidores estão mudando drasticamente, desafiando a cadeia de suprimentos tradicional e as operações das principais empresas industriais. Não bastasse isso, elas enfrentam disrupções importantes, como os impactos da pandemia de Covid-19, e as tecnologias digitais afetam todos os aspectos da gestão dos negócios. Para ter sucesso nesse mercado, as empresas precisam transformar cadeias de suprimentos lineares em ecossistemas de cadeia de suprimentos autônomos e conectado.

Nesta pesquisa, analisamos como as empresas líderes alcançaram a excelência da cadeia de suprimentos com ecossistemas autônomos e centrados no cliente usando tecnologias e soluções inteligentes. 

No Brasil, a maioria das empresas demonstra nível médio a alto de maturidade de integração da cadeia de suprimentos, com 36% apresentando um ecossistema de cadeia de suprimentos orquestrado de ponta a ponta. Alcançar mais visibilidade e rastreabilidade é um desafio tão importante quanto gerenciar bem a lucratividade para as empresas brasileiras.

Confira no estudo como as empresas podem fazer as mudanças organizacionais necessárias para enfrentar os vários desafios de gerenciar suas cadeias de suprimentos.

"O desenvolvimento de recursos avançados da cadeia de suprimentos tem forte sentido econômico e oferece às empresas a agilidade necessária para responder a disrupções"

Reinhard Geissbauer, sócio de Operações Digitais Globais

Investimentos na excelência da cadeia de suprimentos compensam

Em nossa pesquisa recente, ouvimos mais de 1.600 executivos responsáveis pela cadeia de suprimentos em suas empresas para identificar as organizações que estão à frente da curva na excelência desse tema. Nós as chamamos de Campeãs digitais da cadeia de suprimentos. Elas comprovam que vale a pena investir em:

Following a similar methodology to that used in our Global Digital Operations Study 2018, we developed an index that ranks companies by supply chain maturity. Based on their scores, we grouped the companies into one of four categories: Digital Champions, Digital Innovators, Digital Followers and Digital Novices. These terms refer specifically to the interviewed companies' level of supply chain maturity.

To measure where particular companies fit in these groupings, we allocated a total of 100 points to different levels of digital capabilities and advances - a maximum of 25 points for the implementation of advanced supply chain capabilities, 10 points for the use of AI to accelerate these supply chain capabilities, 25 points for the implementation of software-based supply chain technologies, 15 points for overall performance impacts, and 25 points for demonstrated revenue (10) and cost (15) impacts. The index is cumulative, so the more integrated a business and the more broadly it implements advanced supply chain capabilities, the higher the index value.

1.8 ano período de retorno dos investimentos em recursos avançados da cadeia de suprimentos

Aumento de receita e redução de custos

Close

Entrega mais confiável

Close

Redução de estoques

Close

Benefícios além dos números

Close
Innowell

Campeãs Digitais 2025

Volatilidade, incerteza e grandes disrupções estão pressionando as empresas a fazer o lift-and-shift de suas cadeias de suprimentos rapidamente. A chave do sucesso está na transformação para um ecossistema de cadeia de suprimentos mais conectado e auto-orquestrado. As empresas podem antecipar oportunidades de forma ágil e enfrentar desafios e riscos antes que surjam.

Duração: 00:02:33

Assista ao vídeo


Como as empresas podem fazer as mudanças organizacionais necessárias para superar os diversos desafios que enfrentam ao gerenciar suas cadeias de suprimentos?

Muitas empresas enxergam o mercado como um ambiente cada vez mais desafiador. Para lidar com mudanças constantes, elas precisarão garantir sua evolução e melhoria contínua. Elas precisarão de uma cultura de inovação contínua e colaboração multifuncional para chegar lá – sempre com foco na cadeia de valor de ponta a ponta. Geralmente, isso significa começar com as necessidades do cliente final, mas também levar em conta tudo, desde fábricas, armazéns até tecnologias de back-end. Acreditamos que alguns princípios-chave podem ajudar as empresas nessa jornada.

 

Como remodelar sua organização para promover a excelência da cadeia de suprimentos e se preparar para os próximos desafios nessa área

Como as empresas devem estabelecer equipes e comunidades para a cadeia de suprimentos?

Configure equipes multifuncionais, comunidades e centros de excelência da cadeia de suprimentos para impulsionar recursos avançados, aplicando abordagens de implantação e desenvolvimento contínuo.

O que as empresas devem fazer para garantir que os empregados tenham as competências certas?

Estabeleça uma organização de autoaprendizagem e melhoria contínua, atraindo talentos digitais e fazendo o upskilling digital da força de trabalho da cadeia de suprimentos.

O que é mais importante quando se trata de TI?

Estabeleça uma estrutura de tecnologia de ponta e incorpore análises avançadas e TI à cadeia de suprimentos para permitir transformações orientadas por negócios, reunindo análises avançadas, TI, processos e negócios.

Quem deve ser envolvido?

Crie modelos de colaboração com um ecossistema estendido de parceiros para impulsionar a inovação na cadeia de suprimentos.

Contatos

Rodrigo Damiano

Rodrigo Damiano

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 96397 0864

Siga-nos