Plano Net Zero 2030

Nossa jornada para zerar nossas emissões líquidas de carbono

As mudanças climáticas e seus efeitos adversos sobre o meio ambiente, a sociedade e a economia estão entre as preocupações e os problemas mais urgentes que o mundo enfrenta atualmente. Intensificadas pelo aquecimento global, as mudanças climáticas têm aumentado a incidência de eventos climáticos extremos, provocando chuvas volumosas, secas prolongadas, elevação do nível do mar, perda da cobertura de gelo nos pólos e acidificação dos oceanos. Essas ocorrências têm afetado de forma mais evidente a sociedade e a economia nas últimas décadas, com efeitos severos, como na produção agrícola e na geração de energia de origem hidráulica, ambas afetadas por estiagens severas antes não registradas.

Em 2020, assumimos o compromisso global de nos tornarmos uma firma Net Zero até 2030, definindo metas ambiciosas de redução de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa (GEE), que provocam o aquecimento global. Nossas metas se apoiam em bases científicas e foram validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi) em julho de 2021.


A mudança climática é uma realidade e precisamos agir.

Sobre nosso plano

O Plano Net Zero 2030 é uma iniciativa estratégica da PwC Brasil baseada em seis pilares de ação para alcançar as metas de redução de emissão de GEE assumidas pela firma. Ele abrange todos os nossos escritórios espalhados pelo Brasil.

Impacto de mensuração e divulgação
Dar transparência sobre as emissões e metas atingidas, por meio da elaboração do inventário corporativo de emissões de GEE em cada ano fiscal.

Redução absoluta das emissões diretas
Reduzir as emissões absolutas de GEE dos escopos 1 e 2 em 50% até o ano fiscal 2030 – usando como ano-base o ano fiscal 2019.

Transição para uma matriz energética renovável
Transição para uma matriz energética 100% renovável em nossos escritórios até o ano fiscal 2025.

Gerenciamento dos impactos de viagens de negócio
Reduzir em 50% as emissões absolutas do escopo 3 geradas por viagens de negócios até o ano fiscal 2030 – usando como ano-base o ano fiscal 2019.

Engajamento dos fornecedores
Compromisso de ter 50% dos fornecedores com metas de redução de emissões validadas pelo SBTi até o ano fiscal 2025.

Neutralização das emissões
Compensar as emissões inevitáveis a partir do ano fiscal 2023, investindo em projetos ambientais que geram créditos de carbono.

Em 2023, já reduzimos as nossas emissões de escopo 1 e 2 em 92% e tivemos redução de 68% das emissões de escopo 3. Todas as emissões foram comparadas ao nosso ano-base.

Nossos números 

Elaboramos anualmente nosso inventário de emissões com base em uma metodologia interna robusta alinhada às principais diretrizes internacionais, como a metodologia GHG Protocol. O relatório abrange o ano fiscal, que corresponde ao período de julho a junho do ano seguinte.

A transparência de nosso desempenho climático é parte do compromisso Net Zero que assumimos com nossos clientes, fornecedores e a sociedade.

A tabela abaixo mostra o resultado de nosso desempenho nos últimos anos. Temos migrado para uma matriz energética 100% renovável em nossos escritórios desde o ano fiscal 2021.

Emissão de GEE
(tonelada de CO2e)
 
Ano fiscal 
2019 2020 2021 2022 2023

Escopo 1 + Escopo 2
(market-based)

300,1

237,1

21,2

25,3

24,3

Escopo 3
(viagens de negócios)

6.057,5

4.542,7

408,7

922,4

1.948,1

As emissões de gases de efeito estufa (GEE)  da PwC Brasil tiveram uma grande redução a partir de 2020 devido aos efeitos da pandemia de covid-19, principalmente na redução de viagens aéreas e na intensificação do trabalho remoto. Por outro lado, o ano fiscal 2023 apresentou um aumento previsível nas emissões de escopo 3, com o retorno das atividades em nossos clientes e a recuperação da economia.

A PwC adota permanentemente um modelo de negócios pautado em uma economia de baixo carbono, com estímulo ao trabalho remoto e redução de viagens de negócios. 

Embora o prazo de nossas metas seja 2030, já alcançamos importantes conquistas, com destaque para:

  • Redução de cerca de 92% de nossas emissões dos escopos 1 e 2, que se referem às emissões originadas do consumo de combustível por gerador e automóveis e do consumo de energia elétrica não renovável.
Meta – Reduzir emissões absolutas dos escopos 1 e 2 em 50% até 2030, usando como  parâmetro o ano fiscal 2019
  • Redução de 68% de nossas emissões de escopo 3 associadas a viagens de negócios, o que inclui emissões relacionadas a hospedagens, viagens aéreas e terrestres.
Meta – Reduzir emissões com viagens de negócios em 50% até 2030, usando  como parâmetro o ano fiscal 2019
  • Transição para uma matriz energética 100% renovável por meio da aquisição de Certificados de Energia Renovável.

Desde o ano fiscal 2021, a PwC tem migrado para uso de energia 100% renovável nos seus escritórios, que é rastreada por Certificados de Energia Renovável (I-REC). Além disso, nossos principais escritórios mudaram para edifícios com certificação LEED.

  • Ações para neutralizar 100% de nossas emissões inevitáveis desde 2019, com investimentos em projetos que geram créditos de carbono, como os de conservação da floresta nativa.

Unitor REDD+ Project: projeto de conservação de 99 mil hectares da floresta amazônica e incentivos a comunidades locais para preservar o meio ambiente.

Cordilleira Azul: projeto de conservação de 1,35 milhão de hectares da floresta amazônica por meio da preservação do Parque Nacional da Cordilheira Azul, localizado no Peru.

Southern Cardamom REDD: projeto de conservação de 497 mil hectares da floresta tropical, localizada no Cambodia.

Renewable Bundle India: projeto de incentivo e fomento da mudança de matriz energética, à base de fontes fósseis, para energia renovável solar, situado na Índia.

Contatos

Leandro Ardito

Leandro Ardito

Sócio e líder de Sustentabilidade Corporativa e Net Zero, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais