Outubro 31, 2024
Por Fernanda Cavalcante e Marina Salles
A parceria entre Syngenta Digital e Perfect Flight – agtech especializada em gestão e rastreabilidade de pulverizações aéreas – entra em uma nova fase. O braço digital da companhia controlada por chineses passa a ter exclusividade na comercialização da tecnologia da startup em todo o Brasil.
Para Rafael Malacco, Gerente de Novos Negócios da Syngenta Digital, essa colaboração atende à demanda dos produtores rurais brasileiros que procuram centralizar suas negociações num único fornecedor, simplificando processos com apenas um contrato e atendimento personalizado.
A parceria surgiu do interesse da startup em acessar novos mercados e, da multinacional, de oferecer soluções inovadoras que beneficiem os produtores rurais. Paulo Villela, Diretor de Operações da Perfect Flight, destaca que a parceria veio em um momento estratégico. “Nossa estrutura nos direcionava para os grandes produtores, mas sabemos do potencial de expansão entre pequenos e médios. Com essa colaboração, pretendemos alcançar esse público e ampliar nosso alcance”.
A Perfect Flight, fundada em 2016, oferece uma solução de gerenciamento de dados que abrange do planejamento dos voos para aplicação de insumos agrícolas à avaliação dos resultados. Até agora, a startup já monitorou 54 milhões de hectares, tendo alcançado 12 milhões na última safra. Atualmente, 90% de seus clientes são produtores de grãos, fibras e cana-de-açúcar
Já a Syngenta Digital monitora mais de 80 milhões de hectares ao redor do mundo e conta com mais de 40 mil usuários na plataforma Cropwise, que congrega oito aplicativos para atender as mais diversas necessidades dos produtores. Esse avanço foi possível graças à aquisição de agtechs, como a Strider, AgConnections, Farmshots e Cropio, em diferentes países.
Mantendo a exclusividade do portfólio da Perfect Flight, o objetivo é fornecer aos usuários da Cropwise soluções de aplicação aérea diferenciadas, além de atrair novos clientes para sua plataforma com uma oferta de serviços agregados.
A negociação do produto passa a ser feita pela equipe da Syngenta Digital, que assume a responsabilidade de negociar e atender novos clientes da startup. “Haverá um período de grande suporte da Perfect Flight, com a nossa equipe de atendimento e comercial trabalhando em conjunto. Essa colaboração é essencial para garantir que o produtor rural tenha total segurança e conhecimento sobre a tecnologia”, explica Malacco. Para Vilella, a união de forças permite oferecer um serviço mais completo e integrado ao produtor.
A Perfect Flight se destaca por sua gestão inteligente da pulverização aérea, abrangendo do planejamento dos voos ao registro dos produtos aplicados. “Os mapas de pré-voo, por exemplo, podem ser usados para identificar áreas restritas, como corpos d'água, propriedades vizinhas e apiários, garantindo que o piloto realize aplicações seguras e precisas”, explica Malacco.
A tecnologia suporta a aplicação de produtos químicos, biológicos e também a semeadura de plantas de cobertura. "Podemos rastrear qualquer tipo de aplicação, incluindo até água, para controle de queimadas", comenta Villela.
Para os produtores rurais que desejam aproveitar os benefícios da aviação, mas não têm uma aeronave, existe a possibilidade de contratar prestadores de serviços especializados. Esses profissionais podem se valer da tecnologia da Perfect Flight para assegurar uma aplicação correta, segura e rastreável, segundo o Diretor de Operações.
O ciclo de monitoramento das aplicações e dos resultados obtidos proporciona ao produtor um controle mais detalhado da qualidade do seu manejo.
Apesar de o custo da aplicação aérea costumar ser mais elevado que o de aplicações terrestres, Vilella explica que o rendimento por hectare compensa. “Um exemplo é um agricultor na Bahia que cobre 200 mil hectares por ano com aeronaves, algo difícil de alcançar com equipamentos terrestres, que provavelmente cobririam cerca de 5 mil desses hectares. Essa diferença de rendimento dilui significativamente os custos, tornando a pulverização aérea mais eficiente”, pontua.