Pesquisa COO Pulse do setor industrial

Os mais recentes insights dos executivos sobre o futuro da indústria


Reinventando a indústria para um novo mundo

Ao longo de 2021, o setor industrial enfrentou uma disrupção sem precedentes. Mudanças rápidas e assustadoras causadas pela crise de covid-19 resultaram em digitização acelerada, aumento da incidência de ataques cibernéticos e mudanças no comportamento do consumidor. A pandemia revelou fragilidades nas atividades da indústria de ponta a ponta e destacou a necessidade de maior resiliência e agilidade.

Os desafios de hoje são diferentes de todos os que o mundo já experimentou. Na PwC, buscamos entender como eles afetam as estratégias, práticas e o desempenho das empresas. Na pesquisa COO Pulse 2021 da PwC, revelamos como os executivos globais da indústria de mais de 600 grandes empresas estão reorientando seus planos e prioridades quando olham para além da pandemia. Apontamos o que eles vêm fazendo para repensar suas práticas e reconfigurar suas operações a fim de se fortalecer para o futuro. Também mostramos o que eles consideram fundamental em termos de segurança cibernética, cadeia de suprimentos e distribuição, inovação digital e ESG.

Veja a seguir alguns dos principais resultados da pesquisa. Os percentuais referem-se aos executivos do setor industrial como um todo que participaram do estudo. Inclui representantes da indústria automotiva, defesa e espaço aéreo, bens de consumo, eletrônica e tecnologia, energia e serviços de utilidade pública, engenharia e construção, saúde e equipamentos.

P1. Quais plataformas de produção, tecnologias e ferramentas sua empresa está priorizando em um ou dois anos?
P2. Até que ponto você está medindo os seguintes elementos ESG (ambiental, social e governança) em suas operações?
P3. Quais áreas de distribuição e logística sua empresa está priorizando em um ou dois anos?
P4. Quais áreas relacionadas a operações da empresa estão sendo priorizadas pelo seu conselho de administração?
P5. Qual das seguintes áreas da cadeia de suprimentos sua empresa está priorizando em um ou dois anos?

Sistemas de produção de última geração

As empresas estão priorizando tecnologias que operam juntas para impulsionar a produção inteligente. A Internet das Coisas Industrial (IIoT) encabeça a lista, pois os executivos a veem como a base de plataformas de produção inteligentes. A análise de dados vem logo em seguida como outra alta prioridade, já que a IIoT trabalha em conjunto com os dados para auxiliar na tomada de decisões. A nuvem é a terceira prioridade mais importante, pois permite que as empresas otimizem o uso da IIoT e o gerenciamento de dados. Os fabricantes também priorizam a manutenção preditiva, para evitar tempos de inatividade dispendiosos, além de robótica e automação de fábrica para aumentar a eficiência.

Integrando ESG nas operações

As empresas estão tomando medidas para medir os elementos ESG em suas operações. As iniciativas para impulsionar a sustentabilidade lideram esse movimento. À medida que a sustentabilidade assume uma importância central para reguladores, acionistas e consumidores, não surpreende que os fabricantes estejam dando mais atenção às métricas ESG, especialmente àquelas que afetam o resultado final. Atualmente, a eficiência energética é o elemento mais medido, seguido da saúde e segurança dos produtos e das emissões de gases de efeito estufa. Diversidade e inclusão também estão em alta na agenda.

Distribuição e logística hoje

A eficiência da distribuição e a coleta de dados continuam sendo as principais prioridades das empresas. Os fabricantes estão impulsionando a eficiência ao mesmo tempo que desenvolvem o negócio e buscam agilidade para encontrar novos canais de distribuição. A coleta e análise de dados é a resposta para ajudar a descobrir como tornar as entregas mais eficientes, prever mudanças nas demandas dos clientes e responder a elas. As empresas também se concentram na automação da fábrica para enfrentar os desafios do comércio eletrônico.

A agenda do conselho

O risco de segurança cibernética é uma prioridade para os conselhos de administração e alcançou esse nível porque os conselheiros entendem todas as implicações desse risco para os resultados e a sobrevivência corporativa. Os conselheiros ainda se concentram mais nos pilares tradicionais de qualidade e custo, embora fábricas inteligentes e cadeias de suprimentos ágeis estejam se tornando fundamentais para estratégias futuras.

Desenvolvendo a cadeia de suprimentos do futuro

Entre as prioridades da cadeia de suprimentos, o controle de custos é primordial e a previsão de demanda e a transparência da cadeia de suprimentos continuam sendo fundamentais. A confiabilidade do sourcing também é uma prioridade e geralmente começa na identificação de componentes essenciais sem substitutos imediatos. Além disso, a integração vertical da cadeia de suprimentos vem ganhando cada vez mais adeptos à medida que os fabricantes buscam formas extras de reduzir custos, entregar produtos e serviços mais rapidamente e aumentar a confiabilidade do sourcing.

Contatos

Geovani  Fagunde

Geovani Fagunde

Sócio e líder do setor de Produção Industrial, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais