Case do Sicredi é o vencedor do prêmio AgTech Garage Awards

O projeto escolhido leva tecnologia a mais de 550 produtores associados ao banco cooperativo, por meio de parceria com a startup Elysios

Agosto 30, 2021

Por Marina Salles

O AgTech Garage Awards, que premia o case de inovação aberta de maior impacto para o agronegócio, tem seu primeiro vencedor: o case de gestão rural para associados do Sicredi em parceria com a startup Elysios. 

Concedida pelo AgTech Garage, a premiação teve 29 projetos inscritos, 11 primeiros selecionados e três finalistas. A escolha do case vencedor se deu, na última etapa, por meio do voto popular durante o AgTech Meeting — maior evento de inovação aberta da América Latina.

O projeto selecionado ganhou forma em torno da necessidade de implementar um caderno de campo digital nas fazendas de produtores de frutas, verduras e legumes (FLV) ligados ao Sicredi. E, hoje, já impacta mais de 500 agricultores em diferentes partes do Brasil.

“Quem ganha esse troféu é o agro. Porque, com a inovação aberta, trabalhando todos juntos, tornamos o setor melhor e mais produtivo. O Sicredi fica muito feliz de ganhar o prêmio levando tecnologia para os pequenos produtores, o que torna as comunidades mais próximas e a sociedade mais próspera”, disse Luis Henrique Veit, Superintendente de Agronegócios do Sicredi, na entrega do troféu coral. Em sua fala, ele agradeceu também à Elysios pelo sucesso da iniciativa. 

“Esse prêmio representa, para a Elysios, o reconhecimento do nosso trabalho e do impacto gerado para a agricultura familiar. Representa também mais força para seguirmos crescendo o projeto ao lado do Sicredi, e para trazermos mais parceiros para perto, a fim de levar mais e mais tecnologia ao campo”, afirmou Frederico Apollo Brito, CEO da Elysios. 

José Tomé, CEO do AgTech Garage, lembrou que em uma das primeiras postagens sobre o case Sicredi-Elysios nas redes sociais do hub, foi procurado por um contato no Reino Unido, que lhe comentou que uma ação como essa na Europa teria partido, muito provavelmente, do governo. “Esse meu contato ficou surpreso em como conduzimos essa parceria no Brasil de forma tão ágil e junto da iniciativa privada. De fato, a gente está chamando a atenção do mundo com o que está sendo feito no Brasil. Estamos na fronteira da inovação”, disse. 

O nascimento do projeto

Com forte atuação no agronegócio, especialmente entre os pequenos produtores, o Sicredi se aproximou da Elysios a partir de um desafio lançado junto ao AgTech Garage. Em 2019, por meio do Intensive Connection, o banco cooperativo procurava por soluções que pudessem empoderar o produtor rural no uso de novas tecnologias e selecionou a startup Elysios para auxiliar na gestão rural de fazendas na Serra Gaúcha.

Assim, a Elysios, com sede em Porto Alegre (RS), passou a trabalhar com um grupo de 30 produtores associados ao Sicredi, e implementou nas fazendas deles um software que funciona como um caderno de campo digital.

Os pioneiros na utilização foram os agricultores da Cooperativa Sicredi Serrana, que adotaram a solução no cultivo de frutas, verduras e legumes. A categoria apresenta uma forte demanda por rastreabilidade desde a entrada em vigor da INC 02/2018, que foi sendo escalonada e passou a valer integralmente, para todos os cultivos de FLV, em agosto de 2020.

A normativa estabelece a necessidade de adoção da rastreabilidade para todos os elos da cadeia produtiva de FLV, dos produtores aos distribuidores e supermercados. 

Mario Apollo Brito, fundador e líder de desenvolvimento de parceiros na Elysios, conta que a receptividade dos agricultores com a startup foi muito boa desde o início. Ainda mais porque em torno de 65% deles não fazia uso de nenhuma ferramenta de gestão do seu cultivo. 

“Realizamos um grande trabalho de orientação para o produtor conseguir se adequar ao que é exigido pela normativa. E também para que a ferramenta entrasse na sua rotina de atividades”, diz Brito. 

Os impactos da iniciativa

No contexto da pandemia, a digitalização acabou sendo facilitada e o projeto cresceu. Depois do piloto, o Sicredi levou a iniciativa para mais 500 produtores. Ao todo, cerca de 10 cooperativas ligadas ao banco cooperativo estabeleceram parceria com a Elysios. Hoje, dos cerca de 1.500 produtores que a startup atende no Brasil, um terço estão diretamente ligados ao Sicredi. 

“Para nós, houve um processo de aprendizado e construção conjunta muito importante. A gente evoluiu a tecnologia ouvindo os agricultores, visitando as propriedades e entendendo os desafios também das cooperativas”, afirma. Novas funcionalidades foram desenvolvidas para elas e as agroindústrias, a fim de rastrear a produção, mas também dar assistência técnica ao produtor via aplicativo. 

O resultado tem sido sentido na prática, segundo os agricultores, tanto com o aumento do acesso a mercados como com a valorização dos seus produtos. Outro ganho indireto foi a redução de custos para muitos deles, graças à melhor organização das contas dentro da porteira. 

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos