Cenário internacional instável pode beneficiar Brasil como fornecedor confiável de minerais estratégicos, revela estudo da PwC

Estudo também aponta desafios do setor de mineração no país como as licenças sociais para operar e um maior investimento em tecnologia e inovação

São Paulo, 22 de setembro de 2025 — A indústria global de mineração está em um momento de transformação, impulsionada pelas demandas de sustentabilidade, inovação e fatores geopolíticos, de acordo com o mais recente relatório anual da PwC, o "Global Mine 2025: Concentrando-se no futuro". O estudo, que analisa as 40 maiores empresas de mineração do mundo - incluindo companhias brasileiras - destaca como a indústria nacional está se reinventando para atender as necessidades fundamentais da economia global.

Geopolítica e segurança de suprimentos

A crescente importância da segurança e da diversificação das cadeias de suprimentos de minerais críticos tem sido uma das principais preocupações do setor. Países como Austrália, Canadá, Chile e os EUA estão desenvolvendo estratégias para reduzir a dependência de fontes concentradas. A China, por sua vez, domina a produção e o processamento de muitos minerais essenciais.Com a crescente fragmentação geopolítica, países e empresas estão buscando cadeias de suprimento mais seguras e diversificadas. “Nesse cenário, o Brasil pode se beneficiar como fornecedor confiável de minerais estratégicos, especialmente se fortalecer sua infraestrutura logística e estabilidade regulatória,” enfatiza Patricia Seoane, sócia e líder do setor de Mineração e Siderurgia da PwC Brasil.

Sustentabilidade e licença social para operar

O relatório destaca que as mineradoras precisam fortalecer sua licença social para operar, com foco em ESG. No Brasil, isso é particularmente relevante devido a desastres ambientais como Mariana e Brumadinho, preservação de comunidades locais e indígenas, exigências regulatórias crescentes, e o contexto da transição energética na COP30.

A indústria continua a se comprometer também com a descarbonização, com investimentos em eletrificação, melhoria da eficiência e energia renovável. O estudo também observa que a automação está em ascensão, com o número de caminhões autônomos em operação global crescendo 39% em um ano.

Investimentos em tecnologia e inovação

A digitalização e automação são vistas como caminhos para aumentar a eficiência e reduzir riscos operacionais. “No Brasil, há espaço para maior adoção de tecnologias como o monitoramento remoto de barragens, uso de IA para prospecção mineral, e blockchain para rastreabilidade de origem,” ressalta a sócia da PwC Brasil.

Parcerias estratégicas

Para navegar por essas mudanças, as empresas de mineração estão formando alianças fora dos seus limites tradicionais, buscando habilidades técnicas e colaborando com governos para criar ambientes regulatórios favoráveis.

“É um momento de desafios, mas também de imensas oportunidades, onde a colaboração entre todos os elos da cadeia de valor será a chave para moldar o futuro de uma economia mais verde e resiliente”, aponta a sócia e líder do setor de Mineração e Siderurgia da PwC Brasil.

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 149 países, atuando no Brasil há 110 anos, com mais de 370 mil profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site.

© 2025 PwC. Todos os direitos reservados.

Siga a PwC Brasil nas redes sociais