Nesta edição, o programa irá proporcionar aos empreendedores a chance de conhecer de perto a realidade de gigantes do agro e do setor florestal
O AgTech Garage — parte do network PwC e maior hub de inovação especializado na cadeia de Ag&Food Tech na América Latina — anuncia as 11 startups selecionadas para participar do Intensive Connection 2023, dentre um total de 30 finalistas. O programa é realizado em conjunto pelo AgTech Garage e os Innovation l Corporates: Bunge, empresa global de agronegócio e alimentos; Dexco, maior companhia brasileira do setor de materiais de construção, reforma e decoração; Ceva, empresa francesa de saúde animal; John Deere, empresa americana de máquinas; OCP, companhia marroquina de fertilizantes e Sicredi, instituição financeira cooperativa brasileira. Referência no país, o Intensive Connection é o principal programa de inovação aberta no agro do Brasil e está em sua 5ª edição.
José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC, reforça que em 2023 o programa trouxe novidades que tiveram uma boa recepção no mercado, o que inclui a seleção de startups de fora do agro ou com soluções recém-criadas para o setor. “O agro demanda soluções que vão muito além da cadeia em que está inserido, se interconectando com vários setores da economia e diferentes demandas da sociedade. A partir da imersão no contexto dos nossos Innovation l Corporates, a expectativa é que os empreendedores selecionados possam aproveitar ao máximo um novo hall de oportunidades de negócios e networking”.
Conheça as startups selecionadas
A Bunge, que por meio de sua joint venture em parceria com a UPL, a ORÍGEO - empresa inovadora e pioneira no mercado em acesso direto ao produtor, com atuação na região do MAPITOBAPA e MT - busca se conectar com startups capazes de apoiar a melhoria da experiência dos clientes, com soluções que apoiem o relacionamento do time comercial e técnico com produtores rurais promovendo também a sensibilização e engajamento do time interno e clientes no uso de novas tecnologias e ferramentas digitais, selecionou as startups Ludos Pro e Já Entendi Agro para cooperação no Intensive Connection.
A Ludos Pro é uma plataforma que utiliza de uma experiência interativa e gamificada para uma aprendizagem fácil e motivadora em treinamentos corporativos com uma ambientação com diferentes temas, narrativas, mecânicas e conteúdo segmentado aumentando a imersão e a absorção do conhecimento, com certificação e reconhecendo os diferentes tipos de conquistas. Enquanto a Já Entendi Agro tem a missão de aumentar a produtividade da agricultura e pecuária de forma inclusiva e ambientalmente sustentável, utilizando uma metodologia própria de ensino com uma tecnologia especializada no agronegócio através de um app de educação online e offline com linguagem simples e prática.
A partir da seleção no programa, as startups serão expostas ao modelo de negócios da ORÍGEO e a uma jornada com o objetivo de habilitar (entendimento do mercado do Innovation l Corporate), aculturar (contato com a cultura da empresa), conectar (oportunidade de mentoria executiva) e alavancar (promover discussões para sinergias de negócio) possibilitando testar suas soluções em um ambiente com alto potencial de escalabilidade.
No caso da Ceva, a visão de valorizar o posicionamento junto ao cliente como uma empresa inovadora, que pensa o futuro e investe em soluções de tecnologia, levou à escolha das startups @Tech e Olho do Dono.
A @Tech usa tecnologia de ponta para monitorar rebanhos de corte e predizer o ponto ótimo de negociação para o produtor, com base no desempenho individual e diário do gado confinado. Já a startup Olho do Dono desenvolveu uma câmera 3D portátil que conta animal a animal, com o gado solto no pasto ou no confinamento, e calcula seu peso usando visão computacional.
O objetivo da Ceva é que, ao longo do IC, as startups possam estreitar o relacionamento com os clientes da marca, a fim de ampliar o acesso a soluções tecnológicas na pecuária e os resultados produtivos.
Ao considerar a representatividade dos fertilizantes como o segundo maior custo de produção de florestas da Dexco e perceber espaço para otimização do uso desses insumos no campo, a companhia selecionou as startups Ledcorp e Geplant.
A Ledcorp é especializada em soluções e tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0 e controla em tempo real dados de rastreamento de recursos e processos. A Geplant, por outro lado, oferece uma visão integrada do ambiente de produção, dando acesso a indicadores de manejo do solo, sustentabilidade do cultivo silvicultural e equilíbrio nutricional das árvores para então propor recomendações e melhorias.
Na nova etapa que se segue, a Dexco quer somar esforços com os empreendedores para investir em tecnologias que aumentem o controle de estoques, minimizem perdas na cadeia de suprimentos e garantam a eficiência da aplicação de fertilizantes, além de considerar fontes alternativas de adubação. A jornada das startups ao lado da Dexco prevê, entre outras ações, visitas às suas instalações florestais e industriais, além de acesso à sua expertise em ESG.
Atenta à relevância da agricultura 5.0 para geração de valor ao produtor e seus concessionários, a John Deere seguirá no Intensive Connection com as startups Murabei e Biti9.
De um lado, a Murabei atua com serviços que dão escala e economizam tempo e recursos na aplicação de Data Science. Ao passo que a Biti9 faz automações customizadas para diversos setores, utilizando ferramentas como o ChatGPT, a automação robótica de processos (RPA), inteligência artificial (IA) e reconhecimento ótico de caracteres (OCR).
A escolha das startups reflete o compromisso da John Deere com a digitalização da agricultura baseada na análise de dados e métricas — pensando em aumentar a eficiência dos concessionários e, consequentemente, refletir na melhor experiência dos nossos clientes.
Diante do desafio de integrar dados na cadeia de insumos para otimizar a distribuição na ponta, a OCP escolheu as logtechs Aware e goFlux para participar do Intesive Connection.
A Aware Logistics é uma startup de soluções tecnológicas para gestão de transporte e logística, que permite acompanhar o trânsito de mercadorias desde a origem até o consumidor final. A goFlux, por sua vez, fornece uma solução de ponta a ponta para embarcadores e transportadores, indo da contratação e gestão de fretes à oferta de soluções para neutralizar as emissões de carbono dos veículos transportadores.
Por meio da prática da inovação aberta, a OCP espera otimizar seus processos em busca de maior eficiência operacional. Seja no que tange o planejamento, recebimento, estocagem e entrega dos fertilizantes que produz.
Com foco em promover o desenvolvimento sustentável no campo, o Sicredi decidiu seguir adiante na colaboração com as startups Produzindo Certo e Já Entendi Agro.
A Produzindo Certo é referência em levar assistência técnica e conhecimento em sustentabilidade para o campo, ajudando agricultores e pecuaristas a adequarem suas fazendas à legislação e às melhores práticas socioambientais. Por sua vez, a Já Entendi Agro desenvolveu uma metodologia própria para educação de pessoas no campo, e o Sicredi quer levar o método de capacitação a seus associados que buscam aumentar a produtividade de forma ambientalmente sustentável.
Na jornada que se inicia agora, o Sicredi irá apresentar aos empreendedores selecionados seu sistema cooperativo, bem como aproximar seus associados produtores rurais das startups, a fim de fomentar o uso de soluções que os apoiem na adoção de boas práticas socioambientais na agricultura, pecuária e demais atividades rurais, garantindo o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio entre produção e conservação. O Sicredi conta com mais de 690 mil associados produtores rurais, sendo 85% da agricultura familiar, 11% produtores de médio porte e 4% produtores de grande porte.
Para saber mais sobre o Intensive Connection, acesse o site do AgTech Garage.Em 2023, o programa de potencialização de startups ganha uma nova versão, que irá proporcionar aos empreendedores a chance de conhecer de perto a realidade de sete gigantes do agro e do setor florestal.
O AgTech Garage — parte do network PwC e maior hub de inovação especializado na cadeia de Ag&Food Tech na América Latina — está com as inscrições abertas para o Intensive Connection 2023, programa de potencialização de startups que chega à sua 5ª edição com novidades e sete grandes empresas participantes. As Innovation l Corporates de 2023 são: a multinacional alemã de saúde e nutrição Bayer; a empresa global de agronegócio e alimentos Bunge; a Dexco, maior empresa brasileira do setor de materiais de construção, reforma e decoração; a companhia francesa Ceva Saúde Animal; a empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal John Deere; a marroquina de fertilizantes OCP e a também brasileira Sicredi, instituição financeira cooperativa.
De 2018 a 2022, mais de 600 startups se inscreveram no IC, como ficou conhecido o programa do AgTech Garage que tem ampliado seu alcance ano a ano e gerado valor por meio de conexões, parcerias, mentorias, provas de conceito e negócios, além do aculturamento sobre as práticas de inovação aberta no mercado agro e cadeias correlatas, como a de energia, tecnologia da informação e educação.
Este ano, a principal novidade é que o programa passa a ter um olhar especial para: startups que estão em fase de validação de negócios; startups que já atuam em outros segmentos e têm interesse de entrar no agro; e aquelas já com maior grau de maturidade no setor e que querem apostar em novas soluções, proporcionando uma experiência de imersão para que acessem novas oportunidades.
O objetivo é oxigenar ainda mais a base de startups inovadoras conectadas às empresas participantes do Intensive Connection e trazer para perto empreendedores dispostos a conhecer a realidade e os desafios do setor agro e florestal por meio de agendas institucionais, visitas ao campo e unidades industriais. Por meio do IC 2023, o AgTech Garage e os Innovation l Corporates do hub se comprometem a fomentar o ecossistema de inovação e a construir relacionamentos duradouros e ganha-ganha com startups desenvolvedoras de tecnologia de ponta.
“Para oxigenar de forma ainda mais ativa a base de soluções do AgTech Garage e dos nossos Innovation l Corporates trouxemos novidades para o Intensive Connection, que vai promover a imersão dos empreendedores no universo agro e florestal. Para as grandes empresas, o programa se fortalece também como um radar de longo alcance, que identifica as melhores oportunidades de negócios e de investimentos do campo à mesa do consumidor”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil.
Gabriela Geraldi, Gestora de Comunidade de Programas de Inovação Aberta, conta ainda que esta edição será composta de duas etapas. A primeira fase, a “Jornada”, tem como pressuposto criar as bases para que uma relação longeva e de confiança se estabeleça entre a startup e a corporação. “A geração de valor na ‘Jornada’ é baseada em capacitar, aculturar e conectar o empreendedor à empresa, possibilitando que as startups conheçam o mercado dos Innovation l Corporates e se aproximem de atores estratégicos, áreas de negócio ou clientes”, diz. A fase, posterior, a “Alavanca”, tem como objetivo colocar em prática desenhos de negócio, como provas de conceito ou outros tipos de oportunidades estratégicas.
De acordo com Gabriela, todas essas ações permitem que os Innovation l Corporates assumam papel cada vez de maior protagonismo na construção das relações com as startups para se tornarem suas parceiras de escolha. “O Intensive Connection 2023 reafirma a responsabilidade das grandes empresas de fazer a diferença na trajetória dos empreendedores, com a geração de valor compartilhado”, afirma.
As startups interessadas em participar do programa podem se inscrever no Intensive Connection de 2 de maio a 2 de junho de 2023 por meio do link: https://www.agtechgarage.com/intensive-connection/. Os principais critérios de seleção são: identificação com a proposta do IC e fit com a demanda estratégica proposta pelo Innovation l Corporate, além da participação permanente de um ponto focal da startup na construção do relacionamento com a grande empresa.
A lista de startups selecionadas para participar do programa será divulgada em 26 de junho. Serão selecionadas duas startups por Innovation l Corporate (Bayer, Bunge, Ceva, Dexco, John Deere, OCP e Sicredi).
Conheça, abaixo, os temas que norteiam a proposta de imersão para as startups escolhidas por cada grande empresa participante do programa e que poderão usufruir de uma jornada no Intensive Connection 2023:
Bayer
Robótica e automação: como a tecnologia pode potencializar a produção agrícola?
A Bayer segue fortalecendo seu objetivo de fomentar a transformação digital na agricultura. Nesse sentido, busca encontrar empreendedores que a apoiem na descoberta de como levar ainda mais oportunidades de otimização da produção e eficiência de resultados para o campo por meio da automação, seja via robótica, inteligência artificial ou outras tecnologias, com foco em promover o agro sustentável.
Dirceu Junior, Líder de inovação aberta na Bayer Crop Science para a América Latina, afirma que o Intensive Connection é um excelente campo para a Bayer explorar tecnologias disruptivas, capazes de aumentar a produtividade no campo com inovação, transformação digital e sustentabilidade. “Robótica e automação não são áreas de expertise da Bayer, mas são campos que se relacionam diretamente com o nosso compromisso de antecipar e trazer mais celeridade ao desenvolvimento de soluções que envolvem inteligência artificial, a fim de disponibilizar aos nossos clientes ferramentas completas e que estejam de acordo com as demandas do agro do agora e do amanhã”, diz. Junto de startups de diferentes segmentos, o objetivo é criar oportunidades de co-criar soluções para os produtores brasileiros com alto potencial de transformar a agricultura.
Bunge
Relacionamento de precisão: como construir a jornada phygital do time comercial e técnico focada no cliente?
A Bunge, junto de sua joint venture em parceria com a UPL, a Orígeo, conhece o desafio de proporcionar a melhor jornada para o cliente, buscando fidelizar, por meio de experiências, produtores de grãos de seu relacionamento direto no Brasil. Por meio do Intensive Connection, a empresa quer se conectar com empreendedores que sejam capazes de apoiar a melhoria das experiências desses clientes tanto em canais online quanto offline, garantindo a longevidade da sua geração de valor.
Roberto Marcon, CEO da Orígeo, destaca que o tema escolhido está alinhado à visão da companhia de ser o parceiro estratégico dos produtores rurais na jornada para a agricultura do futuro, que é cada vez mais sustentável e digital. “Pensando em formas de melhorar ainda mais a experiência dos produtores, a Bunge convidou a Orígeo para participar do desafio do IC deste ano. A Orígeo apoia o produtor desde o planejamento da safra até a logística pós colheita, com foco em garantir a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade do negócio, e nosso objetivo é encontrar soluções que facilitem o relacionamento do time comercial com os agricultores ao mesmo tempo em que também nos apoie na sensibilização e engajamento de nossos clientes no uso de novas tecnologias e ferramentas digitais”, afirma. O programa permitirá que as startups selecionadas sejam expostas ao modelo de negócio da Orígeo, testem suas soluções em um ambiente com alto potencial de escalabilidade e recebam mentoria executiva da empresa.
Ceva
Cliente no centro da inovação aberta: Como catalisar a adoção tecnológica na pecuária?
A Ceva sabe da importância de se posicionar junto ao seu cliente final como uma empresa que inova e pensa o futuro. Com esta visão, a companhia busca estreitar seu relacionamento com startups que gerem valor para os pecuaristas de corte e de leite. O objetivo é ampliar o acesso a soluções tecnológicas para a pecuária, atentando sobretudo para a produção em confinamentos.
Giankleber S.Diniz, Diretor Geral da Ceva Brasil, diz que tendo a inovação como um de seus valores, a companhia busca catalisar a adoção de soluções que promovam a melhoria da rentabilidade da pecuária brasileira, com cuidado também ao meio ambiente e à sociedade. “Com a proposta deste ano buscamos gerar a conexão entre os pecuaristas e as startups. O objetivo é que a união destes players permita o desenvolvimento de soluções personalizadas que levem em consideração a dinâmica das fazendas de corte e de leite, gerando inovações que atendam aos anseios do mercado de amanhã”, afirma. A iniciativa, segundo ele, também reforça e materializa a missão da Ceva de ser uma empresa que atua para gerar valor para o cliente, indo além da saúde animal.
Dexco
Fertilizantes na silvicultura: como o uso otimizado pode contribuir para a máxima eficiência na produção florestal?
Considerando que os fertilizantes representam o segundo maior custo da produção de madeira a partir de florestas plantadas, a Dexco busca soluções para otimizar o uso desses insumos. A empresa quer somar esforços com os empreendedores para investir em soluções que minimizem perdas na cadeia de suprimentos e garantam a eficiência da aplicação, além de considerar fontes alternativas de adubos.
Lucas Machado, Gerente de Competitividade e Inovação em Madeira da Dexco, ressalta que a estreia da empresa no Intensive Connection é parte da estratégia de posicionar o negócio como benchmarking global em produtividade e competitividade no setor florestal de eucalipto. Nesse processo, a cooperação é tida como fundamental pela empresa, seja com as startups ou com seus pares Innovation l Corporates. “Vemos o programa como uma porta aberta para aprender com nossos colegas da agricultura e com as agtechs, a fim de buscar soluções que possam ser aplicadas na silvicultura. Hoje, os fertilizantes são parte muito relevante dos nossos custos e enxergamos oportunidades de inovar esse cenário com o ecossistema agro”, diz. A jornada com a Dexco contará com visitas às suas instalações florestais e industriais, além de acesso à sua expertise em ESG.
John Deere
Concessionárias da Agricultura 5.0: como a ciência de dados gera valor para a cadeia?
A John Deere contribui cada vez mais para a digitalização da agricultura e compreende o potencial dos dados recebidos por meio de suas concessionárias para gerar valor para o seu cliente final que está no campo. Deste modo, a empresa visa as oportunidades de negócio e de desenvolvimento de soluções que apoiem a automação e análise de dados e métricas. Com isso, a John Deere ganha eficiência para os seus concessionários e, consequentemente, vantagens para o cliente final em suas tomadas de decisão.
Leandro Carrion, Gerente de Inovação, Geração de Valor e Experiência do Cliente da John Deere, destaca que o Intensive Connection é um grande exemplo de como grandes companhias e startups podem se beneficiar da troca mútua de experiências. “Com o IC, a John Deere soma à sua expertise de mais de 185 anos de história e à maior rede de concessionários da América Latina, o conhecimento inovativo das startups. Assim, os clientes da empresa têm à sua disposição cada vez mais automação e inteligência artificial, permitindo que usufruam da digitalização do campo e façam bom uso das grandes quantidades de dados captados e processados em suas propriedades”, diz. A iniciativa corrobora o compromisso da John Deere de promover a geração de valor compartilhado com o mercado e permitir que grandes transformações ocorram de forma colaborativa.
OCP
Dados integrados na cadeia de insumos: como a informação impacta a excelência da distribuição de fosfato no Brasil?
A OCP Brasil fornece boa parte dos fertilizantes fosfatados que impulsionam o agronegócio nacional. Toda a cadeia logística, desde a fabricação dos produtos no Marrocos até a chegada deles aos portos brasileiros, ocorre de forma integrada. Assim, a empresa garante a excelência inclusive na etapa final, que é a entrega aos clientes. O objetivo neste ano será a colaboração com startups que possam propor soluções que visem controle e otimização desses processos em busca de maior eficiência operacional.
Ademir Bazzotti , Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da OCP Brasil, relembra que a OCP é uma empresa marroquina centenária cujas operações se expandiram para cobrir toda a cadeia de valor do fosfato. No Brasil, o grupo tem fortalecido significativamente a sua presença e, por meio do lema “Trazendo o fósforo à vida”, traduz suas muitas responsabilidades e desafios. “Entre os nossos desafios está planejar, receber, estocar e entregar com excelência fertilizantes tão necessários às lavouras brasileiras. Por isso, a busca por processos monitorados e dados integrados dos nossos produtos nesta 5ª edição do programa Intensive Connection”, afirma.
Sicredi
Sustentabilidade no agro: como fomentar a adoção de práticas sustentáveis por meio do cooperativismo de crédito?
O Sicredi quer gerar valor aos produtores rurais, levando desenvolvimento sustentável para as regiões onde atuam. Com esse foco, a instituição financeira busca empreendedores que estejam dispostos a conhecer mais sobre o sistema cooperativo, bem como ter contato com as dores de produtores rurais, a fim de encontrar soluções que os apoiem na adoção de boas práticas socioambientais na agricultura, pecuária e demais atividades rurais, garantindo o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio entre produção e conservação.
Luis Henrique Veit, Superintendente de Agronegócios do Sicredi, destaca que com este desafio o Sicredi pretende selecionar startups que possam auxiliar seus associados na adoção de práticas sustentáveis, seja por meio de assessoria ou de ferramentas tecnológicas. “No cooperativismo, não fazemos nada sozinhos e nossa parceria com o ecossistema de inovação é fundamental para que possamos estar cada vez mais ao lado do produtor não apenas com a concessão de crédito, mas também apresentando soluções, inovações e tecnologias que possam apoiá-lo, para que sua evolução aconteça de forma consciente, alinhando rendimentos com sustentabilidade”, diz. Somente no agronegócio, o Sicredi conta com mais de 682 mil associados, sendo 77% deles da agricultura familiar, 16% produtores de médio porte e 6% produtores de grande porte.
Para outras informações e inscrições, as startups devem acessar a página do Intensive Connection no site do AgTech Garage.
Sobre o AgTech Garage
O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio e faz parte do network PwC. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a geração e o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para uma cadeia agroalimentar cada vez mais competitiva, inclusiva e sustentável.
Sobre a PwC
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