19° Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2018-2022

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O que é?

O Global Entertainment & Media Outlook 2018-2022 da PwC é uma fonte única e comparável de dados e análises sobre gastos de anunciantes e consumidores. Ela fornece cinco anos de previsões e histórico para 15 segmentos de entretenimento e mídia, em 53 países.

 

Os gastos com publicidade na Internet móvel vão superar os da Internet tradicional pela primeira vez este ano. Em 2020, os dados consumidos via smartphone ultrapassarão os da banda larga fixa.

Uma prévia dos resultados

Selecionar macrotendência:

O gasto total aumentará a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,4% nos próximos cinco anos, mas com diferenças acentuadas entre os segmentos da indústria, os setores dentro deles e os países.

  • O crescimento mais rápido será nos segmentos de base digital, liderados pela realidade virtual (VR, na sigla em inglês).
  • Em contrapartida, jornais e revistas registrarão queda nas receitas até 2022.
  • Livros, rádio, TV tradicional e home video crescerão a um CAGR inferior a 2%.

A economia digital é várias vezes maior em tamanho e escopo do que há uma década, e os gastos digitais devem ampliar sua participação de mercado rapidamente.

  • Enquanto as gigantes da tecnologia competem cada vez mais nos espaços de entretenimento e mídia que apresentam as perspectivas mais promissoras de receita digital, como vídeo OTT e streaming de música, novas frentes continuam a surgir – como inteligência artificial, serviços domésticos inteligentes e assistentes virtuais.
  • Os últimos 12 meses foram marcados pelos serviços de streaming. Agora que os ativos mais valiosos da era digital estão identificados, a concorrência por eles está vindo de todas as direções possíveis.

  

Selecionar resultados por segmento:

As quatro principais categorias de receita nos mercados globais de videogames e e-sports - receita de games tradicionais, games sociais/casuais, publicidade em videogames e e-sports – devem crescer razoavelmente até 2022.

  • Os e-sports crescerão mais rápido, de US$ 620 milhões em 2017 para US$ 1,6 bilhão até 2022, com um CAGR de 20,6%.
  • Embora o crescimento da receita continue na maioria dos mercados e segmentos, o impulso ainda está se deslocando para proprietários de plataformas/lojas de apps e editoras.
  • Um dos acontecimentos prováveis de mais destaque no futuro próximo nesse mercado é o surgimento de mobile games como um importante veículo de e-sports. A barreira de entrada menor para esses games – um smartphone, em oposição a um PC – poderia levar a uma importante democratização da base viável de competidores de e-sports.

Depois de anos de rápida queda de receitas, a indústria da música continua a registrar uma melhoria significativa de cenário.

  • A receita global total de música, rádio e podcasts aumentará em 3,6% CAGR, de US$ 94,9 bilhões em 2017 para US$ 113,4 bilhões em 2022, com crescimento gerado sobretudo pelo segmento de música gravada.
  • Os consumidores nos mercados desenvolvidos estão assinando serviços de streaming de música dos principais provedores e de streamers de nicho, à medida que diminui a demanda pela posse de gravações de música.
  • Apesar da resiliência atual, o crescimento na receita global de rádio começará a diminuir ao longo do período de previsão, mas todos os subsegmentos ainda crescerão.
  • Gerar receitas com podcasts de forma tão eficiente do que com o rádio é um desafio, o que leva os produtores de podcasts a explorar novos modelos de negócios, buscando plataformas proprietárias para distribuição.

Contatos

Sérgio Zamora
Sócio e líder do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações
Tel: +55 (11) 3674 3699
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