O contexto de disrupção que marca os novos tempos é indiscutível e influencia as dinâmicas do setor de varejo e a forma como os consumidores se comportam. O canal de compra, o estilo de trabalho adotado, as formas de interação dos consumidores com as marcas, a qualidade e disponibilidade de itens, além da agilidade das empresas no atendimento às necessidades dos clientes, são gatilhos importantes na construção das preferências.
A PwC Brasil e a Liga Ventures, ao monitorar estrategicamente o ecossistema de inovação, buscam trazer para a realidade dos negócios a conexão entre as necessidades dos clientes e o desenvolvimento de iniciativas empresariais, do ponto de vista da renovação tecnológica e da formação de novos hábitos.
Neste relatório, utilizamos dados fornecidos pela ferramenta Startup Scanner , para capturar insights valiosos em relação à evolução tecnológica das startups do varejo e o posicionamento da inovação nas diversas categorias do setor. Desse modo, entendemos melhor como essa vertente de influência pode beneficiar os negócios e a experiência do consumidor.
38 startups
10,19%
29 startups
7,77%
25 startups
6,70%
23 startups
6,17%
21 startups
5,63%
19 startups
5,09%
16 startups
4,29%
14 startups
3,75%
13 startups
3,49%
12 startups
3,22%
12 startups
3,22%
12 startups
3,22%
12 startups
3,22%
12 startups
3,22%
12 startups
3,22%
10 startups
2,68%
10 startups
2,68%
9 startups
2,41%
9 startups
2,41%
8 startups
2,14%
8 startups
2,14%
7 startups
1,88%
7 startups
1,88%
6 startup
1,61%
5 startups
1,34%
5 startups
1,34%
4 startups
1,07%
4 startups
1,07%
4 startups
1,07%
4 startups
1,07%
3 startups
0,80%
Durante o período analisado, tivemos um aumento de 17,85% no número de startups no radar da Startup Scanner, incluindo novas startups fundadas e novas monitoradas, independentemente de estarem ativas ou não.
O índice de inativação foi de 10,34% em relação à base total. O principal motivo de inativação foi a falta de evidência de atividade pública nos últimos oito meses.
17,85%
de oxigenação da base
no período de 2021-2022
10,34%
das startups foram inativadas no período de 2021-2022
6 anos
idade média das startups inativadas
Evolução no percentual de startups mapeadas por categoria de acordo com o ano de fundação nas sete categorias com mais startups*
As startups ativas na base durante o período analisado tiveram um crescimento médio de 37% no número de funcionários, representando um total de 5.115 novas vagas abertas durante o período. Além disso, 24% das startups tiveram um crescimento no número de funcionários superior a 50%.
37%*
crescimento médio do número de funcionários das startups ativas no período
5.515
novos empregos gerados no período pelas startups ativas
24.672
total de empregos das startups ativas
*Análise feita com base no acompanhamento do número de funcionários das startups mapeadas no Linkedin entre julho de 2021 e julho de 2022.
No total, 45% das startups ativas na plataforma têm uma equipe com até 15 funcionários. Por outro lado, 15% dispõem de mais do que 100 funcionários.
Durante o período de 2021 a 2022, as 53 transações monitoradas no setor de varejo alcançaram US$ 1,47 bilhão . Cerca de 34% do montante investido no setor foi direcionado para a startup NuvemShop, que está mapeada na categoria criação/personalização de e-commerce.
15 aquisições*
durante o período de 2021-2022
13 compradores
com destaque para a NuvemShop e para a Locaweb, que adquiriram duas startups cada
*Análise feita com base no acompanhamento das startups ativas mapeadas entre julho de 2021 e julho de 2022 e levando em conta deals declarados publicamente.
O atual contexto de empoderamento tecnológico se reflete nas dinâmicas de consumo. A alternância entre o trabalho presencial e remoto, por exemplo, ecoa nos hábitos de compras. Como resposta a essa tendência, as empresas têm-se movimentado para atender o cliente em qualquer ambiente, o que pode incluir a realidade virtual.
Além das expectativas de qualidade e escolha na forma de comprar, consumir produtos e serviços e viver o seu cotidiano, os valores ESG também podem ser incluídos como fatores relevantes de influência capazes de modificar o consumo e a fidelização às marcas. Nesse sentido, as startups são mapeadas em categorias de serviços como análise de dados, plataformas de acesso a cupons e cashback, otimização de preços e gestão financeira – o que pode apoiar as marcas no relacionamento com seus clientes, oferta de serviços e produtos, além de ajustes nas operações.
As perspectivas para fusões e aquisições em 2022 no mercado global permanecem animadoras. Das 53 transações mapeadas, 18% têm foco em delivery e last-mile, enquanto 13% buscam integração com marketplaces.
É necessário garantir que a gama de conteúdos disponíveis ao consumidor possa ser traduzida de forma prática nesse novo ambiente segmentado da atividade varejista para apoiar a resiliência e adaptabilidade dos negócios, a agilidade e a personalização.