A velocidade, a adoção e o ritmo da transformação digital estão se tornando cada vez mais acelerados. Com esse movimento, cresce a oferta de serviços de saúde para dar conta das novas expectativas dos consumidores. Preencher a lacuna entre a adoção de novas tecnologias e a experiência de atendimento pessoal tradicional é a chave para responder a essas expectativas e à demanda de digitalização na área de saúde. A covid-19 turbinou ainda mais essa demanda ao dar aos consumidores o poder de assumir o controle de sua experiência de saúde – antes, durante e para além de suas interações com um médico.
Com estratégia e execução bem-sucedidas, as interações virtuais e pessoais se combinam para dar origem a uma experiência de atendimento aprimorada, mais acessível e igualitária para médicos, consumidores e cuidadores. Seus aprendizados compartilhados desempenham um papel fundamental, orientado pela experiência, para chegar ao modelo de saúde virtual adequado. Por meio de modelos híbridos de atendimento desenhados de ponta a ponta, ajudamos a entregar os resultados certos, no lugar certo, na hora certa. Nossa abordagem moderna de saúde não é uma experiência exclusivamente on-line, mas sim unificada. Ela oferece aos clientes experiências digitais que colocam as pessoas em primeiro lugar e superam as expectativas relacionadas à tecnologia e à saúde.
A saúde virtual apresenta múltiplas oportunidades e desafios para provedores, consumidores e financiadores de serviços de saúde. Os desafios que cada um enfrenta são inter-relacionados e às vezes complexos.
A pandemia da covid-19 mostrou o potencial da telessaúde para financiadores, consumidores e provedores. Agora é preciso ir além desse nível básico de serviços virtuais de saúde e investir em práticas de atendimento virtual inovadoras que possam proporcionar melhorias na saúde por meio de um trabalho conjunto.
Quais são as principais considerações a serem feitas pelos stakeholders em relação ao ecossistema de saúde virtual?
Estratégia
Como sua organização pode desenvolver e escalar os recursos de saúde virtual que funcionaram bem durante a pandemia da covid-19?
Quais de seus parceiros estratégicos podem ajudá-lo a aproveitar as vantagens da disrupção em vez de ser prejudicado por ela?
Qual é o seu nível de ambição para fornecer atendimento virtual, sua visão, seus objetivos e suas prioridades?
Quais atendimentos sua organização oferece atualmente? Que capacidades isso dá a você?
Quais tipos de atendimento devem ser prestados pessoalmente? Qual é a combinação adequada entre atendimento presencial e virtual?
Modelos de atendimento
Quais serviços de saúde podem ser prestados por um canal virtual para garantir o atendimento certo, na hora certa e no lugar certo?
Como você pode implementar tecnologias de saúde virtual sem sacrificar a qualidade do atendimento?
Quais estruturas de governança ajudarão sua organização a integrar novos recursos de saúde virtual e gerenciar operações à medida que você for escalando os serviços?
A governança e a responsabilidade compartilhadas impulsionam o desempenho operacional dos novos modelos virtuais?
Existem fluxos de trabalho claros para o atendimento fornecido remotamente?
Quais são os padrões profissionais, de regulação e de acreditação que devem ser cumpridos?
Avaliação
Existe uma estrutura de monitoramento e avaliação para avaliar a eficácia, o acesso, a equidade e a eficiência dos modelos de saúde virtual?
Tecnologia
Qual tecnologia você precisa usar para prestar atendimento virtual?
Quais são as considerações de interoperabilidade com os sistemas atuais e os principais stakeholders de atendimento?
Quais são as normas para questões de identificação, captura de consentimento, dados e privacidade?
Trabalhadores
Como sua organização pode capacitar os provedores de saúde para prestar atendimento virtual?
Com que recursos sua organização conta para adotar um modelo de atendimento virtual?
Quais são as considerações médico-legais para implantar a saúde virtual em sua organização?
Consumidores
Quais são as expectativas dos brasileiros em relação à saúde virtual?
Como você garante que a saúde virtual está projetada para atender às necessidades do consumidor?
Que tipo de educação e treinamento as pessoas precisam ter para se tornarem consumidores de saúde virtual?
Quais são as considerações sobre autenticação de identificação e sobre questões relacionadas a dados e privacidade?
Cibersegurança
Você avaliou como as ameaças cibernéticas podem afetar sua jornada de atendimento virtual?
Qual é o seu papel em relação a manter a segurança cibernética de seus consumidores e stakeholders?
Como você planeja incorporar os requisitos de segurança cibernética e privacidade em seu modelo de atendimento virtual?
Você entende as competências cibernéticas exigidas por sua equipe como parte de sua jornada de atendimento virtual?
Projeto de modelo de financiamento
Como o modelo de financiamento brasileiro pode ser atualizado para apoiar a adoção de modelos de saúde virtual no atendimento primário, comunitário e de emergência? Como isso pode ser desenhado para melhorar o atendimento contínuo?
Como dados e análises podem garantir o uso adequado de faturamento e codificação na saúde virtual?
Resultados de medição
Quais métricas de resultado devem ser usadas para avaliar a eficácia, o acesso, a equidade e a eficiência dos modelos de saúde virtual?
Qual é a maneira mais adequada de incentivar a busca por resultados e valor (versus atividade) na saúde virtual?
Quais são as expectativas dos brasileiros em relação à saúde virtual?
Como você garante que a saúde virtual está projetada para atender às necessidades do consumidor?
Que tipo de educação e treinamento as pessoas precisam ter para se tornarem consumidores de saúde virtual?
Quais são as considerações sobre autenticação de identificação e sobre questões relacionadas a dados e privacidade?
Nossos serviços e soluções de saúde virtual oferecem a você suporte para desenvolver e incorporar modelos de saúde virtuais sustentáveis, capazes de manter as pessoas saudáveis e garantir que recebam o atendimento certo, no lugar certo e na hora certa.
Saiba como podemos ajudar você a concretizar sua visão de saúde virtual:
Para todos os clientes do setor de saúde e bem-estar, esse desejo pode parecer muito complexo. Nossas equipes trabalham com os clientes para desenhar uma visão de saúde virtual orientada por dados e marcada por etapas práticas para prever resultados de saúde virtual bem-sucedidos.
Serviços que oferecemos:
Estratégia de saúde virtual
Desenvolvimento de modelo híbrido de atendimento
Seleção e aquisição de plataforma e solução
Benefícios estratégicos
Gestão e desenvolvimento de casos de negócios
Concretização e gestão de benefícios
Esse é o caso da gestão da saúde da população e de doenças crônicas. Os modelos virtuais fazem a integração do fluxo de serviços para fornecer controle sustentável, visibilidade e permitir acesso independentemente da localização. Nossas equipes podem apoiar os clientes na escolha do modelo operacional ideal para atender a sua estratégia e aos resultados desejados, além de fornecer uma abordagem de implementação prática.
Serviços que oferecemos:
Modelos híbridos de atendimento
Desenvolvimento do modelo operacional de destino (TOM, na sigla em inglês)
Governança operacional e de TI
Otimização de suprimento virtual
Eficácia do financiamento da saúde virtual
Temos orgulho de sermos independentes em relação a produtos, o que nos permite revisar e considerar um amplo conjunto de produtos e determinar quais tecnologias combinam com as bases e os requisitos específicos do cliente. Temos alianças com os melhores provedores de tecnologias e plataformas, além de nossa própria equipe digital, para fornecer a nossos clientes estratégia de investimento, orientação e expertise.
Serviços que oferecemos:
Desenho de segurança (cibernética)
Implementação da saúde virtual: projeto de implementação
Gestão de implementação
Tecnologias emergentes
Dados e insights
Otimização do portfólio de saúde virtual
Cultura, capacidade da equipe, adaptabilidade e foco na gestão da mudança são ingredientes essenciais para a implementação e manutenção de um modelo de saúde virtual – além serem vitais para manter sólidos resultados para o paciente.
Serviços que oferecemos:
Capacitação para a cultura virtual
Academia de Liderança Executiva – Mundo virtual
Gestão de mudanças
Capacitação e treinamento digital
Design de experiência da equipe
A saúde virtual oferece benefícios significativos para a sociedade como um todo, para financiadores e pacientes. A PwC pode ajudar a identificar, quantificar e medir esses benefícios.
Serviços que oferecemos:
Análise econômica do atendimento virtual
Revisão de políticas e programas
Modelagem de população e demanda virtual
Gestão e desenvolvimento de casos de negócios
Com sua profunda experiência em financiamento para o setor de saúde, a PwC pode ajudar os provedores a redesenhar seus modelos de financiamento visando à saúde virtual.
Serviços que oferecemos:
Análise econômica do atendimento virtual
Revisão de políticas e programas
Modelagem de população e demanda virtual
Gestão e desenvolvimento de casos de negócios
Estabelecemos parcerias com empresas selecionadas para melhor atender a suas necessidades. Trabalhamos com nossos parceiros para fornecer a você soluções de saúde virtual.
Conheça nossas alianças globais
Criada para compartilhar conhecimento sobre saúde virtual, nossa série fornece insights e perspectivas sobre a área.
Em dezembro de 2020, reunimos especialistas em saúde virtual americanos e australianos para discutir suas experiências e as oportunidades e desafios de saúde virtual com os quais se depararam ao longo daquele ano. Conheça os destaques de nosso webinar, em que eles apontaram a necessidade de estratégias e avaliações robustas, modelos tecnológicos e operacionais e conhecimento compartilhado globalmente para apoiar a ampliação do atendimento virtual.
Em março de 2021, reunimos especialistas em saúde virtual do Reino Unido e da Austrália para discutir os elementos necessários de um atendimento virtual incorporado ao ecossistema de saúde. Assista aos destaques do nosso webinar.
Resolver seus problemas é o mais importante para nós.
A PwC é uma consultoria conhecida por sua confiabilidade que ajuda as organizações de saúde a se adaptarem ao mundo virtual. Nossa equipe de especialistas em saúde tem conhecimento profundo de dados e análises para ajudá-lo a decidir que atendimentos oferecer e como medir os resultados; de economia da saúde para avaliar estruturas/modelos de financiamento; de estratégia digital para desenvolver experiências e políticas de saúde a fim de projetar intervenções. Temos uma base sólida para fornecer experiências digitais eficazes ao cliente e uma capacidade de articular e medir o valor do atendimento virtual. Compreendemos a complexidade do panorama virtual da saúde e temos visão das oportunidades que ele oferece aos setores de saúde, assistência e bem-estar. Juntos, vamos construir o sistema de saúde virtual.