Carreira vs. filhos: impacto da família no trabalho é preocupação de 42% das mulheres no mundo, aponta PwC

Start adding items to your reading lists:
Save this item to:
This item has been saved to your reading list.

Pesquisa global revela que profissionais se sentem preteridas para oportunidades no retorno ao trabalho após terem filhos

SÃO PAULO, 08 de março de 2018
– Ter filhos e conciliar a rotina familiar com o trabalho é uma preocupação para mulheres em todo o mundo. Dados globais apurados pela PwC na pesquisa “Igualdade de gênero: o que ainda precisa mudar no ambiente de trabalho”, revelam que 42% das participantes em mais de 60 países se preocupam com o impacto que começar uma família terá em suas carreiras. O medo tem fundamento: 48% das entrevistadas sentiram-se preteridas para promoções ou projetos especiais no retorno ao trabalho.

As políticas das empresas voltadas à flexibilização da jornada de trabalho para funcionárias com filhos pequenos também encontram obstáculos: 38% das entrevistadas afirmam que utilizar estes programas tem consequências negativas em suas carreiras. Das profissionais ouvidas, 45% acreditam que fatores como gênero, etnia, idade e orientação sexual podem ser barreiras para progressão na carreira em suas organizações, embora 51% concordem que há esforço de seus empregadores na promoção da diversidade de gênero.

Outro obstáculo apontado pelo estudo é o reconhecimento que as mulheres têm dentro das organizações. Das profissionais (41%) que foram promovidas nos últimos dois anos, 63% tiveram que solicitar ativamente a promoção. E das 53% das mulheres que receberam um projeto de alta visibilidade nos últimos dois anos, 91% tiveram a iniciativa de buscar essas oportunidades.

Apesar do cenário, o relatório mostra que 82% das entrevistadas estão confiantes em sua capacidade de atingir seus objetivos profissionais e 73% buscam ativamente oportunidades de desenvolvimento pessoal. Mas as empresas precisam avançar em relação à transparência no desenvolvimento de carreiras. Para 58% das participantes da pesquisa, as organizações precisam fornecer informações sobre o que espera de suas funcionárias e sobre suas políticas de progressão profissional.

"As organizações podem fazer muito para ajudar as mulheres a progredir e alcançar posições de liderança, por exemplo, encorajando conversas sobre carreira profissional, mitigando o impacto de quaisquer possíveis vieses inconscientes nas decisões relacionadas à progressão na carreira e definindo critérios uniformes e transparentes pelos quais os funcionários são avaliados", explica Ana Malvestio, sócia da PwC Brasil.

Três elementos que devem mudar

O relatório apresenta três elementos essenciais para as lideranças promoverem o avanço das mulheres nas organizações:

1. Transparência e confiança: as mulheres precisam saber onde estão, para que possam estabelecer seus objetivos e confiar nos comentários recebidos. Mais transparência não só beneficiará as profissionais mulheres, mas também promoverá um ambiente mais inclusivo, proporcionando a todos mais oportunidades para atingir seu potencial.

2. Apoio estratégico: as mulheres precisam de redes proativas de líderes e colegas que as incentivem a perseguir a progressão profissional, tanto em casa como no local de trabalho. Este apoio motivará mulheres a discutirem promoções e oportunidades no trabalho.

3. Vida, cuidados familiares e trabalho: os empregadores precisam repensar suas políticas direcionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional a fim de oferecer soluções organizacionais que realmente funcionem. Expandindo e promovendo programas que tragam flexibilidade, além de ampliar a comunicação dessas práticas.

Sobre a pesquisa

Lançado globalmente neste 8 de março, a pesquisa da PwC ouviu 3.600 mulheres entre 28 e 40 anos para conhecer suas experiências de desenvolvimento profissional e aspirações de carreira. Foram entrevistadas profissionais em 27 setores industriais em mais de 60 países.

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas complexos. Somos um Network de firmas presente em 158 territórios, com mais de 236.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

© 2018 PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. Todos os direitos reservados. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.