Como a inteligência artificial impacta nas decisões de compra?

Destaques da Global Consumer Insights Pulse Survey 2023

Publicada em setembro, a pesquisa Global Consumer Insights Pulse 2023 da PwC entrevistou 8.975 consumidores em 25 territórios para detectar as mudanças nas tendências de consumo. Nesse relatório apresentamos alguns destaques do estudo.

Consumidores se mostram dispostos a adotar a IA generativa

Os varejistas de e-commerce podem revolucionar a maneira como os consumidores usam, avaliam e decidem suas compras por meio de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa.

Hoje, apenas 3% dos brasileiros (4% no mundo) dizem interagir com chatbots para pesquisar produtos, mas, considerando o grande crescimento que essas plataformas vêm registrando, é certo que esse percentual aumentará. Os compradores querem interagir com chatbots como assistentes digitais.


50%

dos brasileiros estão interessados em usar chatbots para buscar informações sobre produtos antes de tomar decisões de compra (44% no mundo).

Segmentação de consumidores por uso de tecnologia

Identificamos quatro grupos de consumidores globais com base no uso da tecnologia. No Brasil, 37% dos participantes da pesquisa – o maior grupo – estão entre os “entusiastas”. No mundo, esse segmento representa 31%.


Adeptos da tecnologia

Um grupo pioneiro que gosta de comprar a tecnologia mais atual logo após seu lançamento.

  • Pretendem aumentar os gastos com produtos.
  • Usuários do metaverso.
  • Grande interesse em chatbots.

Entusiastas da tecnologia

Gostam de experimentar antes da maioria das compras.

  • Muito mais propensos a comprar em lojas físicas.
  • Não usam o metaverso.
  • Algum interesse em chatbots.

Tolerantes com a tecnologia

Compradores da tecnologia mais recente quando ela já é amplamente utilizada.

  • Muito mais propensos a serem influenciados por anúncios vinculados a promoções.
  • Não usam o metaverso.
  • Algum interesse em chatbots.

Resistentes à tecnologia

Usuários de novas tecnologias apenas quando necessário – ou não a usam de forma alguma.

  • Composto principalmente pela geração acima dos 75 anos (42%) e baby boomers (36%).
  • Não usam o metaverso.
  • Pouco interesse em chatbots.

Como otimizar a tecnologia nas empresas e na experiência de compra

1. Estratégia

Aperfeiçoe a estratégia de otimização de mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO) para que ela não fique restrita apenas às palavras-chave. Conteúdo de qualidade, relevante e exclusivo ajuda sua marca ou seu produto a ser notado por sites de busca e a oferecer mensagens diretamente voltadas aos consumidores.

2. Modelo organizacional

Invista mais em dados para aplicativos de IA, a fim de otimizar a variedade, a precificação e a cadeia de suprimentos, entre outras funções. Estabeleça uma liderança clara ao nomear um stakeholder específico, como o diretor de dados (Chief Data Officer – CDO), para garantir consistência e escalabilidade desde o início.

3. Experiência do consumidor

Adote uma abordagem para a IA generativa de “lançamentos por experimentação”, incluindo experimentação e visualização virtual, recomendações inteligentes de produtos, uso de chatbots e assistentes virtuais, análise de conteúdo gerado pelos usuários e otimização de estratégias de precificação.

Contatos

Luciana Medeiros

Luciana Medeiros

Sócia e líder de Varejo e Consumo, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

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